15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$51,27 sem juros | Total R$51,27 | |
2 x de R$25,64 sem juros | Total R$51,27 | |
3 x de R$17,09 sem juros | Total R$51,27 | |
4 x de R$13,26 | Total R$53,06 | |
5 x de R$10,79 | Total R$53,97 | |
6 x de R$9,15 | Total R$54,89 | |
7 x de R$7,97 | Total R$55,82 | |
8 x de R$7,10 | Total R$56,76 | |
9 x de R$6,41 | Total R$57,71 | |
10 x de R$5,87 | Total R$58,67 |
Autores: Maria do Socorro Castro Hage - Rafael Silva Patrício (Orgs.).
Sinopse:
Esta obra que trata da “Formação de professores em múltiplas realidades: aproximações entre pesquisas e práticas pedagógicas” nos apresenta 15 artigos como resultados de estudos, pesquisas, experiências e ações educativas, tendo como foco principal a formação docente, vinculados às ações de pesquisadores, professores e acadêmicos da Universidade do Estado do Pará- UEPA, inseridos no Grupo de Estudos e Pesquisas – GPEFORP. Sabemos que a relação entre formação docente, pesquisas e práticas pedagógicas têm ganhado força e visibilidade nos últimos tempos na busca da superação do distanciamento entre os saberes acadêmicos e os saberes dos professores e suas ações educativas. Assim, esse livro traz em seus diferentes textos, a importância da relação entre a pesquisa nos cursos de licenciatura das IES e as escolas públicas de educação básica. Sabemos que o nosso país vive atualmente um momento crítico da sua história, é urgente e necessário reagir, é preciso lutar, é imprescindível mudar. Realizar a mudança diante dessa conjuntura perpassa, necessariamente, por uma formação pela e para a pesquisa. Nesse sentido, os escritos deste livro, nos proporcionam uma análise nessa direção - o professor-pesquisador trabalha com objetivos emancipatórios, ancorados em uma concepção crítica de educação – essa concepção proporciona aproximações entre pesquisas e práticas pedagógicas, elevando a prática do professor à condição de uma práxis que articule ação-reflexão - ação e os saberes produzidos nas mais diferentes realidades.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544416167
DOI:10.24824/978854441616.7
Ano de edição:2017
Número de páginas:226
Formato:16x23
Assunto:
Z27
Hage, Maria do Socorro Castro
Formação de professores em múltiplas realidades: aproximações entre pesquisas e práticas pedagógicas. / Maria do Socorro Castro Hage, Rafael Silva Patrício (orgs).
226 p.
Bibliografia
ISBN:978-85-444-1616-7
DOI:10.24824/978854441616.7
1. Educação 2. Formação de professores 3. Práticas pedagógicas 4. Educação infantil I. Hage, Maria do S. C. org. II. Patrício, Rafael S. org. III. Título IV. Série.
CDD 370.71
SUMÁRIO
PREFÁCIO
Ana Claudia Pereira
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO NORTEADOR DA FORMAÇÃO DOCENTE: reflexões atuais
Maria do Socorro Castro Hage
Rafael Silva Patrício
EDUCAÇÃO INFANTIL: Formação Docente na perspectiva da igualdade racial a partir da construção das Bonecas Abayomi
Denise Sena da Silva
Maria Claudene da Silva Cruz
CAPITULO
A RELAÇÃO ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR QUE ATUA NA ZONA RURAL: desafios no cotidiano da escola multisseriada em Igarapé-Açu
Carlos Renato de Freitas Cruz
Natalina dos Santos Medeiros
COTIDIANO, ESTUDO E TRABALHO EM RELATOS:
um olhar para as perspectivas e desafios da EJA a partir
do ensino de geografia
Clícia da Silva Santos
Antônio Alef Viana da Silva
José Yorran da Costa Araujo
Luana de Araújo Assunção
Alcione Santos de Souza
ENSINO MÉDIO: evasão escolar e desigualdade social
Denise Aguiar Cordeiro
Maria de Fátima Silva Souza
ANALISANDO O PERFIL DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: estudo em uma escola pública no município de Igarapé-Açu
Ednete Corrêa da Silva
Gizelle Costa Nascimento
Oscarina Alves de Lima
A EDUCAÇÃO COMO PRÁTICA DA LIBERDADE NA PERSPECTIVA DE IMMANUEL KANTL
Pedro Júnior dos Santos Silva
A ESCOLARIZAÇÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)
Carolina Ferreira Sampaio
Cristiane do Socorro Ferreira de Melo
DESAFIOS E POSSIBILIDADES DO CURRÍCULO DA/PARA EDUCAÇÃO DO CAMPO: estudo numa escola do campo no Município de São Miguel do Guamá
João Carlos de Araújo Júnior
A LEITURA COMO UM INSTRUMENTO PARA A VALORIZAÇÃO DA IDENTIDADE DO SUJEITO DO CAMPO
Elis Synara da Silva Fernandes
Débora Michele Lameira de Sousa
ANALISANDO O PERFIL DE ALUNOS DA MULTISSÉRIE EM UMA COMUNIDADE REMANESCENTE DE QUILOMBOS NO MUNICÍPIO DE IGARAPÉ-AÇU-PA
Angela Trindade Sena
Mylene Barbosa Alves
O CURRÍCULO ENQUANTO FORMAÇÃO DA IDENTIDADE DOS ALUNOS DO CAMPO: enfoque numa escola multisseriada
Natália da Silva Carneiro
Wanessa Nogueira Silva
A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR QUE ATUA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: desafios e possibilidades na escola pública de São Miguel do Guamá-PA
Laires dos Santos Almeida
Laise Almeida Chaves
TRABALHANDO A LEITURA E A ESCRITA NAS SÉRIES INICIAIS: um relato de experiência numa escola pública no Município de Igarapé Açu/PA
Cássia Fernanda da Silva Sousa
Kessyanny Rocha Monteiro
Moisés Machado de Queiroz
FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE: investigando o contexto de uma escola multisseriada da zona rural no Município de Igarapé Açu
Danubia Silva da Silva
Josué de Carvalho Casseb Junior
Karina Monteiro Cabral
SOBRE OS AUTORES