1 x de R$39,70 sem juros | Total R$39,70 | |
2 x de R$19,85 sem juros | Total R$39,70 | |
3 x de R$13,23 sem juros | Total R$39,70 | |
4 x de R$10,27 | Total R$41,09 | |
5 x de R$8,36 | Total R$41,79 | |
6 x de R$7,08 | Total R$42,50 | |
7 x de R$6,17 | Total R$43,22 | |
8 x de R$5,49 | Total R$43,95 | |
9 x de R$4,97 | Total R$44,69 | |
10 x de R$4,54 | Total R$45,43 |
Autores: Maria Lucia Marocco Maraschin
Sinopse:
As experiências analisadas circunscrevem a discussão da docência, sua formação, preparação e construção de saberes legitimados por processos específicos que reverberam em favor da importância da avaliação institucional na educação superior, sem preterir a pesquisa e a extensão, dando igualmente legitimidade aos compromissos institucionais que revelam atenção às inquietações internas e externas implicadas na docência como profissão na contemporaneidade. O destaque em questão advém de ações, programas e políticas institucionais eticamente referenciadas, constituídas e materializadas por compromissos epistemológicos/educacionais e sociais, que transversalizam a missão e a visão institucional. Revelam processos de escuta aos reclames internos, externos e ao entorno das instituições, acolhimento respeitoso tanto ao discente quanto ao docente, o que evidencia que a atuação do profissional, do professor da educação superior, vai muito além das convicções e limitações, nutre-se e fortalece-se pela formação inicial e continuada, superando a ilusão do notório saber, e/ou a supremacia da dimensão formativa em detrimento de uma ou de outra perspectiva. Os esforços institucionais apresentados reiteram a formação inicial e continuada permanente como necessidade, como exigência no e para o exercício da docência na Educação Superior de forma ímpar!
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544434437
DOI:10.24824/978854443443.7
Ano de edição:2019
Número de páginas:178
Formato:16x23
Assunto:
M298
Maraschin, Maria Lucia Marocco
Formação inicial e continuada do professor da educação superior ‘promovida’ por ações
institucionais a docência em foco Maria Lucia Marocco Maraschin – Curitiba CRV, 2019
178 p
Bibliografi a
ISBN 978-85-444-3443-7
DOI 10248249788544434437
1 Educação superior 2 Docência – educação superior 3 Pedagogia universitária
4 Formação continuada I Título II Série
CDU 378 CDD 378
APRESENTAÇÃO
CAPÍTULO
MARCAS GESTADAS NO E PELO APRENDER DIVERSO
CAPÍTULO
DESAFIOS FORMATIVOS NA DOCÊNCIA DA
EDUCAÇÃO SUPERIOR
CAPÍTULO
PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA campo do conhecimento
em construção
CAPÍTULO
EXPERIÊNCIAS [COMPROMISSOS] DE FORMAÇÃO
CONTINUADA EM UNIVERSIDADES COMUNITÁRIAS
os casos A e B
CAPÍTULO
DA CONCEPÇÃO À SIGNIFICAÇÃO DA FORMAÇÃO
CONTINUADA esforços institucionais em estudo
CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS