15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$45,95 sem juros | Total R$45,95 | |
2 x de R$22,98 sem juros | Total R$45,95 | |
3 x de R$15,32 sem juros | Total R$45,95 | |
4 x de R$11,89 | Total R$47,55 | |
5 x de R$9,67 | Total R$48,37 | |
6 x de R$8,20 | Total R$49,19 | |
7 x de R$7,15 | Total R$50,03 | |
8 x de R$6,36 | Total R$50,87 | |
9 x de R$5,75 | Total R$51,72 | |
10 x de R$5,26 | Total R$52,59 |
Tempo de Expedição: 3 dias úteis
Tempo de Impressão: 7 dias úteis
Autores: Nilo César Batista da Silva - Maria Celeste de Sousa (Orgs.)
Sinopse:
O diálogo entre Filosofia e Educação foi sucumbido ao longo da história da filosofia. Isso deveu-se, em parte, por razões de ordem histórica, político-conjuntural, pela constante ausência do exercício crítico das teorias modernas da educação, em dado momento para legitimar o ato educativo como simples processo moral e cívico. Essa obliteração do diálogo entre educação e filosofia remonta ao “tecnicismo” fruto do advento da ciência, que instaurou a “positivação do espírito”, não obstante, impregnando-se, historicamente, na cultura ocidental e intensificando a necessidade de se construir uma “força de mercado” com a finalidade de “adestrar” os indivíduos para atender os padrões da sociedade de consumo. Este “adestramento” da consciência humana despotencializa o sujeito da capacidade de conferir reflexão e sentido a própria existência, vinculada a produção do conhecimento. O sentido é a qualidade com que as coisas, os diversos aspectos da realidade se apresentam à nossa consciência subjetiva. Assim sendo a tarefa fundamental da Filosofia é eminentemente antropológica, pois o seu objeto central de reflexão é a própria condição do homem em seus múltiplos contextos e sentidos. A presente coletânea não tem a intenção, evidentemente, de responder ao conjunto de problemas envolvidos no diálogo entre filosofia e educação, e, sobretudo, de oferecer uma resposta às questões pedagógicas a elas relacionadas. Ela quer, antes de tudo, por meio de seus textos que a compõem, servir de subsídio para reflexão da práxis educativa. Sua tarefa básica é estimular a reflexão na busca de compreender o sentido mais profundo do próprio sujeito da educação, ou seja, de construir a imagem do homem em sua situação de sujeito/educando. Prof. Dr. Nilo César Batista da Silva, natural de Icó – Ceará, Doutor em Filosofia – Universidade do Porto – Portugal, docente do Curso de Filosofia da Universidade Federal do Cariri – UFCA.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544428917
DOI:10.24824/978854442891.7
Ano de edição:2019
Número de páginas:198
Formato:16x23
Assunto:
F478
Filosofi a, ensino, temas e objetos Nilo César Batista da Silva, Maria Celeste de Sousa
(organizadores) – Curitiba CRV, 2019
198 p
Bibliografi a
ISBN 978-85-444-2891-7
DOI 10248249788544428917
1 Educação 2 Filosofi a 3 Filosofi a da educação I Silva, Nilo César Batista da org II Sousa,
Maria Celeste de org III Título IV Série
CDU 37 CDD 370
3701
PREFÁCIO
Judikael Castelo Branco
ACERCA DO APRENDER E DO ENSINAR, UMA EXPERIÊNCIA
DO SENTIR NO PENSAMENTO DE SANTO AGOSTINHO
Nilo César Batista da Silva
A RACIONALIDADE COMUNICATIVA COMO REFERENCIAL
PARA O ENSINO DE FILOSOFIA
Halwaro Carvalho Freire
EDUCAR PARA O SENTIDO um olhar por meio da antropologia
de Viktor Emil Frankl
Francisco Antônio Francileudo
Lisieux D’Jesus Luzia de Araújo Rocha
ÉTICA DA ALTERIDADE NA PRÁXIS EDUCATIVA
Maria Bernardete Gonçalves de Paula
FILOSOFIA DA LÓGICA E PENSAR CRÍTICO um programa
de ensino da lógica no ensino de Filosofia
Ralph Leal Heck
AFINAL, QUEM É O HOMEM? CONHECE-TE A TI MESMO!
Maria Celeste de Sousa
O PAPEL DO FILÓSOFO NA EDUCAÇÃO SEGUNDO ERIC WEIL
Daniel Benevides Soares
UMA ANÁLISE SOBRE A CRISE DA EDUCAÇÃO E A
EDUCAÇÃO CRÍTICA, SEGUNDO O PENSAMENTO DE HANNAH
ARENDT E DE PAULO FREIRE
Márie dos Santos Ferreira
EDUCAÇÃO MEDIEVAL E A IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA
DOCENTE DE PEDRO ABELARDO
Rosineide A Taveira Ciucci da Silva
Nilo Silva_indd DIDASCALICON E A EDUCAÇÃO
uma extensão na contemporaneidade
Pedro Henrique Ciucci da Silva
A PROBLEMÁTICA DE DEUS NO ENSINO DE FILOSOFIA
Francisco de Aquino Júnior
PARA UMA ÉTICA ECOLÓGICA NO ENSINO DE FILOSOFIA
Antonio Augusto Menezes do Vale
SOBRE OS AUTORES