15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$46,33 sem juros | Total R$46,33 | |
2 x de R$23,17 sem juros | Total R$46,33 | |
3 x de R$15,44 sem juros | Total R$46,33 | |
4 x de R$11,99 | Total R$47,95 | |
5 x de R$9,75 | Total R$48,77 | |
6 x de R$8,27 | Total R$49,60 | |
7 x de R$7,21 | Total R$50,44 | |
8 x de R$6,41 | Total R$51,29 | |
9 x de R$5,79 | Total R$52,15 | |
10 x de R$5,30 | Total R$53,02 |
Autores: Nataly Carvalho Lopes, Tathiane Milaré (Orgs.)
Sinopse:
O lugar de onde falamos contribui para as características e os objetivos da escrita deste livro. A que nos dedicamos, nos coloca na defesa da mesma causa: a formação de professores de ciências. Somos, em maioria, docentes dos cursos de licenciaturas em química, física e ciências biológicas do Centro de Ciência Agrárias – CCA, da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar campus Araras. Outros coautores são nossos colaboradores de longa data, que contribuíram para nossa formação na docência do ensino superior, seja em programas de pós-graduação, grupos de pesquisa ou outro tipo de interação acadêmica. Neste ano de 2017 em que publicamos esta obra, vivenciamos uma crise política e social no país, o que tem agravado substancialmente os problemas relacionados à educação, à ciência e à tecnologia, em termos de recursos financeiros e cerceamento de direitos e autonomias sociais, o que culmina na necessidade cada vez maior de investimentos em formação de professores críticos, autônomos e atuantes na sociedade. Neste contexto, esta produção reflete sobre a formação de professores em um novo âmbito, de acordo com a diversidade de pensamentos e propostas educacionais dos vários pesquisadores envolvidos. Esperamos que a leitura seja uma inserção do leitor às diversas propostas de formação de professores que nossos estudantes nas licenciaturas e do curso de mestrado em educação para as Ciências e Matemática do campus têm acesso. Ademais, a nossa esperança sempre decai sobre o impacto desta formação docente na sociedade, em médio e longo prazo, de modo que o que concretizamos em formato de livro seja o firmamento de nosso compromisso com a melhoria da educação básica e superior no país.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544414354
DOI:10.24824/978854441435.4
Ano de edição:2017
Número de páginas:200
Formato:16x23
Assunto:
F692
Formação de professores de ciências: propostas de pesquisas, ensino e extensão nas
licenciaturas. / Nataly Carvalho Lopes, Tathiane Milaré
(organizadoras).
200 p.
Bibliografia
ISBN 978-85-444-1435-4
1. Educação - formação 2. Ciências - licenciaturas I. Lopes, Nataly Carvalho. org. II.
Milaré, Tathiane. org. III.Título IV. Série.
CDD 370.71
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
Nataly Carvalho Lopes
Tathiane Milaré
CURSOS DE LICENCIATURA EM QUÍMICA E EM BIOLOGIA:
etapa fundamental para aprendizagem pedagógica
e início da profissão docente
Anselmo João Calzolari Neto
Elaine Gomes Matheus Furlan
PERCEPÇÃO DOS LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS
BIOLÓGICAS SOBRE PAPEL DO ESTÁGIO
SUPERVISIONADO EM SUA FORMAÇÃO
Isabela Custódio Talora Bozzini
Mariana Santos
O TRABALHO INTEGRADO COMO ESTRATÉGIA PARA
FORMAÇÃO DOCENTE EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Renata Sebastiani
Fernanda Vilhena Mafra Bazon
CONFIGURAÇÃO DA BASE DE CONHECIMENTO PARA
O ENSINO NA ESTRUTURA CURRICULAR DOS CURSOS DE LICENCIATURA DA UFSCAR-ARARAS
Tathiane Milaré
Anselmo João Calzolari Neto
Estéfano Vizconde Veraszto
Elaine Gomes Matheus Furlan
Isabela Custódio Talora Bozzini
PRESSUPOSTOS DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL E A
FORMAÇÃO DOCENTE
Paulo Cézar de Faria
Fernanda Vilhena Mafra Bazon
FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO BÁSICA
EM CONTEXTOS INCLUSIVOS: reflexões sobre
uma atividade curricular na UFSCar
Fernanda Vilhena Mafra Bazon
Daniele Lozano
Cláudia Gomes
CEGUEIRA CONGÊNITA E TRABALHO CIENTÍFICO: um estudo introdutório sobre a percepção de professores em formação
em Ciências da Natureza
Estéfano Vizconde Veraszto
Eder Pires de Camargo
José Tarcísio Franco de Camargo
PERFIL DO PROFESSOR A SER FORMADO NOS
CURSOS DE LICENCIATURA EM QUÍMICA, EM FÍSICA E
EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NA UFSCAR-CAMPUS ARARAS
E A PERSPECTIVA CTS
Isabela Custódio Talora Bozzini
Tathiane Milaré
Anselmo João Calzolari Neto
Estéfano Vizconde Veraszto
OS PEQUENOS GRUPOS DE PESQUISA COMO ASSOCIAÇÕES LIVRES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Nataly Carvalho Lopes
Washington Luiz Pacheco de Carvalho
ASTRONOMIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO
FUNDAMENTAL:uma parceria universidade e escola
Alexandre Barai
Douglas Garrido
Gustavo Ityanagui
Matheus Navi dos Santos Silva
João Teles de Carvalho Neto
SOBRE OS AUTORES