15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$53,88 sem juros | Total R$53,88 | |
2 x de R$26,94 sem juros | Total R$53,88 | |
3 x de R$17,96 sem juros | Total R$53,88 | |
4 x de R$13,94 | Total R$55,76 | |
5 x de R$11,34 | Total R$56,71 | |
6 x de R$9,61 | Total R$57,68 | |
7 x de R$8,38 | Total R$58,66 | |
8 x de R$7,46 | Total R$59,65 | |
9 x de R$6,74 | Total R$60,65 | |
10 x de R$6,17 | Total R$61,66 |
Autores: Rovilson José da Silva - Sandra Regina Ferreira de Oliveira (Orgs.)
Sinopse:
A obra traz alguns resultados do trabalho desenvolvido na Área de Formação de Professores para os Anos Iniciais no período de 2011 a 2015, do curso de Pedagogia da UEL. Os docentes da referida área são responsáveis pela formação dos pedagogos nos aspectos relacionados às disciplinas que abordam as didáticas específicas das áreas de conhecimento que compõem o currículo dessa fase de escolarização, a saber: Alfabetização, Ciências, Geografia, História, Língua Portuguesa e Matemática. Na prática, o ensino, o estágio, a pesquisa e a extensão se entrelaçam para concretizar as diferentes ações desenvolvidas junto e em parceria com os discentes. Para este livro, optamos por socializar as experiências vivenciadas no desenvolvimento do estágio e nas pesquisas realizadas para a construção dos trabalhos de conclusão de curso. Ao todo, são dez capítulos que alternam temáticas referentes aos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: docência, estágio e suas possibilidades de reflexão e aprendizado para futuro docente; alfabetização; trabalho com a música; biblioteca escolar; investigação acerca do recreio, além da relevância de um laboratório destinado à pesquisa, ensino e extensão no âmbito dos anos iniciais.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544411841
DOI:10.24824/978854441184.1
Ano de edição:2016
Número de páginas:192
Formato:16x23
Assunto:
F82
Formação docente para os anos iniciais do ensino fundamental: estágio e pesquisa / Rovilson José da Silva, Sandra Regina Ferreira de Oliveira, organizadores. - 1. ed. - 192 p.
Inclui bibliografia
ISBN 978-85-444-1184-1
1. Educação - Estudo e ensino (Superior). 2. Professores de ensino fundamental - Formação. 3. Pedagogos - Formação. 4. Prática de ensino. I. Silva, Rovilson José da. org. II. Oliveira, Sandra Regina Ferreira de. org. III. Título. IV. Série.
16-36006 CDD: 370.71
CDU: 37.02
SUMÁRIO
O APRENDIZADO DA DOCÊNCIA DOS ANOS INICIAIS
DO ENSINO FUNDAMENTAL: apontamentos e reflexões a
partir dos registros de uma estagiária
Carlos Toscano
ESTÁGIO CURRICULAR NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO
FUNDAMENTAL: sua importância para a formação docente
Jéssica de Lourdes Preti
Mari Clair Moro Nascimento
CULTURA CONTEMPORÂNEA E MÚSICA NA EDUCAÇÃO
BÁSICA: um estudo sobre as preferências musicais de crianças
da ª série do Ensino Fundamental
Francielle Tomaz Pereira
Magda Madalena Tuma
REFLEXÕES PROVOCADAS DURANTE O ESTÁGIO
SUPERVISIONADO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Marlizete Cristina Bonafini Steinle
Jacqueline Daniele França de Almeida
ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS: organização
do trabalho pedagógico no primeiro ano – retratos de um desafio
Julia Kfouri Silva
Ednéia Consolin Poli
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: análise de diferentes
abordagens acerca da escrita infantil
Aline Amanda da Silva
Beatriz Carmo Lima de Aguiar
ESTÁGIO SUPERVISIONADO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: uma experiência em turma do primeiro ano
Thalita Pretti Dias
Adriana Peinado
Rúbia Renata das Neves Gonzaga
AS INTERPRETAÇÕES DOS ALUNOS SOBRE O RECREIO:
o desejo a realidade e as possibilidades
Quitéria Aparecida Batista
Sandra Regina Ferreira de Oliveira
A RELAÇÃO PEDAGÓGICA ENTRE A BIBLIOTECA E A ESCOLA
PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES NOS ANOS INICIAIS DO
ENSINO FUNDAMENTAL
Ana Carolina da Silva
Rovilson José da Silva
A RELEVÂNCIA DO LABORATÓRIO DOS ANOS INICIAIS DO
CURSO DE PEDAGOGIA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE
Luciana Stutz dos Santos Calsavara
Andreia Maria Cavaminami Lugle
SOBRE OS AUTORES