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Autores: Alfredo Sérgio Ribas dos Santos
Sinopse:
O presente livro é resultado do relatório de estágio supervisionado de pós-doutorado supervisionado pela Prof.ª Dr.ª Maria Cristina Piumbato Innocentini Hayashi, Professora Titular em Ciência da Informação, do Departamento de Ciência da Informação, o qual se desenvolveu no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de São Paulo (UFSCar), nos anos de 2015 e 2016, e o mesmo refere-se a continuidade da minha trajetória de estudos na área do financiamento da educação pública no Brasil. No livro analisa-se o financiamento da educação pública no Brasil, por intermédio do Estudo Bibliométrico da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), no período de 1996 a 2015. O referencial teórico utilizado para o entendimento da constituição do campo do financiamento da educação pública no Brasil baseou-se nas abordagens desenvolvidas por Pierre Bourdieu. Os meus estudos sobre financiamento da educação pública no Brasil se iniciaram no Mestrado na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), entre os anos de 1995 a 1997, deram continuidade no Doutorado na mesma faculdade, realizado entre os anos de 1999 a 2004, ambos os estudos sob a orientação do Prof. Dr. José Roberto Montes Heloani, e no estágio de pós-doutorado realizado no Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), no ano de 2012, sob a supervisão do Prof. Dr. Antonio Chizzotti. Do referido estágio de pós-doutorado realizado no ano de 2012, resultou o livro intitulado "Financiamento da educação no Brasil: O estado da arte e a constituição do campo 1996 a 2010", publicado pela editora Paco Editorial, no ano de 2013. Em virtude dessa minha trajetória acadêmica (mestrado, doutorado e pós-doutorado) e do acompanhamento dos debates e discussões realizados pelos estudiosos do financiamento da educação pública no Brasil, no âmbito da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (ANPEd), especificamente no GT-5 (Grupo de Trabalho - Estado e Política Educacional), da Associação Nacional de Política Administração da Educação (ANPAE) e da Associação Nacional de Pesquisadores em Financiamento da Educação (FINEDUCA), fundamentou-se a opção pelos estudos e análises das Dissertações de Mestrado e as Teses de Doutorado disponíveis na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), no período de 1996 a 2015, que abordaram o tema do financiamento da educação pública no Brasil.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544414729
DOI:10.24824/978854441472.9
Ano de edição:2017
Número de páginas:170
Formato:14x21
Assunto:
S194
Santos, Alfredo Sérgio Ribas dos.
Financiamento da educação pública no Brasil: estudo bibliométrico da
Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) – 1996 a 2015. /
Alfredo Sérgio Ribas dos Santos.
170 p.
Bibliografa
ISBN 978-85-444-1472-9
DOI 10.24824/978854441472.9
1. Educação 2. Bibliometria 3. Políticas educacionais 4. Financiamento da
educação I. Título II. Série.
CDD 371.01981
O tema da pesquisa e as motivações para o estudo
A estrutura do livro
A METODOLOGIA E OS
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
A abordagem da Bibliometria e o conceito de campo
de Pierre Bourdieu
Procedimentos metodológicos
O FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA
NO BRASIL
Contexto histórico da vinculação constitucional de
recursos fnanceiros para a educação pública
Dinâmicas e especifcidades da gestão fscal
pública no âmbito da educação
AS CONTRIBUIÇÕES DE BOURDIEU PARA A
COMPREENSÃO DO CAMPO DE FINANCIAMENTO
DA EDUCAÇÃO PÚBLICA NO BRASIL
O conceito de campo em Bourdieu
O conceito de campo de Bourdieu aplicado aos
estudos sobre fnanciamento da educação
PANORAMA BIBLIOMÉTRICO DAS TESES E
DISSERTAÇÕES SOBRE O FINANCIAMENTO DA
EDUCAÇÃO PÚBLICA NO BRASIL: -