15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$98,01 sem juros | Total R$98,01 | |
2 x de R$49,01 sem juros | Total R$98,01 | |
3 x de R$32,67 sem juros | Total R$98,01 | |
4 x de R$25,36 | Total R$101,43 | |
5 x de R$20,63 | Total R$103,17 | |
6 x de R$17,49 | Total R$104,93 | |
7 x de R$15,24 | Total R$106,70 | |
8 x de R$13,56 | Total R$108,51 | |
9 x de R$12,26 | Total R$110,32 | |
10 x de R$11,22 | Total R$112,16 |
Autores: Maria do Socorro Castro Hage (Org.)
Sinopse:
O estudo sobre “Formação de professores e práticas educativas”, objetiva apresentar resultados de pesquisas desenvolvidos por acadêmicos de diferentes Instituições de ensino superior do Estado do Pará e profissionais da educação, tendo como foco principal a formação dos professores entre diferentes práticas educativas em diferentes realidades. O trabalho foi organizado a partir das ações do Grupo de Pesquisa sobre Práticas Pedagógicas e formação docente: um enfoque interdisciplinar– GPEFORP, como uma obra comemorativa pelos dez anos do referido Grupo. Quando buscamos refletir sobre a formação docente e as práticas educativas, consideramos inicialmente a necessidade do pensamento crítico, contextualizando os rumos da educação e da qualificação do profissional que atua nos diferentes espaços pedagógicos na atual conjuntura de nosso país. Nesse sentido, a organização desta obra se dá numa perspectiva integradora, onde trazemos para esse espaço de discussão, não apenas os acadêmicos dos diferentes cursos de Instituições de ensino superior do Estado do Pará, mas também, professores da rede pública e privada de ensino, gestores e demais profissionais que buscam socializar seus estudos acerca de diferentes temáticas numa obra com enfoque interdisciplinar. A produção deste livro, é fruto também, das ações desenvolvidas pelo Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Práticas Pedagógicas e Formação Docente: Um enfoque interdisciplinar – GPEFORP – como uma obra comemorativa pelos 10 anos de existência do Grupo. É grande a alegria e satisfação que apresentamos aos leitores vários artigos, tratando de diferentes realidades em diferentes contextos.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9786555784954
DOI:10.24824/978655578495.4
Ano de edição:2020
Número de páginas:410
Formato:16x23
Assunto:
Maria do Socorro Castro Hage
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS EDUCATIVAS
H141
Formação de professores e práticas educativas Maria do Socorro Castro Hage
(organizadora) – Curitiba CRV, 2020
410 p
Bibliografi a
ISBN Digital 978-65-5578-496-1
ISBN Físico 978-65-5578-495-4
DOI 10248249786555784954
1 Educação 2 Formação docente 3 Práticas educativas 4 Pesquisa I Hage, Maria do
Socorro Castro org II Título III Série
CDU 37 CDD 37071
a do Socorro Castro Hage
PREFÁCIO
Vitor Nazareno da Mata Martins
CAPÍTULO
A VALORIZAÇÃO DAS HISTÓRIAS E MEMÓRIAS DOCENTES
NAS PESQUISAS EDUCACIONAIS
Maria do Socorro Castro Hage
André Ilson Garcia dos Santos
Altina Mergulhão de Souza
CAPÍTULO
REFLEXÕES SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DO PIBID DIVERSIDADE NA
RELAÇÃO UNIVERSIDADE – EDUCAÇÃO BÁSICA DO CAMPO
Joel Dias da Fonseca
Salomão Antonio Mufarrej Hage
CAPÍTULO
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM BELÉM DO
PARÁ a educação para o trânsito como foco
Diana Lemes Ferreira
Rejane Pinheiro Chaves
Jessyca Moraes de Oliveira
CAPÍTULO
FORMAÇÃO DE PROFESSORES (AS) EM EDUCAÇÃO FÍSICA NA
AMAZÔNIA a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em questão
Maria da Conceição dos Santos Costa
Barbara Araújo da Silva
CAPÍTULO
A PRÁTICA DOCENTE E A INFÂNCIA DO CAMPO
apontamentos sobre a construção da identidade camponesa
Aline Lopes Araújo
Carlos Renilton Cruz
CAPÍTULO
O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA E O TRABALHO
NA EDUCAÇÃO PRISIONAL
Maria Auxiliadora Maués de Lima Araujo
Jesyan Wilysses Oliveira Guimarães
Taize Rocha Coqueiro
Maria Hage - indd CAPÍTULO
MOVIMENTO MOEDA VERDEIDEASSU E MOEDOTECAUEPA
um relato de experiência sobre as práticas pedagógicas em ambientes
não escolares com bolsistas NAEUEPA
Erica Leticia da Silva Madeira
Lucas Cézar Carvalho da Costa
Andreza Lima Araújo
Maria Claudene da Silva Cruz
Natalina dos Santos Medeiros
CAPÍTULO
CONTEXTUALIZANDO A EDUCAÇÃO INFANTIL um enfoque
sobre o lúdico na perspectiva de aprendizagem
Ana Flávia Costa Freitas
Danúbia Silva da Silva
Denise Sena da Silva
Jonh Elvis Martins
Josué de Carvalho Casseb Júnior
CAPÍTULO
OS EGRESSOS DO CURSO DE PEDAGOGIA E O MUNDO DO
TRABALHO analisando as contribuições da universidade na formação
profissional dos pedagogos do Campus X Igarapé-Açu
Adriana Dias da Cruz
Ana Camila Costa de Oliveira
Adria Leticia Morais dos Anjos
Maria do Socorro Castro Hage
CAPÍTULO
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS desafios enfrentados por professores
em classes multisseriadas
Ricardo Phillipe Lima Amaral
Wanessa Nogueira Silva
João Batista Santiago Ramos
Witalo Nonato Nunes Bezerra
Maria José Conceição dos Santos
CAPÍTULO
O LÚDICO NA MATEMÁTICA uma ferramenta metodológica no processo
de ensino aprendizado nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Bárbara da Silva Ivo
Joelma de Oliveira Gomes
Mauro Laureno do Amaral
Rayane Tamborini Martins
Waléria Duarte Silva
Maria Hage - indd CAPÍTULO
UMA REFLEXÃO SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE A PARTIR DAS
EXPERIÊNCIAS DE ORIUNDOS DO PARFOR
Gênice Aragão de Sousa
Éderson Luís Aragão de Sousa
Émerson Aragão de Sousa
CAPÍTULO
O CURRÍCULO E A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
um estudo em uma turma da EJA no Centro Educacional Sesc Ler –
São Francisco do Pará
Maria Railane da Costa
Terezinha Glauciele Braga Ávila
Ester Marques da Conceição
CAPÍTULO
ESTRATÉGIAS DE LEITURA NA PRÁTICA DOCENTE um relato
de experiência a partir do Programa Institucional o PIBID
Laís Fernanda Pinheiro Dias
Lara Maria da Cruz Nogueira
Nadine Moraes da Silva
Thamires de Sousa Nascimento
Thayla Pereira Farias
CAPÍTULO
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS uma pesquisa sobre evasão
escolar em uma escola pública no município de Igarapé-AçuPA
Nubiane Amaral Ferreira
Paloma de Sousa Filomeno
Sandra Maiara da Silva Freire
CAPÍTULO
O LÚDICO COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO CONTEXTO
MULTISSERIADO um enfoque a partir da atuação no PIBID-UEPA
Aleyse da Silva e Silva
Beatriz Santos da Silva
Elizangela Gomes Silva
CAPÍTULO
DIVERSIDADE CULTURAL E CURRÍCULO um olhar a partir das
ações do PIBID nas classes multisseriadas rurais do município de
Igarapé-AçuPA
Crislane Nazaré de Souza Bezerra
Jaqueline Silva Castro
Maria Girlane da Costa Oliveira
Mariana Oliveira de Souza
Rebeca de Oliveira Costa
Maria Hage - indd CAPÍTULO
AS CONTRIBUIÇÕES DOS MATERIAIS PEDAGÓGICOS NO
PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM uma análise a partir
da atuação no PIBIDUEPA em uma escola multisseriada do município
de Igarapé-AçuPA
Maria Girlane da Costa Oliveira
Nadine da Silva Moraes
Rebeca de Oliveira Costa
CAPÍTULO
AS IMPLICAÇÕES DAS REALIDADES DOS ALUNOS NO
CURRÍCULO um estudo feito em uma escola pública no
município de Igarapé-AçuPA
Ana Flávia Costa Freitas
Juliana Santos Nunes
Mariana Oliveira de Souza
Sinthya Madalene Ramos Sena
Willian José de Araujo Nunes
CAPÍTULO
A RELAÇÃO ENTRE O COORDENADOR PEDAGÓGICO E A
FAMÍLIA desafios e perspectivas em uma escola pública
no município de São Miguel do Guamá
Dayane Neves Silva
Francisca Naele Lima de Oliveira
Francisca Natiele Lima de Oliveira
CAPÍTULO
PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA GEOMETRIA
ESPACIAL uma abordagem para o º ano do Ensino Médio
Emily da Costa Madeira
Erica Leticia da Silva Madeira
Franco Deyvis Lima de Sena
CAPÍTULO
REPRESENTAÇÃO POLÍTICA contribuições para a formação
docente a partir das práticas desenvolvidas no
Diretório Acadêmico do Campus X
Alan William Ribeiro da Costa
Emilly Rafaelle Botelho de Freitas
Fernanda Lemos de Oliveira
Manuela dos Santos Gabriel
Maria Hage - indd CAPÍTULO
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, SUSSURROFONE COMO
INSTRUMENTO FACILITADOR PARA ALFABETIZAR
uma experiência na escola Shekiná, em Moju-PA
Alda Lúcia Paiva Borges
Antonio Marcos de Souza Santos
Dora Irene Alves Valente
Iraneide Conceição Lameira Serpa
Tatyane de Souza Beijamim
CAPÍTULO
PLATAFORMAS DIGITAIS uma experiência com o Kahoot na revisão
de conceitos de função quadrática
Hebison Almeida dos Santos
Augusto Lacerda Lopes de Carvalho Júnior
Anderson Portal Ferreira
Pedro Augusto Lopes Rosa
CAPÍTULO
A MODELAGEM MATEMÁTICA DE EMBALAGENS
uma estratégia para o ensino da geometria
Thayse Maria Gomes de Sousa
Emerson Batista Gomes
Franco Deyvis Lima de Sena
CAPÍTULO
DESAFIOS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
um relato de experiência com base na disciplina de Fundamentos Teóricos
Metodológicos do Ensino de História
Alessandra Thais Monteiro Reis
Ana Flávia Moraes do Nascimento
Nayane Tamborini Martins
Túlio Augusto Pinho de Vasconcelos Chaves
CAPÍTULO
O DESENHO ANIMADO NO PROCESSO DE ENSINO
uma proposta para trabalhar na educação com surdos
Carla Georgia Travassos Teixeira Pinto
Carla Regina Santos Paes
Kátia Regina Souza da Silva
CAPÍTULO
MERCADO EDUCACIONAL uma análise do Curso de Pedagogia
no Estado do Pará
Maria Caroline Cavalcante dos Santos
Mônica Eliana de Oliveira Ferreira
Nonato Sousa Gonçalves
Maria Hage - indd CAPÍTULO
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA
uma breve análise a partir da aplicação de questionários
Emily da Costa Madeira
Felipe de Sousa Aquino
Savia Hora da Silva
CAPÍTULO
PRÁTICAS DOCENTE FRENTE À INCLUSÃO DO ALUNO SURDO
EM UMA PERSPECTIVA BILÍNGUE
Gleyse Milene Nogueira
Ivanilton Ferreira
Maria Aline Marques
CAPÍTULO
QUÍMICA E BIOLOGIA uma proposta interdisciplinar nas séries
do ensino médio numa escola pública, no Município
de Garrafão do Norte-PA
Francisco Altielis Lima Magalhaes
Beatriz de Oliveira Mota
Patricia Lima de Oliveira
CAPÍTULO
AULA DIALOGADA uma proposta metodológica utilizada nas
aulas de Ciências com alunos da EJA
Anilto Bitencourt Quaresma
Mayanna Igreja dos Santos
Odenilza Silva Garcia
CAPÍTULO
PRODUTO EDUCACIONAL uma sequência Didática para o Ensino das
Relações Métricas no Triângulo Retângulo com o Auxílio do GeoGebra
Anderson Portal Ferreira
Pedro Augusto Lopes Rosa
Augusto Lacerda Lopes de Carvalho Júnior
Hebison Almeida dos Santos
CAPÍTULO
UMA ANÁLISE DA MODELAGEM MATEMÁTICA COMO UMA
PROPOSTA DE ENSINO
Geyce Magalhaes Moraes
Delliene da Silva Correa
Jandir Leonardo Lima Silva
Maria Hage - indd CAPÍTULO
AS DIFICULDADES NA UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS COMO
FERRAMENTAS AUXILIADORAS NO PROCESSO
DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Luis Felipe Silva da Costa
Jailson Ferreira de Oliveira
Wesley Lins Pimentel
Alan dos Reis Silva
CAPÍTULO
ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES uma proposta sequencial para o
ensino e aprendizagem de medidas de tendência central à luz de
metodologias ativas
Augusto Lacerda Lopes de Carvalho Júnior
Anderson Portal Ferreira
Hebison Almeida dos Santos
Pedro Augusto Lopes Rosa
CAPÍTULO
NEUROCIÊNCIA E A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA uma análise teórica
da matemática como acontecimento na sala de aula
Anny Hellen Silva de Araújo
Francilene Almeida Vieira dos Santos
Juliana Caroline Farias Teixeira
CAPÍTULO
OS ESTIGMAS SOBRE O DIAGNOSTICADO COM TRANSTORNO
DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH)
Samantha Ferreira Oliveira
Antonio Cleiton da Silva de Sousa
Monise Campos Saldanha