| 15% OFF | Comprando 3 ou mais |
|---|---|
| 20% OFF | Comprando 4 ou mais |
| 25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
| 1 x de R$117,02 sem juros | Total R$117,02 | |
| 2 x de R$58,51 sem juros | Total R$117,02 | |
| 3 x de R$39,00 sem juros | Total R$117,02 | |
| 4 x de R$30,27 | Total R$121,10 | |
| 5 x de R$24,63 | Total R$123,18 | |
| 6 x de R$20,88 | Total R$125,28 | |
| 7 x de R$18,20 | Total R$127,40 | |
| 8 x de R$16,19 | Total R$129,55 | |
| 9 x de R$14,63 | Total R$131,72 | |
| 10 x de R$13,39 | Total R$133,92 |
Tempo de Expedição: 3 dias úteis
Tempo de Impressão: 7 dias úteis
Autores: Damião Rocha, Ilma Passos Veiga, Jocyléia Santana e Liliane Campos Machado (Orgs.)
Sinopse:
O livro retrata o cenário educacional de regiões brasileiras, que vivenciam assimetrias regionais em termos de financiamento a pesquisas, do número de programas de pós-graduação entre outros, que se refletem na produção intelectual. Uma produção coletiva da Rede Rides, então, evidencia a importância das publicações em Rede na busca de fortalecimento dos Programas de Pós-graduação em Educação do Norte, Nordeste e Centro-Oeste, oportunizando a socialização do conhecimento sobre a educação básica e superior dessas regiões, cujos contextos expressam uma diversidade de sujeitos, saberes e experiências educacionais. Traz para o debate as políticas públicas, currículo, estágio supervisionado, memórias e narrativas históricas, saberes, práticas educacionais, educação do campo, formação de professores, iniciação científica à docência, prova Brasil, ser professor em comunidade indígena, trabalho docente, o dualismo da escola pública, metodologia do ensino, identidade quilombola, entre outros. São textos apresentados no VII Encontro Inter-Regional Norte, Nordeste e Centro-Oeste sobre Formação Docente para a Educação Básica e Superior (ENFORSUP) e II Encontro Internacional sobre Formação Docente para a Educação Básica e Superior (INTERFOR), realizados na cidade de Palmas, capital do Tocantins, em 2017, região Norte do Brasil.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544430781
DOI:10.24824/978854443078.1
Ano de edição:2019
Número de páginas:498
Formato:16x23
Assunto:
F692
Formação de professoras currículo, saberes e práticas pedagógicas Damião Rocha, Ilma
Passos Veiga, Jocyléia Santana, Liliane Campos Machado (organizadores) – Curitiba CRV, 2019
498 p
Bibliografi a
ISBN 978-85-444-3078-1
DOI 10248249788544430781
1 Educação 2 Formação de professoras 3 Currículo 4 Saberes pedagógicos 5 Práticas
pedagógicas I Rocha, Damião org II Veiga, Ilma Passos org III Santana, Jocyléia org
IV Machado, Liliane Campos org V Título VI Série
CDU 370 CDD 37071
APRESENTAÇÃO
PREFÁCIO
Ivanilde Apoluceno de Oliveira
A REDE DE PESQUISA RIDES
CARTA DE PALMAS
SEÇÃO I
CURRÍCULO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO
BÁSICA E SUPERIOR
CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL o brincar e o brinquedo
constitutivos da infância como atividade e expressão essenciais do
bebê e da criança pequena
Damião Rocha
Tânia Lobato
ANÁLISE DA COMMEDIA DELL’ARTE E SUAS PERSPECTIVAS
DE FORMAÇÃO PARA A VIDA NA EDUCAÇÃO PÚBLICA
Adílio Jorge Sabino
Tomaz Martins Filho
Mauro Júnio Prado
AS CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS MEDIEVAIS E SUAS
INFLUÊNCIAS PARA AS ATUAIS DISCUSSÕES SOBRE
EDUCAÇÃO E ESCOLA
Luciano Zilli
Damião Rocha
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO novas possibilidades
para a formação docente
Darlene Araújo Gomes
Idemar Vizolli
Adriana Demite Stephani
Nívea Maria Coelho Barbosa de Almeida
JR_indd MEMÓRIAS AUTOETNOGRÁFICAS DO ESTÁGIO
SUPERVISIONADO EM BIOLOGIA professor reflexivo ou reflexão
do professor?
Marcos Felipe Gonçalves Maia
Etiene Fabbrin Pires Oliveira
MEMÓRIAS E NARRATIVAS DE COORDENADORES DO LEMAT
uma visão histórica sobre a formação de professores no IMEUFG
Marisa Gomes dos Santos
Marcos Antônio Gonçalves Junior
O IMPACTO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO
CONTINUADA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES
EM COLINAS DO TOCANTINS
Ana Leide Rodrigues de Sena Góis
Maria José Pinho
Jocyléia Santana
AS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Roger Trindade Pereira
Eduardo José Cezari
PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS NA EDUCAÇÃO ESTATAL
NO TOCANTINS apontamentos sobre possíveis relações com a
implementação do plano estadual de educação
Rosilene Lagares
Leonardo Victor dos Santos
Meire Lúcia Andrade da Silva
Roberto Francisco de Carvalho
AS REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORES DO “ENSINO
REGULAR” ACERCA DE CRIANÇAS QUE NECESSITAM DE
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO – AEE
Denise de Barros Capuzzo
Miliana Augusta Pereira Sampaio
Simone Lima de Arruda Irigon
O PROGRAMA DE INCENTIVO A INICIAÇÃO À DOCÊNCIA –
PIBID possibilidade de preparação dos educadores para enfrentar
a realidade da escola brasileira
Kely Barcelos de Oliveira
Mânia Maristane Neves Silveira Maia
Liliane Campos Machado
JR_indd PROVA BRASIL um estudo do rendimento matemático dos alunos
de º ano dos municípios de Canaã dos Carajás e Colinas do Tocantins
Ademir Brandão Costa
Ana Leide Rodrigues de Sena Góis
Valder Almeida Nogueira
Juciley Evangelista
SER PROFESSOR NA COMUNIDADE INDÍGENA XERENTE
projeto de pesquisa sobre o cotidiano e constituição do sujeito
Eder Ahmad Charaf Eddine
TRABALHO E A EDUCAÇÃO INTEGRAL PARA ALÉM DO
CAPITAL estudos iniciais sobre o PROEITI-SEDF
Simone da Conceição Rodrigues da Silva
Otília Maria A N A Dantas
VALORIZAÇÃO DO PROFESSOR, MAL-ESTAR NO TRABALHO
DOCENTE E CARREIRA relações interdependentes
Amanda Cavalcante Rodrigues
Jonathan Ferreira Brito
Katia Cristina C F Brito
TRILHAS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL
a preponderância da instrumentalidade formativa sobre a
efetividade político-cultural
Roberto Francisco de Carvalho
Doracy Dias Aguiar de Carvalho
Rosilene Lagares
O DUALISMO PERVERSO DA ESCOLA PÚBLICA
BRASILEIRA escola do conhecimento para os ricos, escola do
acolhimento social para os pobres
José Carlos Libâneo
PESQUISAS NODO COTIDIANO DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE
BRASÍLIA repensando a prática pedagógica na perspectiva
crítico-reflexiva
Maria do Carmo Nascimento Diniz
Liliane Campos Machado
Lívia Freitas Borges
A PRÁTICA DO DEVER DE CASA reflexões dos sentidos e
aproximação família-escola
Gislaine Lopes da Silva
Dilsilene Maria Ayres de Santana
JR_indd OS FAZERES DOCENTES IMPREGNADOS DE
MÚLTIPLAS
POSSIBILIDADES
Marlon Magno
Giannina Bruno
Paulo Alexandria
A DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNERO NOS CURRÍCULOS EM
MEIO AS POSTURAS HOMOFÓBICAS EOU SEXISTAS
Marcos Irondes Coelho de Oliveira
Damião Rocha
A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NO
MUNICÍPIO DE LAJEADO NO TOCANTINS
Maria das Graças Pereira Silva
Vânia Maria Araújo Passos
Maria José de Pinho
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A BASE COMUM
NACIONAL questões e proposições para o debate
Luiz Fernandes Dourado
SEÇÃO II
SABERES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS
PRINCIPIOS PEDAGÓGICOS Y COMUNICACIONALES DE LA
EDUCACIÓN
Roberto Aparici
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS CURRICULARES E USO DAS
TECNOLOGIAS NA CONTEMPORANEIDADE
Clerislene da Rocha Morais Nogueira
Damião Rocha
Marluce Zacariotti
George Brito
AS BOAS PRÁTICAS EM AMBIENTES VIRTUAIS a dialogia nos
fóruns e gestão da aprendizagem em cursos on-line
José Lauro Martins
Valdirene Cassia da Silva
JR_indd METODOLOGIA NO ENSINO DE HISTÓRIA ATRAVÉS DA
UTILIZAÇÃO DE IMAGENS
Graciene Reis de Sousa
José Luis dos Santos Sousa
Jocyléia Santana
CIBERCULTURA percepções acerca das redes sociais e suas
contribuições pedagógicas
Ângela Noleto da Silva
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES o enfrentamento do
cyberbullying nas escolas
Neide Aparecida Ribeiro
FORMAÇÃO DOCENTE identidade quilombola em territórios digitais
Katiucia da Silva Nardes
Rosária Helena Ruiz Nakashima
O PROUCA NA EDUCAÇÃO INFANTIL a experiência do grupo de
formação reflexiva como lugar de colaboração para a inclusão digital
Quézia Fragoso Xabregas
Tânia Suely Azevedo Brasileiro
A PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS EM
FORMAÇÃO INICIAL SOBRE O ENSINO COM A UTILIZAÇÃO DE
MODELO E MODELAGEM
Silvania Pereira de Aquino
ESCOLA DAPARA INFÂNCIA COMO LÓCUS E
POTENCIALIDADE DE SABERES NAS ESCRITAS DOS TCCS
Denise Aquino Alves Martins
Eva Ferreira dos Santos
A AULA COMO ESPAÇO-TEMPO DA RELAÇÃO PEDAGÓGICA
Ilma Passos Veiga
SOBRE OS AUTORES
