15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$58,12 sem juros | Total R$58,12 | |
2 x de R$29,06 sem juros | Total R$58,12 | |
3 x de R$19,37 sem juros | Total R$58,12 | |
4 x de R$15,04 | Total R$60,15 | |
5 x de R$12,24 | Total R$61,18 | |
6 x de R$10,37 | Total R$62,22 | |
7 x de R$9,04 | Total R$63,28 | |
8 x de R$8,04 | Total R$64,34 | |
9 x de R$7,27 | Total R$65,42 | |
10 x de R$6,65 | Total R$66,51 |
Autores: Antonia Edna Brito - Raimunda Alves Melo
Sinopse:
Este livro contém artigos sobre a formação continuada e sobre a prática de alfabetizadores, inspirando-se em experiências formativas desenvolvidas no âmbito do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa/PNAIC. Objetiva contribuir com o debate sobre as políticas de formação continuada de professores, analisando essa formação como uma das etapas do desenvolvimento profissional docente. Os estudos apresentados no livro resultam de relatos de experiências e de pesquisas empíricas desenvolvidas em colaboração com professores alfabetizadores que se encontram em formação continuada, sob as orientações do PNAIC. As experiências produzidas nos percursos da formação continuada, no chão das escolas e das salas de aulas afetaram os professores, ganharam consistência e resultaram em artigos, consolidados a partir da rememoração de práticas profissionais e de processos formativos, aguçando a curiosidade epistemológica (termo freiriano), a indagação de modo a colocar no centro das reflexões e das análises tanto o compromisso dos sujeitos que se formam, quanto das instituições formadoras com a formação profissional. A formação continuada é compreendida como importante lócus de construção da pessoa e do profissional, o que significa esperar que essa formação considere as necessidades formativas dos professores, considerando-os como capazes de intervir conscientemente em suas práticas e de tomar decisões. Esperamos que este livro seja objeto de discussão e de questionamentos no chão da escola para provocar a inquietação e a abertura para o conhecimento e para provocar o constante aprendizado.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544412350
DOI:10.24824/978854441235.0
Ano de edição:2016
Número de páginas:262
Formato:16x23
Assunto:
F82
Formação continuada de professores: desafios da alfabetização na idade certa / organização Antonia Edna Brito, Raimunda Alves Melo. - 1. ed.
262 p.
Inclui bibliografia
ISBN 978-85-444-1235-0
1. Alfabetização. 2. Linguagem e línguas - Estudo e ensino. 3. Escrita. 4. Leitura. 5. Professores - Formação. I. Brito, Antonia Edna. II. Melo, Raimunda Alves.
16-36852 CDD: 372.4
CDU: 373.3.046-021.64
SUMÁRIO
APRESENTAÇÃO
INTRODUÇÃO
Antonia Edna Brito
Raimunda Alves Melo
CAPÍTULO I: CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA O DELINEAMENTO DE POLÍTICAS DE ALFABETIZAÇÃO
Raimunda Alves Melo
Antonia Edna Brito
CAPÍTULO II: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM FORMAÇÃO
CONTINUADA NO ÂMBITO DO PNAIC: possibilidades para
uma prática educativa
Adélia Meireles de Deus
Bárbara Maria Macêdo Mendes
CAPÍTULO III: PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR E SUAS HISTÓRIAS DE LETRAMENTO: narrativas em foco
Teresa Christina Torres Silva Honório
Iveuta de Abreu Lopes
Francisca das Chagas Cardoso do Nascimento Santos
CAPÍTULO IV: FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO EM TURMAS MULTISSERIADAS
Raimunda Alves Melo
Maria da Glória Soares Barbosa Lima
CAPÍTULO V: OS SENTIDOS E OS SIGNIFICADOS DA FORMAÇÃO CONTÍNUA DESENVOLVIDA PELOS FORMADORES DE PROFESSORES DO MUNICÍPIO DE TERESINA NO CONTEXTO DO PNAIC
Hostiza Machado Vieira
CAPÍTULO VI: DA FORMAÇÃO CONTINUADA À PRÁTICA DOCENTE: narrativas de alfabetizadores
Juliana Brito de Araújo Cavalcante
Antonia Edna Brito
CAPÍTULO VII: IM-PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO
NA IDADE CERTA: alfabetização inclusiva
Elma Pereira Brito
Telma Cristina Ribeiro Franco
CAPÍTULO VIII: CONCEPÇÃO FORMATIVA DA AVALIAÇÃO:
implicações para o processo de alfabetização nos anos iniciais do Ensino
Fundamental
Josania Lima Portela Carvalhêdo
Teresa Christina Torres Silva Honório
CAPÍTULO IX: CONTRIBUIÇÃO DO LÚDICO PARA A APRENDIZAGEM
DAS CRIANÇAS NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO
Francisca Maria da Cunha de Sousa
Marcella de Oliveira Abreu Fontinele
CAPÍTULO X: ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA: novos olhares
com as experiências de formação do PNAIC
Náldia Paula Costa dos Santos
Rosimeyre Vieira da Silva
CAPÍTULO XI: REFLEXÕES DA PRÁTICA À LUZ DA FORMAÇÃO CONTINUADA DO PNAIC: um novo olhar sobre a prática docente alfabetizadora
Marinalva Veras Medeiros
Maria Auxiliadora Silva Vieira
CAPÍTULO XII: FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES,
A PRÁTICA PEDAGÓGICA E A FORMAÇÃO DE LEITORES
NO CICLO DA ALFABETIZAÇÃO: contribuições ao debate
Dalva de Oliveira Lima Braga
Francisca de Lourdes dos Santos Leal
CAPÍTULO XIII: FORMAÇÃO CONTINUADA DO PACTO NACIONAL
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA/PNAIC: contribuições
na prática pedagógica de professores alfabetizadores
Maria do Carmo Lima Fontenele
Maria Lemos da Costa
CAPÍTULO XIV: A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES: construção da alfabetização de crianças
Ana Luiza Floriano de Moura
Maria da Glória Soares Barbosa Lima
CAPÍTULO XV: PEDAGOGIA DE PROJETOS EM CLASSES
DE ALFABETIZAÇÃO: relatos de experiências
Jeane Keide Melo dos Santos
Antonia Edna Brito
SOBRE OS AUTORES