1 x de R$58,42 sem juros | Total R$58,42 | |
2 x de R$29,21 sem juros | Total R$58,42 | |
3 x de R$19,47 sem juros | Total R$58,42 | |
4 x de R$15,11 | Total R$60,46 | |
5 x de R$12,30 | Total R$61,49 | |
6 x de R$10,42 | Total R$62,54 | |
7 x de R$9,09 | Total R$63,60 | |
8 x de R$8,08 | Total R$64,68 | |
9 x de R$7,31 | Total R$65,76 | |
10 x de R$6,69 | Total R$66,86 |
Autores: Adriana Salete Loss - Flávia Burdzinski de Souza - Gardia Vargas (Orgs.)
Sinopse:
“Este livro é um livro de histórias, histórias de trabalho de professoras universitárias e pesquisadoras da infância que formam jovens professores/as e histórias de jovens professores/as e seus grupos de crianças participando de um processo de socialização e construção de conhecimentos. O curso de Pedagogia e as escolas de Educação Infantil são os contextos onde essas ações foram realizadas. Sem o intuito de trazer “receitas” prontas e práticas a serem replicadas, a ideia é inspirar novas formas de pensar a organização do trabalho pedagógico. Assim, o livro convida a refletir sobre temas como: a história da Educação Infantil; pesquisa com crianças e a elaboração de um conhecimento sobre as crianças e a(s) infância(s); a aprendizagem constituída pela experiência; organização do cotidiano com a previsão de tempos, espaços, materiais e recursos; o trabalho pedagógico do professor como ações de observação, documentação e planejamento; e o estágio curricular em Educação Infantil, entre outros assuntos, que são tecidos pela via do respeito aos princípios e normativas traçadas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e sua revisão (BRASIL, 2009). Essa obra convida a cavar os quintais em busca das bonitezas, do inusitado, das experiências construídas na docência com as crianças. Vamos em busca de “achadouros” da cultura infantil, de tesouros escondidos nas interações e brincadeiras. Vamos em busca de novas formas de construir a Pedagogia com as crianças. Vamos aprendendo com as crianças sobre a docência na(s) infância(s). Mas sempre com as crianças!” Flávia Burdzinzki de Souza Maria Carmen Silveira Barbosa
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544437070
DOI:10.24824/978854443707.0
Ano de edição:2019
Número de páginas:210
Formato:16x23
Assunto:
D536
Formação em educação infantil aprendendo com as crianças sobre a docência na (s) infância (s) Adriana Salete Loss, Flávia Burdzinski de Souza, Gardia Vargas (organizadoras) –
Curitiba CRV, 2019
210 p
Bibliografi a
ISBN 978-85-444-3707-0
DOI 10248249788544437070
1 Educação 2 Educação infantil 3 Formação de professores 4 Pedagogia da infância
5 Estágio – educação infantil I Loss, Adriana Salete org II Souza, Flávia Burdzinski de org
III Vargas, Gardia org IV Título V Série
CDU 37 CDD 370
APRESENTAÇÃO
Adriana Salete Loss
Flávia Burdzinski de Souza
Gardia Vargas
PREFÁCIO
Flávia Burdzinzki de Souza
Maria Carmen Silveira Barbosa
PARTE I
REFLEXÕES PERTINENTES PARA PENSAR A EDUCAÇÃO INFANTIL
EDUCAÇÃO INFANTIL
aspectos históricos, legais e conceituais
Adriana Salete Loss
Flávia Burdzinski de Souza
Gardia Vargas
ENCONTRO ENTRE AS CULTURAS INFANTIS
E AS MINÚCIAS DA VIDA COTIDIANA inspirações
para o fazer-fazendo da docência na educação infantil
Altino José Martins Filho
APRENDIZAGEM E EXPERIÊNCIA
NA EDUCAÇAO INFANTIL
Adriana Salete Loss
Flávia Burdzinski de Souza
Gardia Vargas
Aline Dezengrini de Souza
Juliana Beatriz Machado Rodrigues
O TRABALHO PEDAGÓGICO COM
OS BEBÊS E AS CRIANÇAS BEM PEQUENAS
uma pedagogia dos detalhes e da atenção acolhedora
Gardia Vargas
Flávia Burdzinski de Souza
Adriana Salete Loss
O TRABALHO PEDAGÓGICO NA
PRÉ-ESCOLA que contexto brincante organizar?
Flávia Burdzinski de Souza
Adriana Salete Loss
Gardia Vargas
Adriana Loss - indd PARTE II
O ESTÁGIO EM EDUCAÇÃO INFANTIL NA
PEDAGOGIA reflexões e caminhos possíveis
ESTÁGIO CURRICULAR EM EDUCAÇÃO INFANTIL
caminhos construídos na Licenciatura em Pedagogia da
Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus ErechimRS
Adriana Salete Loss
Flávia Burdzinski de Souza
Juliana Beatriz Machado Rodrigues
Ivone Snicheloto
RELATOS DE EXPERIÊNCIA DOS ESTÁGIOS
CURRICULARES EM EDUCAÇÃO INFANTIL DO CURSO
DE PEDAGOGIA DA UFFS – CAMPUS ERECHIMRS
Flávia Burdzinski de Souza
Adriana Salete Loss
BEBÊS E CRIANÇAS BEM PEQUENAS
INVESTIGANDO LUZ, SOM E SOMBRA
Milena Moraes do Estreito
Flávia Burdzinski de Souza
TUDO JUNTO E MISTURADO misturas e
investigações na educação infantil
Gabriela Hoffmann
Flávia Burdzinski de Souza
ESPAÇOS BRINCANTES uma forma
de acolher na educação infantil
Maiara Helena Zabot
Flávia Burdzinski de Souza
PROJETO criança e natureza, uma relação intrínseca
Ivone Snicheloto
Flávia Burdzinski de Souza
EXPERIÊNCIAS COM LUZ NEGRA entre tecidos,
tintas, explorações e criações
Kamila de Mouras
Flávia Burdzinski de Souza
OS BEBÊS E AS EXPERIÊNCIAS COM BOLAS
Eunice Marli Jandt
Flávia Burdzinski de Souza
Adriana Loss - indd ESPAÇOS BRINCANTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Emili Rossi
Flávia Burdzinski de Souza
A MULTIPLICIDADE DE EXPERIÊNCIAS
COM RECIPIENTES PARA OS BEBÊS
Carolina Stefania Pietski
Adriana Salete Loss
JOGOS HEURÍSTICOS brincadeira livre e espontânea
Bianca Frank de Freitas
Adriana Salete Loss
BRINCAR E INTERAGIR explorando
as diferentes linguagens
Kaline Taís Scussel
Adriana Salete Loss
AS BELEZAS DA DIVERSIDADE ÉTNICO
RACIAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Bibiana Salah Araldi
Adriana Salete Loss
INTERAÇÕES E BRINCADEIRAS
experiências com a linguagem da natureza
Édine Berto
Adriana Salete Loss
EXPERIÊNCIAS DE LUZ E SOMBRA
a criança como protagonista da sua infância
Cristiana Paula Girotto
Adriana Salete Loss
PARTE III
EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS PARA A EDUCAÇÃO
INFANTIL inspirações para a recriação
O PLANEJAMENTO POR TEIAS inspirações para
possibilitar as experiências na educação infantil
Flávia Burdzinski de Souza
Adriana Salete Loss
Colaboradoras
Josiele Eliane Wall
Milena Escher
Milena Amabile Mortari
SOBRE OS AUTORES