1 x de R$0,00 sem juros | Total R$0,00 | |
2 x de R$0,00 sem juros | Total R$0,00 | |
3 x de R$0,00 sem juros | Total R$0,00 | |
4 x de R$0,00 | Total R$0,00 | |
5 x de R$0,00 | Total R$0,00 | |
6 x de R$0,00 | Total R$0,00 | |
7 x de R$0,00 | Total R$0,00 | |
8 x de R$0,00 | Total R$0,00 | |
9 x de R$0,00 | Total R$0,00 | |
10 x de R$0,00 | Total R$0,00 |
Amostra:
Clique aqui para ver a amostra do livro (PDF)
Link PDF
Sinopse:
A educação contemporânea, compreendida como um fenômeno social, situado historicamente e inerentemente relacional, é atravessada por aspectos sociais distintos, os quais produzem reverberações desde as finalidades do processo educativo, perpassando o currículo e alcançando as ações de sala de aula. Considerando as mudanças sociais e suas implicações no contexto educacional, nas dinâmicas de aprendizagem e nos processos de formação de professores, torna-se imperativo refletir sobre essas questões. Nesse livro apresentamos reflexões sobre o modo pelo qual o desenvolvimento profissional docente mobiliza mudanças no ensino da Matemática e contribui para a aprendizagem matemática dos alunos.
Autores:
ADRIANA RICHIT
Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Pós-doutorado pela Universitat de Barcelona. Pós-doutorado pelo Instituto de Educação, Universidade de Lisboa. Doutora em Educação Matemática pela UNESP. Professora, Classe E, nível Associado, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus de Erechim — Erechim, RS. Docente do Programa de Pós-graduação em Educação da UFFS. Coordenadora do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (UFFS). Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática e Tecnologias (GEPEM@T). Atua principalmente nos seguintes temas: Estudos de aula (lesson study) e desenvolvimento profissional de professores; Conhecimento e Desenvolvimento Profissional Docente; Ensino e Aprendizagem; Tecnologias Digitais no Ensino e Aprendizagem de Matemática; Políticas Públicas Educacionais para a Formação de Professores; Formação Inicial e Continuada de Professores; e Prática docente na Educação Básica.
ANDRESSA KUNZ
Mestranda em Educação, na especialidade Formação de Professores, pela Universidade Federal da Fronteira Sul. Graduada em Física-Licenciatura pelo Instituto Federal Catarinense (2015). Especialista em Ensino de Física pelo Instituto Prominas Serviços Educacionais (2018) e possui segunda licenciatura em Ciências Biológicas pela Faculdade Única de Ipatinga (2022). Atualmente faz parte do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática e Tecnologias (GEPEM@T). Integrante no projeto de pesquisa Ensino e Aprendizagem e Formação de Professores. Atua como professora em caráter temporário (ACT) de Física pela Escola de Educação Básica Prof. Nelson Horostecki e na Escola de Educação Básica Marechal Bormann. Tem experiência na área de Física, Ciências e Biologia.
ANTONIO ADEMIR ANDRIOLI
Mestre em Educação pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) — Campus Chapecó/SC. Professor efetivo na rede pública de ensino de Santa Catarina, atuando como professor de Matemática no Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática e Tecnologias (GEPEM@T). Dedica-se ao estudo de temáticas da Educação Matemática, com ênfase aos Estudos de Aula, desenvolvimento profissional docente e formação inicial e continuada de professores que atuam na Educação Básica.
ANTONIO CARLOS DE SOUZA
Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul (2013). Possui mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul (2007), especialização em Administração Escolar e Coordenação Pedagógica pela Universidade Veiga de Almeida (2003) e graduação em Matemática (Licenciatura Plena) pela Universidade Braz Cubas (1997). Atualmente, é professor da Universidade Estadual Paulista (UNESP), atuando no Departamento de Matemática da Faculdade Engenharia de Guaratinguetá e no Programa de Pós-graduação em Educação Matemática do Instituto de Geociências e Ciências Exatas de Rio Claro. Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas Outros Olhares para a Matemática (GEOOM) da Universidade Federal de São Carlos, líder do Grupo de Pesquisa em Educação Estatística (GPEE) da UNESP, Campus de Rio Claro, e pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática (GEPEM) da UNESP, Campus de Guaratinguetá.
BRUNA CAROLINE RODRIGUES
Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal da Fronteira Sul — UFFS, Campus Erechim, RS. Bolsista de Iniciação Científica vinculada ao CNPq no projeto Desenvolvimento Profissional de Professores e Futuros Professores em Estudo de Aula pela mesma instituição. Formada no Curso Normal — Magistério pela Escola Estadual Normal José Bonifácio, em Erechim, RS. Professora efetiva de Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental na rede municipal de Erechim, RS. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática e Tecnologias (GEPEM@T).
FERNANDA MARIA ARCARI
Mestre Profissional em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), na Linha de Pesquisa em Processos Pedagógicos, Políticas e Gestão Educacional. Possui graduação em Pedagogia e Educação Especial, além de especializações nas áreas de Educação, Educação Especial, Fundamentos e Organização Curricular e Gestão Escolar. Atualmente, cursa Direito na UCEFF Chapecó. Atua no setor de Planejamento Educacional da Secretaria Municipal de Educação de Chapecó-SC, com experiência em docência, coordenação pedagógica e gestão escolar. Membro integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática e Tecnologias (GEPEM@T). Também é membro dos grupos de pesquisa GEPREM e GRUPEE, todos vinculados à Universidade Federal da Fronteira Sul.
FERNANDA SCHONS
Mestranda no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) — Campus Erechim, com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Possui formação em Ensino Médio Profissional — Magistério pela Escola Estadual Normal José Bonifácio (Erechim/RS) e graduação em Licenciatura em Matemática pelo Centro Universitário Internacional (Uninter). Seu interesse de pesquisa está centrado no ensino de Matemática, sobretudo com os temas: livro didático, políticas públicas educacionais, ensino e aprendizagem na educação básica, tecnologias digitais no ambiente escolar e Educação Matemática. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática e Tecnologias (GEPEM@T) e o Grupo de Pesquisa em Educação Emocional (GRUPEE).
JARDEL LANSING
Mestre em Educação pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) — Campus Chapecó/SC, com licenciatura em Matemática pela mesma instituição. Atua como professor de Matemática na Educação Básica, lecionando para turmas do Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Sua trajetória acadêmica inclui participação em grupos de pesquisa como o Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática e Tecnologias (GEPEM@T) e o Grupo de Estudos e Pesquisas com Professores que Ensinam Matemática (GEPREM/UFFS). Seus interesses de pesquisa concentram-se na Educação Matemática, com ênfase em Estudos de Aula (Lesson Studies), desenvolvimento profissional docente e formação inicial e continuada de professores que atuam na Educação Básica.
JULIANE COLLING
Doutoranda em Educação pela Universidade de Lisboa (ULisboa), na linha de pesquisa TIC na Educação. Mestra em Educação pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), especialista em Metodologias Ativas, Gestão e Tutoria em Educação a Distância e Engenharia de Sistemas, Licenciada em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Santa Catarina, Graduada em Gestão da Tecnologia da Informação pela FAI Faculdades. Atua profissionalmente em projetos de Tecnologias Educacionais, Inovação e Cultura Digital, especialmente na formação docente e mobilização de redes colaborativas. É integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática e Tecnologias (GEPEM@T) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).
LIDIANE RONSONI MAIER
Doutora em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática na UNESP — Rio Claro, SP. Mestra em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Fronteira Sul. Licenciada em Matemática pela Universidade Comunitária Regional de Chapecó. Professora do curso de Matemática da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC). Pesquisadora nos grupos de pesquisa de Gestão e Inovação Educacional (GPEGIE) e Pesquisa em Educação Matemática e Tecnologias (GEPEM@T) da UFFS. Também participa como membro do Grupo História Oral e Educação Matemática (GHOEM) da UNESP. Principais interesses de pesquisa: Estágio Supervisionado, Formação de Professores de Matemática, História Oral, História da Educação Matemática, Gestão da Educação e Metodologias de Pesquisa.
MARIA DO SOCORRO SOUZA
Doutora em Educação pela Universidade de Lisboa (ULisboa), na linha de pesquisa TIC na Educação. Mestra em Ensino pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Especialista em Tecnologias na Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio De Janeiro (PUC-Rio) e em Pesquisa Educacional pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Bacharel em Direito (UERN) e licenciada em Letras – Língua Portuguesa e Língua Inglesa (UERN). Atua na formação de professores da Educação Básica para a integração das TIC nos processos de ensino e aprendizagem.
MAURI LUÍS TOMKELSKI
Doutor em Educação, na especialidade de Didática das Ciências pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa – ULisboa, Portugal. Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Franciscana, Santa Maria, RS, Brasil. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática e Tecnologias (GEPEM@T), da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS campus de Erechim. Docente efetivo na Secretaria da Educação do Estado do Rio Grande do Sul — SECUD/RS, vinculado à 15ª Coordenadoria Regional de Educação, atuando como assessor pedagógico. Áreas de atuação: Educação Matemática, Ensino de Física, Ensino de Nanociências e Nanotecnologia, Desenvolvimento Profissional Docente, Formação de Professores, Conhecimentos Profissionais e Estudos de Aula (Lesson Study).
NAIRA TAMIOSO
Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal da Fronteira Sul. É mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Fronteira Sul. É pesquisadora bolsista pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática e Tecnologias (GEPEM@T) e do Grupo de Estudos e Pesquisas Escola de Vigotski (GEPEVI). A sua investigação foca-se, sobretudo, nas áreas de desenvolvimento profissional de professores pedagogos, dando particular atenção à formação na docência.
ROSANE ROSSATO BINOTTO
Pós-doutorado na área de Educação Matemática – UNESP. Doutora em Matemática – UNICAMP. Mestra em Matemática pela UFSCar. Licenciada em Matemática pela UFSM. Professora associada da UFFS, Campus Chapecó, SC. Docente do Programa de Pós-graduação em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT/UFFS. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática e Tecnologias (GEPEM@T) e vice-líder do Grupo de Pesquisa em Tecnologias da Informação e Comunicação, Matemática e Educação Matemática (GPTMEM). Atua principalmente nos seguintes temas: Tecnologias Digitais no Ensino e Aprendizagem de Matemática, Formação Continuada de Professores, Pensamento Computacional e Criatividade em Matemática.
VALÉRIA ESPÍNDOLA LESSA
Doutora em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Mestre em Ensino de Matemática e Licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora do Ensino Básico Técnico e Tecnológico (EBTT) do Instituto Federal de Educação e Tecnologia (IFRS), Campus Erechim, RS. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática e Tecnologias (GEPEM@T), da UFFS. Tem experiência nas áreas de Matemática e Educação Matemática, com ênfase nas tecnologias digitais.
VITOR JOSÉ PETRY
Doutor em Matemática Aplicada pela UFRGS. Mestre em Matemática pela UNIJUÍ. Licenciado em Matemática pela URI. Atualmente, é professor associado da UFFS, Campus Chapecó, SC. Docente do Programa de Pós-graduação em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT/UFFS. Atua na formação de Professores desde 2000. Tem experiência nas áreas de Matemática e Educação Matemática, com ênfase em modelagem matemática no ensino, metodologias ativas e no desenvolvimento de pesquisas com objetos virtuais aprendizagem, especialmente utilizando o software GeoGebra.
Detalhes
ISBN: 978-65-251-7790-8
ISBN Digital: 978-65-251-7791-5
DOI: 10.24824/9786525177908.8
Ano da Edição: 2025
Distribuidora: Editora CRV
Número de páginas: 272
Formato do livro: 16x23
Numero da Edição: 1
Assunto: F692 Formação de professores e o ensino da matemática Adriana Richit, Rosane Rossato Binotto, Lidiane Tania Ronsoni Maier (orgs) – Curitiba CRV, 2025 272 p Bibliografia ISBN Digital 9786525177915 ISBN Físico 9786525177908 DOI 10248249786525177908 ISBN Digital 978-65-251-7791-5 ISBN Físico 978-65-251-7790-8 DOI 10.24824/978652517790.8 1 Educação Matemática 2 Desenvolvimento profissional docente 3 Estudos de aula 4 Tecnologias Digitais 5 Educação Básica e Superior I Richit, Adriana, org II Binotto, Rosane Rossato, org III Maier, Lidiane Tania Ronsoni, org IV Título V Série CDU 3701843 CDD 37071