| 15% OFF | Comprando 3 ou mais |
|---|---|
| 20% OFF | Comprando 4 ou mais |
| 25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
| 1 x de R$84,45 sem juros | Total R$84,45 | |
| 2 x de R$42,22 sem juros | Total R$84,45 | |
| 3 x de R$28,15 sem juros | Total R$84,45 | |
| 4 x de R$21,85 | Total R$87,40 | |
| 5 x de R$17,77 | Total R$88,89 | |
| 6 x de R$15,06 | Total R$90,41 | |
| 7 x de R$13,13 | Total R$91,94 | |
| 8 x de R$11,68 | Total R$93,49 | |
| 9 x de R$10,56 | Total R$95,06 | |
| 10 x de R$9,66 | Total R$96,64 |
Tempo de Expedição: 3 dias úteis
Tempo de Impressão: 7 dias úteis
Autores: Luciane Neuvald
Sinopse:
A metáfora da sombra do esclarecimento é utilizada, neste livro, para se referir à dialética da razão na sociedade burguesa, cujo vínculo com os valores de troca e a opção pelo instrumentalismo, contribuem para destituí-la da autorreflexão crítica, ameaçando o processo formativo. A expressão dessa realidade é dada pela ampliação da semiformação, por meio do conteúdo e da forma da indústria cultural, que atinge a todas as esferas da sociedade, inclusive o ambiente acadêmico. Como isso é possível? Como a indústria cultural age e como resistir ao seu poder? Essas questões orientam as reflexões deste estudo, que enfatiza o vínculo entre a falsificação da formação e a indústria cultural, na medida em que esta impede a autorreflexão crítica, submete o pensamento às demandas exteriores, promove a razão instrumental e a estética familiar. Dessa forma, a lógica do entretenimento e a do consumo, a espetacularização do conhecimento e o predomínio de exemplos sobre o referencial teórico orientam a contato dos indivíduos com o conhecimento. Essa relação diminui a distância do indivíduo em relação ao objeto de conhecimento, primando pela identificação imediata, pela facilidade e pela recusa ao pensamento. Na teoria adorniana, a dimensão estética existente na experiência com a obra de arte promove o contrário desse processo. Ao permitir a não identidade e o estranhamento, ela possibilita a tensão entre sujeito e objeto, pois ela não se orienta pela exterioridade e pelas forças adaptativas. A experiência estética é análoga à experiência formativa e se constitui em referencial para a análise desse processo, pois, segundo Adorno em sua obra Dialética Negativa, há conexão entre o que é dito frouxamente e o que é assim pensado.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544415795
DOI:10.24824/978854441579.5
Ano de edição:2017
Número de páginas:150
Formato:16x23
Assunto:
J95
Junges, Kelen dos Santos.
Formação docente: tendências, saberes e práticas. / Kelen dos Santos Junges,
Eliane Paganini da Silva, Valéria Aparecida Schena.
302 p.
Bibliografi a
ISBN: 978-85-444-1580-1
DOI: 10.24824/978854441580.1
1. Educação 2. Tendências 3 Saberes e práticas I. Silva, Eliane Paganini da. org. II.
Schena, Valéria Aparecida. org. III. Título IV. Série.
CDD 370.71
SUMÁRIO
PREFÁCIO
FORMAÇÃO DOCENTE NA ATUALIDADE: perspectivas e desafios
A AVENTURA DE INICIAR UMA CARREIRA DOCENTE:
o contributo de uma formação inicial específica
Manuela Esteves
A IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE: aspectos conceituais
e seu desenvolvimento acerca da teoria piagetiana
Eliane Paganini da Silva
PRÁTICAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES:
revendo caminhos inovadores já percorridos
Luana Priscila Wunsch
Dinamara Pereira Machado
FORMAÇÃO PROFISSIONAL CONTÍNUA DE PROFESSORES:
que necessidades de formação?
Ângela Rodrigues
A CULTURA ESCOLAR NA PRÁTICA DOCENTE DO GRUPO
ESCOLAR PROFESSOR BALDUINO CARDOSO
Valéria Aparecida Schena
COMO SE APRESENTAM OS CONHECIMENTOS ESPECÍFICO E
PEDAGÓGICO NAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS
PARA A FORMAÇÃO DOCENTE
Michele Regiane Dias Veronez
Dileize Valeriano da Silva
AS TEORIAS DE APRENDIZAGEM E SEU ESPAÇO NA SALA DE
AULA E NA PRÁTICA DOCENTE
Simone Santos Junges
OLHARES INVESTIGATIVOS SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE:
a vez e a voz dos professores
OLHARES DOS PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS SOBRE OS
CONTEXTOS DE FORMAÇÃO: implicações para a formação docente
Isabel Alarcão
José Tavares
A METODOLOGIA DE PORTFÓLIOS NA FORMAÇÃO DOCENTE
INICIAL: mapeando aprendizagens e tecendo considerações
Kelen dos Santos Junges
Mariane de Freitas
A DIDÁTICA NOS CURSOS DE LICENCIATURA:
uma experiência a partir dos postulados freirianos
Franciele Clara Peloso
A URGÊNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES
ATUANTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL: a visão da complexidade
na relação do cuidar e do educar
Marilda Aparecida Behrens
Barbara Raquel do Prado Gimenez Corrêa
O DOCENTE PESQUISADOR DA UNIVERSIDADE:
formação e concepção de pesquisa
Egeslaine de Nez
Richéle Timm dos Passos da Silva
FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM CONTEXTO:
uma experiência significativa vivenciada junto a educação infantil
Nájela Tavares Ujiie
Viviane Aparecida Ferreira Pinto
UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA COM PROFESSORES
DA EDUCAÇÃO BÁSICA NA PERSPECTIVA DO
PARADIGMA DA COMPLEXIDADE
Vanderlei Siqueira dos Santos
A FORMAÇÃO CONTINUADA COMO OPORTUNIDADE DE
REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Taislene Guimarães
Eliane Giachetto Saravali
SOBRE OS AUTORES
