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Autores: Zilda Gonçalves de Carvalho Mendonça
Sinopse:
Tratar sobre o ensino superior brasileiro em relação ao movimento em torno do que se denomina por democratização, implica em configurá-la desde os anos 1950. A expansão está associada à interiorização, compreendido e explicado por um contexto demarcado pelos ideais de desenvolvimento industrial, urbano e tecnológico, evidenciados a partir dos finais da Segunda Guerra Mundial. A obra apresenta o processo de expansão e de interiorização do ensino superior no Estado de Goiás, Brasil, pela via da Universidade Federal de Goiás(UFG), criada em 14 de dezembro de 1960, a qual reuniu cinco cursos superiores então existentes. Trata-se aqui de privilegiar, em vista de uma delimitação, a criação de vários campi avançados pelo interior do Estado de Goiás e um no Estado do Piauí, entre 1972 e 1996. A UFG (sede) foi instalada no município de Goiânia-GO, em 1960. Em 1972 foi instalado um campus em Picos-PI; em 1980 os campi em Firminópolis-GO, Porto Nacional-GO, Jataí-GO, Porto Nacional-GO e, em 1983, em Catalão-GO, em 1994 em Rialma-GO e Cidade de Goiás-GO. O foco de tal perspectiva está na análise das ações da sociedade civil, das iniciativas de caráter acadêmico, e das ações desenvolvidas a partir dos diferentes municípios, através de seus atores sociais, que se envolveram nesse processo de democratização do ensino superior, ancorado pela instituição universitária federal em apreço. Foram salientadas especificidades regionais em tal extensão, expansão e interiorização associadas ao contraditório movimento da democratização da educação superior brasileira, presente desde os anos 1950 que aspirava superar o elitismo em tal nível de ensino. Nesse contexto, a universidade deveria se transformar em recurso de integração, desenvolvimento e segurança nacional, como convinha à ideologia dos governos, ao longo da história do Brasil, a partir de 1930.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544401835
DOI:10.24824/978854440183.5
Ano de edição:2014
Número de páginas:190
Formato:16x23
Assunto:
Zilda Gonçalves de Carvalho Mendonça
EXTENSÃO:
uma política de interiorização
da Universidade Federal de Goiás ( -)
Mendonça, Zilda Gonçalves de Carvalho
Extensão: uma política de interiorização da universidade federal de Goiás ( -) / Zilda Gonçalves de Carvalho Mendonça
Ciência política Ciências sociais Sociologia política
Situando o tema e o objeto de estudo
Os Objetivos e a justificativa para o estudo
A metodologia, a investigação e a apresentação dos resultados
Resultado da Pesquisa
O ensino superior no contexto dos governos militares no Brasil: especificidades da UFG
O Nascimento da UFG
Ditadura Militar no Brasil
As Concepções de Estado e as Reformas do ensino como estratégia modernizadora do País
Estado
Reforma
A Reforma do Ensino Superior
As Reformas de º e º Graus (Lei n /): decorrência do movimento histórico a partir de
Elementos que compõem contexto da Reforma Universitária: extensão, expansão, interiorização e campus universitário/campus avançado
Extensão
Campus Universitário/Campus Avançado
A Expansão
A Interiorização
Extensão, expansão e interiorização: a participação da UFG
A UFG
Extensão, Expansão e Interiorização do Ensino Superior em Goiás
via Campi da UFG
Os campi avançados da UFG: a materialização de uma política
de extensão, interiorização e expansão do Ensino Superior
Os Campi da UFG
UFG – a sede
Campus Avançado de Picos-PI
Campus Avançado de Firminópolis
Campus Avançado de Porto Nacional
Campus Avançado de Jataí
Campus Avançado de Catalão
Extensão da UFG na Cidade de Goiás
Extensão da UFG em Rialma
Campi avançados da UFG: as especificidades que interpenetram
uma política de extensão, interiorização e expansão do
ensino superior em Goiás
UFG - a história escrita e a história inscrita: os perigos para a
produção de uma história recente
Os contextos histórico e econômico como cenário para as políticas
de Estado para a Educação nacional e local (anos -)
As reconfigurações do ensino superior através das reformas
(, anos de e )
A UFG e as fases e faces que interpenetraram as políticas para
o ensino superior público em Goiás: a extensão, a interiorização e a expansão