15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$48,99 sem juros | Total R$48,99 | |
2 x de R$24,50 sem juros | Total R$48,99 | |
3 x de R$16,33 sem juros | Total R$48,99 | |
4 x de R$12,67 | Total R$50,70 | |
5 x de R$10,31 | Total R$51,57 | |
6 x de R$8,74 | Total R$52,45 | |
7 x de R$7,62 | Total R$53,34 | |
8 x de R$6,78 | Total R$54,24 | |
9 x de R$6,13 | Total R$55,14 | |
10 x de R$5,61 | Total R$56,06 |
Autores: Eduardo Ferreira Chagas - Joaquim Iarley Brito Roque - Antonio Marcondes dos Santos Pereiras (Orgs.)
Sinopse:
Pressupomos que o pensamento filosófico sobre as ciências é fundamental, se aceitarmos a tese de que a própria filosofia é um tipo de saber, que, embora muito específico, se propõe a investigar os mais variados campos da experiência. No livro, que ora se apresenta, se encontram os esforços concentrados de pesquisadores na tarefa de elucidar como, na interioridade constitutiva dos arcabouços teóricos das grandes correntes modernas da Filosofia da Ciência, germinam ideias capazes de fundamentar ações educativas e práticas formativas. O que subjaz às reflexões presentes na obra é a ideia de que qualquer investigação de rigor no campo das ciências, se faz via reflexão crítica sobre as epistemologias que estão no pano de fundo das práxis formativas humanas, ou seja, se constrói a partir da noção de que as teorias das ciências nos colocam diante de uma dupla tarefa, de transformamos o campo do saber e, consequentemente, os sujeitos desse saber. Não podemos compreender a ciência como um campo fechado em si mesmo, mas, sim, como campo que se constitui fundamentalmente pelo diálogo crítico. Nesse sentido, os textos que se seguem procuram suscitar questionamentos acerca do papel das mais diversas correntes epistemológicas na construção dos paradigmas modernos, que, de uma forma ou de outra, norteiam as possíveis leituras ditas “científicas” das dimensões individuais e coletivas da vida humana.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544410325
DOI:10.24824/978854441032.5
Ano de edição:2016
Número de páginas:214
Formato:16x23
Assunto:
Filosofia da ciência e formação humana. / Eduardo Ferreira Chagas, Joaquim
Iarley Brito Roque, Antonio Marcondes dos Santos Pereira (organizadores).
214 p.
Bibliografia
ISBN 978-85-444-1032-5
1. Filosofia 2. Ciência – formação humana I. Chagas, Eduardo Ferreira, org.
II. Roque, Joaquim Iarley Brito, org. III. Pereira, Antonio M. dos Santos, org. IV.
Título V. Série.
CDD 101
FORMAÇÃO HUMANA, EMPIRISMO E MATERIALISMO HISTÓRICO
O PRIMADO DA PRODUÇÃO E A RELAÇÃO ENTRE OS
INDIVÍDUOS NA “IDEOLOGIA ALEMÔ, DE MARX E ENGELS
– NOTAS INTRODUTÓRIAS
João Bosco Brito do Nascimento
Hildemar Luiz Rech
FRANCIS BACON E A EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Maria Alina Oliveira Alencar de Araújo
Raquel Crosara Maia Leite
A SUPERAÇÃO DA FALSA DICOTOMIA ENTRE
QUALIDADE E QUANTIDADE NA LÓGICA DE HEGEL
Leandro Araujo de Sousa
Nicolino Trompieri Filho
EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO HUMANA EM MARX
E ENGELS: o conhecimento como possibilidade
emancipatória para a classe trabalhadora
Maria Artemis Ribeiro Martins
PARTE II
CIÊNCIA E TEORIA CRÍTICA DO CONHECIMENTO
O HOMEM NO CONTEXTO DA CIÊNCIA MODERNA
EM ADORNO E HORKHEIMER
Ermínio de Sousa Nascimento
Eduardo Ferreira Chagas
CIÊNCIA E EPISTEMOLOGIA EM WALTER BENJAMIN:
o método como caminho indireto ou desvio
Joaquim Iarley Brito Roque
Hildemar Luiz Rech
MÉTODO, CIÊNCIA, ESCLARECIMENTO E
EDUCAÇÃO EM THEODOR ADORNO
Maria Socorro Gomes
Hildemar Luiz Rech