Descrição
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Sinopse:
A obra Formação Docente, Interculturalidade e Qualidade Social da Educação Básica e Superior reúne reflexões críticas de pesquisadores de diferentes instituições brasileiras e internacionais, comprometidos com a defesa da educação pública, democrática e socialmente referenciada. Dividido em quatro eixos – questões estruturais e qualidade da educação; formação docente para a educação básica; formação docente para a educação superior; e educação, inclusão e interculturalidade – o livro traz análises instigantes sobre conjunturas políticas, pedagógicas e culturais que impactam diretamente o cotidiano das escolas e universidades.
Com base em aportes teóricos consistentes e experiências empíricas significativas, os capítulos problematizam temas como o neoliberalismo e suas implicações para a educação, a presença de Paulo Freire, os desafios da docência universitária, a didática, a interculturalidade, o bilinguismo, a inclusão social e o diálogo entre culturas.
Destinado a professores, estudantes, gestores e pesquisadores, este livro constitui uma leitura essencial para quem busca compreender as complexidades da formação docente em tempos de intensas mudanças sociais e políticas. Mais que um registro acadêmico, é uma convocação à resistência, à esperança e à construção de uma educação de qualidade, crítica e inclusiva.
Autores:
AMALI DE ANGELIS MUSSI
Doutorado (2007) em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Vice-Diretora da Rede Inter-regional Norte, Nordeste e Centro-Oeste sobre Docência na Educação Básica e Superior (Rides), gestão 2019-2021. Presidente da Associação Nacional de Didática (Andipe), gestão 2022-2024 e 2024-2026; membro do Conselho Técnico Científico da Educação Básica (CTC-EB) - CAPES, 2022-2025, 2 Vice-presidente da Associação brasileira de Instituições de Educação Superior para a Cooperação Internacional (GCUB), gestão 2024-2026; Conselheira Titular do Conselho Consultivo dos Campi Senai Cimatec, gestão 2024-2028; membro da Comissão da Agenda Nacional de Formação de Pessoal de Nível Superior (CAPES), período 2025-2026. Reitora da UEFS, Gestão 2023-2027.
ANA CAROLINA LEUCAS BRITO
Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (FACED). Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Docência na Educação Básica e Superior (GEPDEBS) pela FACED. Integrante do Grupo de Pesquisa Lecturi pela FACED. Bolsista de monitoria (2019) na disciplina de Metodologia da Língua Portuguesa. Atualmente bolsista de Iniciação Científica com o foco em Docência de Professores/as Bacharéis.
ANA MARIA IORIO DIAS
Doutorado em Educação pela UFC; Pós-Doutorado (2009) em Educação, na UnB (Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Docência Universitária e Inovações Pedagógicas). É Professora Associada 4 da UFC. Foi Pró-Reitora de Graduação da Universidade Federal do Ceará no período de 2003 a 2007.Assessora (coordenação geral) da Secretaria Municipal de Educação (SME), no processo de elaboração de Diretrizes Curriculares para o Ensino Fundamental da Rede Pública Municipal de Fortaleza, no período de setembro de 2009 a dezembro de 2011. Foi membro-fundadora e presidente, no período de 2008-2012, da Rede Inter-Regional Norte, Nordeste e Centro-Oeste de Docência na Educação Superior (RIDES).
ANDREZA VIEIRA SERAFIM
Pedagogia da Universidade de Brasília UnB. Monitora em um curso ministrado pela na EAPE, denominado Cidade, Comunidade, Território - Projeto do Coletivo: A Quem Pertence a Cidade.
ANSELMO ALENCAR COLARES
Professor Titular da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). Pós doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR); Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); Bolsista produtividade em pesquisa CNPq. Consultor da CAPES, área Educação. Editor-executivo da Revista Exitus. Membro do Conselho Editorial da Editora Navegando, da Revista HISTEDBR on-line e outros periódicos.
BENEDETTA BISOL
Doutorado em Filosofia (Ludwig-Maximilians-Universität München,Alemanha, 2008, revalidado pela UFRJ) e habilitação para a docência de filosofia moral (abilitazione scientifica nazionale, Itália - 2014). Professora Adjunta da Faculdade de Educação. Possui laurea em Filosofia (Università degli Studi di Padova, Itália – 1998 Realizou estágio pós-doutoral como bolsista CAPES (2014-2018) no Departamento de Filosofia da UnB. Foi professora visitante do Programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação da UnB (2018-2020).
BERNADETE DE SOUZA PORTO
Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2001). Fez estágio de Pós-Doutorado na UFPE. Foi professora Adjunta da Universidade Federal da Bahia, onde, de 2001 a 2004, coordenou o Grupo de Pesquisa em Educação e Ludicidade (GEPEL), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UFBA. Professora Titular na Universidade Federal do Ceará, do Departamento de Teoria e Prática. Na mesma instituição, é Pró-reitora de Extensão. Docente dos Programas de Pós-Graduação, compõe o colegiado do Mestrado profissional em História da UFC, Profhistória UFC. Coordena o Grupo de estudos e Pesquisa em Didática e Formação docente.
CAROLINA DE VASCONCELOS BARRETO
Mestre em Educação na linha de pesquisa Estudos Comparados em Educação - ECOE, vinculada ao Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília - PPGE/FE/UnB, campus universitário Darcy Ribeiro.
CRISTINA D’AVILA TEIXEIRA
Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia em 2001. Pós-doutora pela Universidade de Montréal, Quebec, Canadá, na área de Didática na Educação Superior (2006-2007). Pós-doutorado pela Universidade Sorbonne, Paris-Descartes, França (2015-2016), em Docência universitária. Professora Titular de Didática da Universidade Federal da Bahia. Professora Visitante Senior na Faculté de Sciences de léducation da Université de Montréal, Québec, Canada (2022-2023). Pesquisadora e Bolsista Produtividade 1B pelo CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Pesquisadora e membro regular do grupo LIRES (Laboratoire interdisciplinaire de recherche sur lenseignement supérieur, Université de Montréal, Quebec, Canada.
DAMIÃO ROCHA
Pós-Doc./UEPA. Doutor em Educação/UFBA. Mestre em Educação Brasileira/UFG. Docente do Doutorado em Educação na Amazônia - PGEDA/UFPA/UFT. Docente do PPGE/UFT. Coordenador do Mestrado Profissional em Educação (PPPGE/UFT). Professor Associado do curso de Pedagogia/UFT. Líder de grupo de pesquisa CNPq/UFT Gepce/minorias na área de currículo e interseccionalidade gênero, raça, etnia. Consultor das Comissões de Avaliação de APCN da Área Profissional de Educação - Capes.
DANIELLA OLIVEIRA DA SILVA
Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Ceará (2005). Enfermeira graduada na Faculdade Metropolitana de Fortaleza (FAMETRO). Professora De Ciências Do Centro Educacional Moreira Menezes, Professor de Matematica eCiencias do Colegio Regina Pacis e Professora de Biologia do Colegio Cicero Nogueira.
ENOCK CABRAL LIMA
Mestrando em Educação na UFT (Universidade Federal do Tocantins). Pesquisador CNPq Gepce/Minorias – Currículo. Diretor Acadêmico da Escola Bilíngue Maple Bear no Tocantins.
GEOVANA FERREIRA MELO
Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2007). Realizou Estágio Pós-Doutoral na Universidade Católica de Santos (2017). Pós-Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2017-2018). Líder do GEPDEBS - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Docência na Educação Básica e Superior. É Membro da Red de inducción a la docencia/ Rede inserção no ensino da Universidade de Sevilla, Espanha. Membro da RIDEP - Rede Internacional de Pesquisas sobre Desenvolvimento Profissional de Professores, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Uberaba (UNIUBE).
GILVÂNIA PLÁCIDO BRAULE
Doutora em Educação na Amazônia pela Ufopa (2025). Docente-pesquisadora da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Mestre em Educação pela UFRGS (2013), Especialista em Gestão da Educação pela UFAM (2006), Licenciada em Pedagogia (2003). Estudos ecoculturais pan-amazônicos de cunho inter e transdisciplinar com povos originários e tradicionais pan-amazônicos na Amazônia do Solimões na fronteira geopolítica do Brasil, Peru e Colômbia.
GISELE VIDAL FERREIRA
Mestra em Educação pela Universidade Federal do Oeste do Pará - Ufopa (2019). Especialista em Gestão Escolar pela Universidade Federal do Oeste do Pará- Ufopa (2012). Docente da SEDUC/PA e SEMED/Santarém/PA. Membro do grupo de pesquisa PRAXIS UFOPA.
IATA ANDERSON FERREIRA DE ARAÚJO
Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). Tutor Presencial no Curso de Licenciatura em Biologia - Modalidade à Distância, na Universidade Federal do Pará (UFPA). Atuou na elaboração do ProEMI da EEE Médio São José (2017) e, na elaboração da Proposta de Flexibilização Curricular - PFC da E.E.E. Médio São José (2019).
ILMA PASSOS ALENCASTRO VEIGA
Bacharelado e Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Goiás (1961), Licenciatura em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física de Goiás (1967), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (1973), doutorado e pós-doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1988). É professora aposentada. Titular. Emérita e pesquisadora associada sênior da Universidade de Brasília. É professora aposentada do Centro Universitário de Brasília onde coordena a Assessoria Pedagógica da Diretoria Acadêmica. Foi Subsecretária da Secretaria da Educação Regular do MEC. Membro da Comissão de Supervisão Pedagógica dos Cursos de Formação de Professores na área de Pedagogia da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação.
ISABELL THERESA TAVARES NERI
Doutora em educação pelo Programa de pós-graduação em educação-PPGED, Universidade Federal do Pará-UFPA, e mestre em educação pelo Programa de pós-graduação em educação-PPGED, Universidade do Estado do Pará-UEPA. Membro do Núcleo de Educação Popular Paulo Freire-NEP, do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre juventude-GEPJUV e do grupo de pesquisa Tajá.
IVANILDE APOLUCENO DE OLIVEIRA
Pós-doutorado em Educação na Pontificia Universidade Católica do Rio de Janeiro em junho de 2010. Doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo em 2002. Doutorado sanduiche na UNAM e UAM-Iztapalapa no México em 2001. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e professora titular aposentada da Universidade do Estado do Pará.Editora da Revista Cocar. Membro da Editoria Científica da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP) do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anisio Teixeira (INEP). Coordena a Cátedra Paulo Freire da Amazônia. É Pesquisadora do Observatório Nacional de Educação Especial, da Rede Freireana de Pesquisadores, da Rede Luso-brasileira de Alfabetização de Jovens e Adultos, da Rede Interculturalidade e Movimentos Sociais - Rede Mover, do Núcleo de Estudos e Pesquisas: Territórios Amazônicos, Educação Popular e Etnodiversidade, da Rede de Investigadoras/es educativos en México - REDIEE e Rede Internacional de Investigadores e Participantes sobre Integração/Inclusão Educativa (RIIE). Bolsista produtividade do CNPq - PQ2 desde 2017.
JOÃO FERREIRA DE OLIVEIRA
Doutorado em Educação pela USP (2000). Pós-doutorado em Educação pela USP (2010 e 2016), pela Universidade de Lisboa (2024) e pela UFPE (2024). É Professor Titular da UFG, atuando nos cursos de Pedagogia e demais licenciaturas e no Programa de pós-graduação em Educação da UFG. É líder do Grupo de Pesquisa Estado, Política e História da Educação no Diretório de Grupos de Pesquisa do Brasil/CNPq. É Bolsista de Produtividade em Pesquisa 1B do CNPq.
JOCYLEIA SANTANA
Pós-doutorado em Educação/UEPA. Doutora em História/UFPE. Mestre em História/UFPE. Professora Titular/Catedrática da UFT Coordenadora do Polo Tocantins do Doutorado em Educação na Amazônia - Rede EDUCANORTE/PGDEA. Coordenadora do Mestrado Acadêmico em Educação- PPGE/UFT. Coordenadora Local do Procad/Amazônia e Pesquisadora do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica na Amazônia: UEPA, UFRN e UFT (Procad/2018). Membro da Editoria Científica da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP) do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anisio Teixeira (INEP). Líder de grupo de pesquisa História, Historiografia, Fontes de Pesquisa em Educação pelo CNPq (2004).
KÁTIA AUGUSTA CURADO PINHEIRO CORDEIRO DA SILVA
Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2016). Doutora em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2008). Professora Visitante Sênior na Universidade de Cagliari desde 2023. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) - Nível 2. Coordena o Grupo de Pesquisa sobre Formação e Atuação de Professores/Pedagogos (GEPFAPe FE UnB). Membro da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE). Membro do Conselho Fiscal da Internacional Antonio Gramsci Society (IGS) (gestão 2024-2026). Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) e Rede Diversidade e Autonomia na Educação Pública (REDAP).
LEONARDO BEZERRA DO CARMO
Doutor em Educação pela Universidade de Brasília (2024); Pesquisador do GEPFAPe - Grupo de Pesquisa em Formação e Atuação do Professor/Pedagogo UNB/CNPQ. Orientador do Curso de Especialização em Enfrentamento das Violências Contra Crianças e Adolescentes, Professor-Tutor da disciplina Organização da Educação Brasileira, no curso de Pedagogia da Universidade Aberta do Brasil (UAB), vinculada a Universidade de Brasília (UnB).
LUCIA GRACIA FERRREIRA
Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Pós-doutorado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-Itapetinga (UESB). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFBA e da UESB; Grupo de Pesquisa e Estudos Pedagógicos/UESB e Docência, Currículo e Formação/UFRB.
LUIS FILIPE DE SOUSA MOREIRA
Pedagogia Licenciatura na Universidade de Brasília (UnB). Membro do projeto “Falando entre Nós”, desenvolvido em conjunto na UnB. Professor particular de Frances, Inglês e Espanhol. Professor preparatório para os vestibulares PAS e ENEM.
MARIA DE FÁTIMA MATOS DE SOUZA
Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Paulista/UNESP (2007). Pós-doutora em Educação pela Universidade Católica de Brasília. Professora Adjunta da Universidade Federal do Pará/UFPA. Coordenadora Geral do Doutorado em Educação na Amazônia do Programa de Pós-graduação em Educação/PPGEDA-Associação Plena em Rede - Educanorte. Coordenadora Local do doutorado interinstitucional (DINTER)/UFPA/UNICAMP. Coordenadora Adjunta do Grupo de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil- HISTEDBR/UFPA/Altamira. Coordena o Grupo de Pesquisa em Política, Gestão e Avaliação da Educação GPPGAE/UFPA, desde 2018. Coordenadora do FORPRED NORTE.
ROBERTA MELO DE ANDRADE ABREU
Doutora em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (PPGEduC-UNEB). Professora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Educação e da Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (FACED-UFBA). Pesquisadora do Grupo de pesquisa em Educação, Didática e Ludicidade (GEPEL). Didática e Ludicidade.
TALITA ALMEIDA RODRIGUES
Doutora em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação na Universidade Federal do Ceará (UFC).
TÂNIA SUELY AZEVEDO BRASILEIRO
Doutorado em Educação - Universidad Rovira i Virgili/Espanha (2002) - revalidado na Faculdade de Educação da USP. Pós-doutora em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP, 2008/2009), com Estágio Pós Doutoral junto a Catedra Vygotsky da Faculdade de Psicologia da Universidad de La Havana - Cuba (2009). Docente dos Programas: Doutorado Sociedade, Natureza e Desenvolvimento (PPGSND); colaboradora do Programa Interdisciplinar em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida (PPGSAQ) - Mestrado Acadêmico- UFOPA. Coordenadora (gestão 2024-2026) e docente do Doutorado em Educação da Amazônia-PGEDA/polo Santarém/PA.
Detalhes
ISBN: 978-65-251-8282-7
ISBN Digital: 9786525182827
DOI: 10.24824/978652518282.7
Ano da Edição: 2025
Distribuidora: Editora CRV
Número de páginas: 260
Formato do livro: 16x23
Numero da Edição: 1
Assunto: FORMAÇÃO DOCENTE, INTERCULTURALIDADE E QUALIDADE SOCIAL DA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR Tania Suely Azevedo Brasileiro Ilma Passos Alencastre Veiga Jocyleia Santana B712 Brasileiro, Tania Suely Azevedo Formação docente, interculturalidade e qualidade social da educação básica e superior Tania Suely Azevedo Brasileiro, Ilma Passos Alencastro Veiga, Jocyleia Santana dos Santos (organizadoras) – Curitiba CRV, 2025 260 p Bibliografia ISBN Digital 9786525182834 ISBN Físico 9786525182827 DOI 10248249786525182827 ISBN Digital 978-65-251-8283-4 ISBN Físico 978-65-251-8282-7 DOI 10.24824/978652518282.7 1 Educação 2 Formação docente 3 Intercuturalidade 4 Qualidade social I Veiga, Ilma Passos Alencastro org II Santos, Jocyleia Santana dos org III Título IV Série CDU 370174 CDD 370117
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