15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$55,46 sem juros | Total R$55,46 | |
2 x de R$27,73 sem juros | Total R$55,46 | |
3 x de R$18,49 sem juros | Total R$55,46 | |
4 x de R$14,35 | Total R$57,40 | |
5 x de R$11,68 | Total R$58,38 | |
6 x de R$9,90 | Total R$59,38 | |
7 x de R$8,63 | Total R$60,38 | |
8 x de R$7,67 | Total R$61,40 | |
9 x de R$6,94 | Total R$62,43 | |
10 x de R$6,35 | Total R$63,47 |
Autores: Claudia Cleomar Ximenes - Danúbia Zanotelli Soares - Rita de Cássia Silva Gabriel - Lucimar da Silva - Rozimeire de Paiva Leite de Lima (Orgs.)
Sinopse:
Os três primeiros capítulos tratam do Ensino Superior, os desafios e oportunidades para a formação crítica, o acesso do indígena nas universidades públicas e a formação continuada do professor; são discussões que levam o leitor a querer passar de um capítulo para o outro numa rica caminhada entre a teoria e a vivenvia dos autores. Do quarto ao vigésimo quinto capítulo é destacado a saga do movimento docente no universo da Educação. As novas tecnologias da informação e comunicação e o discurso da prática pedagógica é debatido com afinco. Desafios em áreas específicas como a Geografia, a Matemática e a Gestão Escolar também são destacados. Encontra-se, nesta obra, temas como a violência escolar, o envolvimento da família na formação e aprendizagem da criança. Outro assunto que chama atenção é a busca da formação como ferramenta de conhecimento e inserção no mercado de trabalho, assim como o capítulo que trata das obras de destaque como “Do espírito das leis”, de Montesquieu, e “O diálogo entre o ensino e a aprendizagem” de Weisz. A relevância da afetividade como método para a real inclusão escolar e a orientação vocacional e profissional contemplam as lacunas que há nas escolas enquanto das relações interpessoais, o que pode também ser encontrada no capítulo sobre os jogos como ferramenta metodológica de ensino e aprendizagem, seja para a alfabetização, seja para as disciplinas das ciências aplicadas. Porventura, se perderem a “esperança”, procure-a nas linhas desta obra; te convidamos também a conhecer os autores e, se os minicurrículos não forem o suficiente, faça uma viagem pelos currículos lattes, localizados na plataforma do CNPq. Boa leitura! Boa viagem!
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544434703
DOI:10.24824/978854443470.3
Ano de edição:2019
Número de páginas:248
Formato:16x23
Assunto:
F692
Formação continuada de professores espaço de integração de diferentes saberes Claudia
Cleomar Araujo Ximenes Cerqueira, Danúbia Zanotelli Soares, Rita de Cássia Silva Gabriel,
Lucimar da Silva, Rozimeire de Paiva Leite de Lima (organizadoras) – Curitiba CRV, 2019
248 p
Bibliografi a
ISBN 978-85-444-3470-3
DOI 10248249788544434703
1 Educação 2 Formação de professores 3 Docência I Cerqueira, Claudia Cleomar
Araujo Ximenes org II Soares, Danúbia Zanotelli org III Gabriel, Rita de Cássia Silva org
IV Silva, Lucimar da org V Lima, Rozimeire de Paiva Leite de org VI Título VII Série
CDU 37 CDD 37071
APRESENTAÇÃO
DIFERENTES FORMAÇÕES ACADÊMICAS,
UMA MESMA SINERGIA
Claudia Cleomar Ximenes
PREFÁCIO
FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O ALÉM DAS IDEOLOGIAS,
BUROCRACIAS E TANTOS “IAS” o importante é que somos
pesquisadoras(es) e, frutos de ontem e árvores frutíferas do amanhã
Adriana Correia de Oliveira
CAPÍTULO I
DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA
desafios e oportunidades para uma formação crítica
Claudia Cleomar Ximenes
Claudinei da Rosa
Benedito de Matos Souza Junior
CAPÍTULO II
O ACESSO DO INDÍGENA À UNIVERSIDADE PÚBLICA
EM RONDÔNIA conquistas e desafios para o acesso e permanência
Márcia Dias dos Santos
Vanubia Sampaio dos Santos
CAPÍTULO III
FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR
DE ENSINO SUPERIOR
Claudinei da Rosa
Claudia Cleomar Ximenes
Maria das Graças Silva Nascimento Silva
CAPÍTULO IV
FORMAÇÃO CONTINUADA
uma prática necessária para a utilização das novas TIC’s
Lucimar da Silva
Ana Paula Alves Pereira Cappel
CAPÍTULO V
A FORMAÇÃO CONTINUADA da teoria para a prática pedagógica
Altino Teixeira Pacheco
Maria Isabel Elpatino
CC_indd CAPÍTULO VI
FORMAÇÃO CONTINUADA desafios do docente da geografia
Clarice Maria Santana
Cleonice Maria Santana
CAPÍTULO VII
FORMAÇÃO CONTÍNUA E CRÍTICA DE PROFESSORES
Silvani Farias Pereira
Beatriz Wolfgrann Mesquita Meneses
CAPÍTULO VIII
FORMAÇÃO CONTINUADA o professor e o ensino
da matemática para o dia a dia
Iara Couto Ferraz
Ruan da Cunha Carvalho
Manoel Carlos Barreto Teixeira
CAPÍTULO IX
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PEDAGOGOS EM MATEMÁTICA
Nora Ney de Lima dos Santos
Franciéli da Silva Toledo
CAPÍTULO X
FORMAÇÃO CONTINUADA DA PRÁXIS EDUCATIVA
a participação da família na escola como meio de minimizar a violência
Alexandra Aparecida Rech
Glaucilene Torres Arruda Barreto
Rosana de Oliveira Nunes Neto
CAPÍTULO XI
FORMAÇÃO CONTINUADA PARA A GESTÃO
DEMOCRÁTICA NAS ESCOLAS
Neiy Solange de Araujo
Wanderlei Aparecido Gabriel
Danúbia Zanotelli Soares
CAPÍTULO XII
FORMAÇÃO CONTINUADA PROFISSIONAL
estudo reflexivo “Do Espírito das Leis” de Montesquieu
Sandra Regina dos Santos Silva
Eleonice Aparecida Alves
CAPÍTULO XIII
FORMAÇÃO CONTÍNUA PROFISSIONAL
conhecimento e inserção no mercado de trabalho
Karem Franciely Dutra
CC_indd CAPÍTULO XIV
FORMAÇÃO CRÍTICA DO PROFESSOR reflexão com base
no “O diálogo entre o ensino e a aprendizagem” de Telma Weisz
Lourdes Kalck Marques
Rozimeire de Paiva Leite de Lima
Willimis Alves Pereira
CAPÍTULO XV
FORMAÇÃO CONTINUADA E A GESTÃO ESCOLAR
inclusão é uma questão de saúde
Franciéli da Silva Toledo
Elias de Araujo Lopes
Vanderli Alves da Silva Ferreira
CAPÍTULO XVI
FORMAÇÃO CONTÍNUA DO DOCENTE
a relevância das relações interpessoais
Izidoria Silva dos Santos Amorim
Enrique López
CAPÍTULO XVII
FORMAÇÃO AFETIVA DO DOCENTE PARA
A REAL INCLUSÃO ESCOLAR
Vanusa Mendonça Gomes
Delma Laurentino da Silva
CAPÍTULO XVIII
A BUSCA CONTÍNUA DO SABER DOCENTE
Odália Alves Santana
Olinda Alves Santana
CAPÍTULO XIX
FORMAÇÃO CONTÍNUA PARA GESTÃO ESCOLAR
qualidade da merenda escolar e a correlação com o currículo
Claudionor Santos da Silva
Lucimar da Silva
Danúbia Zanotelli Soares
CAPÍTULO XX
DESAFIOS PARA UMA FORMAÇÃO CONTÍNUA DA
GESTÃO ESCOLAR agressividade e violência na escola
Edson Thomazin
Claudionor Santos da Silva
Inês Aparecida Batista Machado
CC_indd CAPÍTULO XXI
ORIENTAÇÃO VOCACIONAL E PROFISSIONAL
NO ESPAÇO ESCOLAR
Rita de Cássia Silva Gabriel
Enrique López
CAPÍTULO XXII
EDUCAÇÃO INFANTIL
desenvolvimento da criança com o uso de jogos
Adriana Batista Machado
Sônia Maria Teixeira Machado
Graciela Carvalho Drumond
CAPÍTULO XXIII
GESTÃO DO ENSINO E APRENDIZAGEM DA LEITURA
sociedade e escola sobre o olhar docente
Rozimeire de Paiva Leite de Lima
Valci Maria Antunes Fieni
CAPÍTULO XXIV
A FAMÍLIA NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO E
APRENDIZAGEM DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL
Glécia Santos de Oliveira
Elisangela Crepaldi de Souza
CAPÍTULO XXV
A GESTÃO ESCOLAR COMO FATOR
DEMOCRATIZADOR CONDICIONANTE
Mônica Batista Pinheiro
SOBRE OS AUTORES