1 x de R$47,66 sem juros | Total R$47,66 | |
2 x de R$23,83 sem juros | Total R$47,66 | |
3 x de R$15,89 sem juros | Total R$47,66 | |
4 x de R$12,33 | Total R$49,32 | |
5 x de R$10,03 | Total R$50,17 | |
6 x de R$8,50 | Total R$51,02 | |
7 x de R$7,41 | Total R$51,89 | |
8 x de R$6,60 | Total R$52,76 | |
9 x de R$5,96 | Total R$53,65 | |
10 x de R$5,45 | Total R$54,54 |
Autores: Paula Perin Vicentini - Jorge Luiz da Cunha - Lilian Auxiliadora Maciel Cardoso (Orgs.)
Sinopse:
A Coleção Pesquisa (auto)biográfica: conhecimentos, experiências e sentidos tem como propósito reunir um conjunto significativo de trabalhos resultantes de investigações com narrativas biográficas e autobiográficas (orais, escritas, audiovisuais e digitais), em que se articulam as noções de experiência, busca de sentidos e produção de conhecimentos, nas mais diversas áreas: científica, artística, literária, cultural, midiática, em articulação direta com a Educação e campos afins. Os autores e organizadores convidados a integrar os livros da Coleção são pesquisadores representativos do movimento biográfico internacional, que participam, na Europa e nas Américas, de grupos de pesquisa, associações científicas, instituições de ensino superior e se congregam para estreitar laços de cooperação acadêmica entre suas instituições, tradições disciplinares, abordagens inovadoras do ponto de vista epistemológico, teórico-metodológico e prático da pesquisa (auto)biográfica, frente a seus objetivos e desafios. Os livros da coleção buscam contribuir para a ampliação dos diálogos e redes de pesquisa-formação, nos domínios dos estudos (auto)biográficos, no campo educacional e campos afins, implicando a sistematização de conhecimentos sobre narrativas, experiências e sentidos do ato de biografar-se.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544409282
DOI:10.24824/978854440928.2
Ano de edição:2016
Número de páginas:342
Formato:16x23
Assunto:
coleção ELIZEU CLEMENTINO DE SOUZA
E96
Experiências formativas e práticas de iniciação à docência/Paula Perin Vicentini, Jorge Luiz da Cunha, Lilian Auxiliadora Maciel Cardoso. (orgs.)
1. Educação 2. Docência – formação 3. Experiências Fomativas I. Vicentini, Paula Perin. (org.) II. Cunha, Jorge Luiz da (org.) III. Cardoso, Lilian Auxiliadora Maciel (org.) IV. Título V. Série.
Sumário
Prefácio
Gaston Pineau
Apresentação
Processos formativos: memórias, significações,
imagens e aprendizagens
Paula Perin Vicentini
Jorge Luiz da Cunha
Lilian Auxiliadora Maciel Cardoso
O PIBID E AS MÚLTIPLAS SIGNIFICAÇÕES DA INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: FORMAÇÃO, PESQUISA E APRENDIZAGENS
De aluno a professor: encontros (bio)gráficos
com a docência na educação básica
Jane Adriana Vasconcelos Pacheco Rios
Formação e pesquisa na iniciação docente:
uma história de aprendizagens
Lilian Auxiliadora Maciel Cardoso
O PIBID como espaço de formação, memórias
e narrativas de coordenadores da UnB
Delmary Vasconcelos de Abreu
Silmara Carina Dornelas Munhoz
Narrativas (auto)biográficas e formação docente:
o PIBID como dispositivo grupal na formação
de professores de música
Luciane Wilke Freitas Garbosa
Narrativas de professores iniciantes – ex-bolsistas
do PIBID: dispositivo de formação articulado
à autorregulação da aprendizagem
Lourdes Maria Bragagnolo Frison
Narrativas de uma coordenadora de um subprojeto
PIBID de música: o PIBID como espaço formativo
Maria Cecilia de Araujo Rodrigues Torres
NARRATIVAS COMO EXPERIÊNCIA FORMATIVA: MEMÓRIAS, SIGNIFICAÇÕES E INICIAÇÃO À DOCÊNCIA
Narrativas e desenvolvimento profissional docente:
significações experienciadas em contextos situados
Filomena de Arruda Monteiro
Eu tô voltando para casa: experiências de investigação
e formação na iniciação à docência
Eliane Greice Davanço Nogueira
Guilherme do Val Toledo Prado
La educación básica: la experiencia en el oficio
en el ser estudiante
José Antonio Serrano Castañeda
Escritas do cotidiano escolar na formação inicial: atenção ao outro
Laura Noemi Chaluh
Escritas narrativas no estágio: movimento de vida-formação
Arlete Vieira da Silva
Narrativas de professores: constituintes de docentes
participantes da residência pedagógica da faculdade
de formação de professores da UERJ
Helena Amaral da Fontoura
O tornar-se professora de língua materna:
as vozes que ecoam nas narrativas de estágio
Ana Regina da Silva Dias
A formação de professores alfabetizadores
com significação e sentido: memórias e
apropriações por atos de leitura triangulada
Marise Marçalina de Castro Silva Rosa
O CORPO NAS PRÁTICAS DOCENTES: IMAGENS, EXPERIÊNCIAS E FORMAÇÃO
O corpo biográfico de Pinóquio: uma leitura à luz do imaginário
Alberto Filipe Araújo
Corpo e movimento nos labirintos da escola:
imagens e simbolismos
Iduina Mont´Alverne Braun Chaves
O corpo festejado na escola: notas etnográficas
sobre uma linguagem assentida
Cleomar Ferreira Gomes
Perambulações entre travessias e devires
em cartografias de-formativas
Kátia Maria Kasper
Em mar aberto, professores em formação: a experiência da escrita
Carla Helena Fernandes
Sobre os organizadores
Sobre os autores
ISBN 978-85-444-0928-2