15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$61,20 sem juros | Total R$61,20 | |
2 x de R$30,60 sem juros | Total R$61,20 | |
3 x de R$20,40 sem juros | Total R$61,20 | |
4 x de R$15,83 | Total R$63,34 | |
5 x de R$12,88 | Total R$64,42 | |
6 x de R$10,92 | Total R$65,52 | |
7 x de R$9,52 | Total R$66,63 | |
8 x de R$8,47 | Total R$67,75 | |
9 x de R$7,65 | Total R$68,89 | |
10 x de R$7,00 | Total R$70,04 |
Autores: Sirlene Mota Pinheiro da Silva
Sinopse:
Este livro, fruto da pesquisa desenvolvida no doutorado na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo – FEUSP, restitui aspectos das histórias singulares de professoras e professores que realizaram o Curso Gênero e Diversidade na Escola – GDE, oferecido pela Universidade Federal do Maranhão – UFMA. No percurso da pesquisa, buscou-se responder aos seguintes questionamentos: de que forma a família, a escola e a religião tratam questões referentes a gênero e sexualidade? Que representações estão presentes nas narrativas de professores/as que realizaram o Curso GDE no que se refere ao gênero e a sexualidade no processo educativo? Que marcas o curso deixou nesses/as profissionais da educação, especialmente em relação às questões de gênero, da sexualidade e da diversidade sexual em suas práticas educativas? São tantas as questões a quem se propõe realizar uma pesquisa! Na tese desenvolvida neste livro são discutidas a banalização da sexualidade, a discriminação em relação à mulher, o sexismo presente nas narrativas, nas escolas e na sociedade, a violência de gênero, a homofobia, a diversidade sexual, dentre outras questões relacionadas à temática, problematizando as representações que professores e professoras possuem acerca das relações de gênero e questões da sexualidade. Quando deparam-se com uma espécie de disputa entre uma visão de mundo, em função do habitus construído, e o que fora proposto pelo Curso GDE. Um dos obstáculos à mudança de atitudes nas escolas, por exemplo, é o predomínio de uma cultura pessoal, que acaba por produzir uma supremacia do habitus construído desde a infância, nas tomadas de posição que os/as docentes assumem na escola, na sala de aula, na relação com a comunidade e nas práticas sociais que acabam por determinar a relação entre docentes e discentes nas escolas.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544428795
DOI:10.24824/978854442879.5
Ano de edição:2019
Número de páginas:196
Formato:16x23
Assunto:
Si581
Silva, Sirlene Mota Pinheiro da
Gênero e sexualidade nas tramas das lembranças e nas práticas escolares Sirlene Mota
Pinheiro da Silva – Curitiba CRV, 2019
196 p
Bibliografi a
ISBN 978-85-444-2879-5
DOI 10248249788544428795
1 Educação I Título II Série
CDU 37 CDD 370
APRESENTAÇÃO
O PONTO DE PARTIDA
PREFÁCIO
Denice Barbara Catani
CAMINHOS PERCORRIDOS NA REALIZAÇÃO DA PESQUISA
Procedimentos adotados no estudo vários
caminhos, algumas escolhas
História oral
História oral de vida e história oral temática
A escolha dosas colaboradoresas da pesquisa
As entrevistas e seu tratamento
GÊNERO E SEXUALIDADE NAS TRAJETÓRIAS PERCORRIDAS
Conhecendo osas colaboradoresas e suas histórias
Silêncios, conselhos e diferentes verdades
no processo de socialização primária na família
(In)existência de diálogos sobre questões da sexualidade
Dominação masculina e relações sociais de gênero
Entre os muros da escola e as tramas das lembranças
Gêneros e sexualidades demarcações e (in)compreensões
Sexualidade na escola o corpo em destaque
A Religião e os habitus incorporados no desenvolvimento
das sexualidades
GÊNERO E SEXUALIDADE ENTRE
A FORMAÇÃO DOCENTE E AS PRÁTICAS ESCOLARES
Vidas transformadas pelo tempo casos, acasos
e paixões no caminho da docência
Gênero e sexualidade na formação docente
um percurso possível
Possibilidades nas práticas escolares
Ética e Cidadania como disciplina escolar?
Elementos da construção dos gêneros e das sexualidades
nos processos educativos
Sirlene indd O CURSO GÊNERO E DIVERSIDADE
NA ESCOLA (GDE) NAS TRAJETÓRIAS PERCORRIDAS
O projeto do curso GDE um pouco de sua história e de sua
organização curricular
A oferta do curso GDE na UFMA do proclamado ao efetivado
Vivências nas trajetórias dosas colaboradoresas
Identificações e achados nos percursos
(Des)encontros e obstáculos nos caminhos
Impactos nas trajetórias percorridas e nas práticas escolares
O PONTO DE CHEGADA passos para um novo caminhar
REFERÊNCIAS