15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$59,88 sem juros | Total R$59,88 | |
2 x de R$29,94 sem juros | Total R$59,88 | |
3 x de R$19,96 sem juros | Total R$59,88 | |
4 x de R$15,49 | Total R$61,97 | |
5 x de R$12,61 | Total R$63,03 | |
6 x de R$10,68 | Total R$64,11 | |
7 x de R$9,31 | Total R$65,19 | |
8 x de R$8,29 | Total R$66,29 | |
9 x de R$7,49 | Total R$67,40 | |
10 x de R$6,85 | Total R$68,53 |
Autores: Cláudio Pinto Nunes - Nilma Margarida de Castro Crusoé
Sinopse:
Se, por um lado, podemos dizer que essas "fronteiras" possibilitam uma dada delimitação temática, isto é, legitimam campos teórico-metodológicos específicos, com seus conceitos e definições afins expressando, quase sempre, uma maior especialização e um maior aprofundamento das abordagens dos temas, por outro, é inegável que essa forma de escrita implica, sobremaneira, maior compartimentalização da própria área da educação, mesmo quando se usa como referência o paradigma da complexidade. [...]. É nessa perspectiva de tentar fazer dialogar diferentes temas, sem perder suas especificidades, que este livro se situa. Para tanto, sua organização foi pensada a partir de dois grandes eixos, em torno dos quais gravitam campos temáticos discursivos complexos, a saber: o campo das discussões sobre formação de professores e o campo das discussões sobre currículo e gestão educacional. Nesse sentido, do mesmo modo em que esses campos, nos textos que compõem cada eixo, guardam suas especificidades a partir de diferentes temáticas, os mesmos também são conectados por inúmeros fios comuns garantindo, assim, uma dimensão de multiplicidade em meio ao processo de identificação temática proposto pelos organizadores da obra.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544403303
DOI:10.24824/978854440330.3
Ano de edição:2015
Número de páginas:196
Formato:16x23
Assunto:
Formação de professores, currículo e gestão educacional / organização Cláudio Pinto Nunes, Nilma Margarida de Castro Crusoé.
196 p.
Inclui bibliografia
ISBN 978-85-444-0330-3
1. Educação - Estudo e ensino. 2. Professores - Formação. I. Nunes, Cláudio Pinto. II. Crusoé, Nilma Margarida de Castro.
15-19772
CDD: 370.1
CDU: 37.01
SUMÁRIO
PREFÁCIO
Carlos Eduardo Ferraço
EIXO
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
DIREITOS E DEVERES DOS PROFESSORES -
a perspectiva dos alunos
Sónia Rodrigues
João Amado
Teresa Pessoa
AS TIC NO ENSINO SUPERIOR, UMA POSSIBILIDADE DE FORMAÇÃO
Claudinei de Camargo Sant´Ana
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR LEITOR-NARRADOR DE TEXTOS FICCIONAIS EM ATIVIDADES REALIZADAS NO PROJETO PIBID
José Ricardo Carvalho
FORMAÇÃO DOCENTE E ATUAÇÃO NA EDUCAÇÃO DO CAMPO
Anajara Gomes Amorim
Cláudio Pinto Nunes
FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO:
como docentes universitários buscam desenvolver
seus saberes pedagógicos?
Édiva de Sousa Martins
Sandra Regina Soares
GESTOS DA DOCÊNCIA:
experiências de formação inicial e continuada de professores
Ester Maria de Figueiredo Souza
Denise Aparecida Brito Barreto
EIXO
CURRÍCULO E GESTÃO EDUCACIONAL
POLÍTICAS COTIDIANAS DE GESTÃO, CURRÍCULO E DOCÊNCIA:
ou sobre a complexidade das redes de saberesfazeresnas pesquisas
com os cotidianos das escolas
Carlos Eduardo Ferraço
O CURRÍCULO PRESCRITO DE HISTÓRIA NA BAHIA:
um estudo da jornada pedagógica
Maria Cristina Dantas Pina
Eleuza Diana Almeida Tavares
ATOS DE CURRÍCULO COMO CURRÍCULOS EM
ESTADO DE FLUXO
Roberto Sidnei Macedo
CONSTRUÇÃO DE ‘GOSTOS’ E ‘DESGOSTOS’ NA ESCOLA:
‘coisas’ de meninos e ‘coisas’ de meninas?
Adla Betsaida Martins Teixeira
Marcel de Almeida Freitas
ESTUDO INTRODUTÓRIO SOBRE A CONSTITUIÇÃO DA
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA NO CONTEXTO DA REDE
ESTADUAL DE ENSINO DA BAHIA (DIREC )
Anely Silva Oliveira
José Jackson Reis dos Santos
Sandra Márcia Campos Pereira
A RELAÇÃO ENTRE OS ENTES FEDERADOS NA
POLÍTICA DE PLANEJAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA:
o Plano de Ações Articuladas - PAR - no desenvolvimento
da gestão municipal
Maria Couto Cunha
Jean Mário Araújo Costa
Rosemeire Baraúna Meira de Araújo
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE GESTORES E PROFESSORES
SOBRE GESTÃO EDUCACIONAL NO MUNICÍPIO DE
BARRA DO CHOÇA, BAHIA
Márcia da Silva Oliveira
Nilma Margarida de Castro Crusoé
Núbia Regina Moreira
SOBRE OS AUTORES