1 x de R$26,11 sem juros | Total R$26,11 | |
2 x de R$13,05 sem juros | Total R$26,11 | |
3 x de R$8,70 sem juros | Total R$26,11 | |
4 x de R$6,75 | Total R$27,02 | |
5 x de R$5,50 | Total R$27,48 | |
6 x de R$4,66 | Total R$27,95 | |
7 x de R$4,06 | Total R$28,42 | |
8 x de R$3,61 | Total R$28,90 | |
9 x de R$3,26 | Total R$29,38 | |
10 x de R$2,99 | Total R$29,87 |
Autores: Jesus G. Pascual - Verônica M. Ximenes - James F. Moura Jr - Lis Albuquerque Melo (Orgs)
Sinopse:
O livro EXPERIÊNCIAS ENTRELAÇADAS NO MESTRADO: forma(ta)ção para a docência, organizado por Jesus Garcia Pascual, Vêrônica Morais Ximenes, James F. Moura Jr e Lis Albuquerque Melo, nasceu de três fontes diferentes, mas complementares. A primeira fonte refere-se à importância que o Mestrado Acadêmico de Psicologia da Universidade Federal do Ceará deu sempre à preparação de seus mestrandos para o exercício da docência no Ensino Superior. A segunda fonte que provocou a feitura do livro foi o apelo da turma 2010 para que os encontros didáticos esporádicos fossem organizados na forma de disciplina da matriz curricular. E, sendo assim, a disciplina Formação didática no Ensino Superior foi encaixada na matriz curricular do Mestrado sob o nome de “Seminário em Psicologia Social III”, pois queríamos frisar seu aspecto de projeto piloto, isto é, não (for)matar demandas genuínas surgidas de mestrandos que gestavam, nos alvores da pós-graduação, a integração pesquisa-docência. A última fonte foi o desejo de compartilhar com outros Programas de Pós-Graduação a grande importância que adquire a docência no ensino superior, decorrente da abertura sucessiva de editais para cursos de professores em universidades federais. Mas ninguém se forma professor do dia para a noite! Diante disso, eis a proposta do livro: acompanhar trajetórias discentes e docentes percorridas pelos mestrandos e, a partir delas, tecer propostas para a formação docente. Encontrar-se-á, nas páginas subsequentes, o entrelaçamento dessas experiências, tecendo reflexões e alinhavando teorias educacionais. Com a convicção que este livro-depoimento pode ajudar pós-graduandos e professores na docência e na decência que supõe a profissão de professor, oferecemos as páginas vindouras.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788580425444
DOI:10.24824/978858042544.4
Ano de edição:2012
Número de páginas:122
Formato:14x21
Assunto:
Jesus G Pascual, Verônica M Ximenes
James F Moura Jr, Lis Albuquerque Melo
EXPERIÊNCIAS ENTRELAÇADAS NO MESTRADO: forma(ta)ção para a docência
Experiências entrelaçadas no mestrado: forma(ta)ção para a docência / Jesus G
Pascual [et al] - 1 ed - Curitiba, PR: CRV, 2012
Inclui bibliografia ISBN 978-85-8042-544-4 - 1 Educação - Estudo e ensino (Pós-graduação) 2 Professores - Formação 3
Prática de ensino 4 Pesquisa educacional I Garcia Pascual, Jesus, 1950- 12-7680 CDD: 37071 CDU: 3702
221012 301012 040137
PREFÁCIO
Osterne Nonato Maia Filho
APERTURA OU COMO SURGIU O LIVRO
Jesus G Pascual, Verônica MXimenes, James F Moura Fr, Lis A Melo
EXPERIÊNCIAS NARRADAS
Jesus G Pascual
FORMAÇÃO DE PROFESSORES A PARTIR DO ESTÁGIO
EM DOCÊNCIA
Jesus G Pascual, Lis A Melo, James FMoura Jr
EM BUSCA DE UMA POSIÇÃO DE PROFESSOR LEGÍTIMA:
uma travessia na experiência de estágio de docência a partir
do conceito de self dialógico de Hermans
James Ferreira Moura Jr
TESSITURA DA PRÁTICA DOCENTE EM
PINCELADAS DA LDB (9394/96) E DO ESTÁGIO
EM DOCÊNCIA
Áurea J de Abreu Costa, Carmen Silvia Nunes de Miranda, Patrícia Mendes Lemos
Rosa Ângela Cortez de Brito Almeida
O CAMINHO DE APRENDIZAGEM DA PRÁTICA
‘DOCENTE’
Ana Carolina Costa, Brennand de Sousa Bandeira, Camilla Alves,
Edgla Barros, Elívia Camuça, Lousianne Siqueira, Olívia Guerreiro
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E ESTÁGIO
EM DOCÊNCIA: a história destes quatro
Emylio Silva, Iris Bonfim, Lis A Melo, Lucieudo Lourenço