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Autores: Maristela Ferrari Ruy Guasselli
Sinopse:
Como educadora, desejo que este estudo possa colaborar com um movimento nacional que vem discutindo a formação de professores. Contudo, esse movimento ainda apresenta lacunas que parecem impedir a articulação com a educação especial na educação básica, gerando poucos impactos nas políticas públicas. Apesar do fortalecimento crescente das políticas educacionais para oferta de formação de professores, não se percebe nos discursos aqui analisados, que os problemas iniciais em relação à educação especial tenham sido superados, visando subsidiar proposições de ações, especialmente como processo de aprendizagem, qualificação dos professores e contribuição desse conhecimento para a prática pedagógica. Frente às questões apontadas ao longo deste estudo, os conjuntos discursivos evidenciam que a decisão pedagógica, no que se refere à prática de educação inclusiva, é uma ação complexa no contexto da educação básica e exige saberes de diferentes naturezas, que vão além do campo epistemológico e prático, pois incluem aqueles que estão alicerçados na cultura de cada docente.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544415559
DOI:10.24824/978854441555.9
Ano de edição:2017
Número de páginas:168
Formato:16x23
Assunto:
G896
Guasselli, Maristela Ferrari Ruy.
Formação docente e interfaces da inclusão: epistemologia e prática. / Maristela Ferrari Ruy
Guasselli.
168 p.
Bibliografia
ISBN 978-85-444-1555-9
DOI 10.24824/978854441555.9
1. Educação 2. Políticas educacionais 3. Educação inclusiva 4. Epistemologia 5. Prática
docente I. Título II. Série.
CDD 370.71
SUMÁRIO
PREFÁCIO
INTRODUÇÃO
OLHARES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE E A INCLUSÃO
Contornos metodológicos
Pós-graduação em educação – lato sensu – especialização em
educação inclusiva em foco
DESAFIOS DA FORMAÇÃO CONTINUADA E UMA NOVA
ORDEM DE SABERES
Formação de profissionais para a educação
Professores do Brasil
Construção dos saberes da docência
Estado do conhecimento das produções científicas sobre
formação continuada de professores no âmbito da educação especial
POLÍTICAS COMO DISPOSITIVO LEGAL:
educação especial e formação de professores
Educação especial rumo aos matizes da educação inclusiva
Contextualizando a expansão do ensino superior no Brasil
Diretrizes nacionais: para a formação de professores, para a
educação especial e para a educação básica
FORMAÇÃO CONTINUADA E SUAS INTERFACES:
sentidos enunciados
Políticas públicas educacionais
O que garantem as leis?
Recursos mediadores da aprendizagem
Epistemologia e prática
Especialização e autonomia docente
A Repercussão da especialização no contexto escolar
A decisão com o saber da experiência: elo da teoria e prática
Formação continuada
Novas competências do trabalho docente
Interfaces da formação e os entraves do tempo docente
Valorização profissional
A busca por uma especialização
Vantagem pessoal – remuneração e custeio do curso
A multiplicação dos conhecimentos no cotidiano escolar:
hiato entre teoria e prática
CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS
ANEXO A – Diretrizes Nacionais: formação de professores e
educação especial