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Autores: Lucia Aulete Burigo Sousa - Mareli Eliane Graupe - Geraldo Augusto Locks
Sinopse:
Este livro apresenta relevante trabalho de pesquisa desenvolvido por seus autor@s vinculados ao Grupo de Estudos em Gênero e Cidadania na América Latina (GECAL) do Programa de Pós-Graduação, Mestrado Acadêmico em Educação da Universidade do Planalto Catarinense (PPGE/UNIPLAC). Gênero e sexualidade na educação escolar é uma política pública desenvolvida no Brasil há mais de uma década. Atualmente tem sido objeto de debates acirrados. Tema polêmico. Divide opiniões. Setores educacionais que reivindicam uma educação inclusiva, cidadã e democrática têm defendido a necessidade desta temática estar presente em Diretrizes Nacionais Educacionais, nos projetos políticos pedagógicos, currículos escolares, com finalidade de oportunizar esclarecimentos conceituais, romper com comportamentos normatizados pela visão heterossexual hegemônica, homofóbica, sexista e machista. Contudo, outros setores sociais, conservadores e antidemocráticos, acusam esta reivindicação de “ideologia de gênero” e se posicionam pela extinção da temática de gênero das práticas educacionais escolares, acusam o Estado de ingerência num campo que seria exclusivamente da família como única instituição responsável pela educação de gênero e da sexualidade. @s autor@s deste livro, embasados em pesquisa com orientador@s pedagógic@s escolares, demonstram a necessidade da formação inicial e continuada d@s profissionais de educação para que a temática de gênero esteja presente nas práticas educativas e se promova uma educação livre de qualquer discriminação e preconceito, portanto uma educação emancipatória, justa e equitativa para tod@s.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544405925
DOI:10.24824/978854440592.5
Ano de edição:2015
Número de páginas:246
Formato:16x23
Assunto:
G816g
Graupe, Mareli Eliane
Gênero na escola: políticas públicas para superar preconceitos / Mareli Eliane Graupe, Geraldo Augusto Locks, Lucia Aulete Burigo Sousa.
1. Igualdade na educação - Brasil. 2. Problemas sociais - Brasil. 3. Descriminação na educação - Brasil. I. Locks, Geraldo Augusto. II. Sousa, Lucia Aulete Burigo. III. Título.
15-26247 CDD: 379.260981
CDU: 37.014(81)
Maria Simone Vione Schwengber
CAMINHOS PERCORRIDOS
FEMINISMO, GÊNERO E EDUCAÇÃO
Feminismos
O conceito de gênero
Orientação sexual
Mulheres, educação e profissionalização
Gênero e educação
POLÍTICAS PÚBLICAS DE GÊNERO
Gênero e Legislações
Gênero e os Parâmetros Curriculares Nacionais
Currículo e políticas públicas de gênero
Gênero e os planos de educação nacional, estadual e municipal
Projeto político-pedagógico e planejamento escolar0
Gênero e formação continuada
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
Pesquisa documental / bibliográfica e empírica
Entrevista focalizada0
Contextualização da pesquisa empírica
Análise de conteúdo qualitativo
POLÍTICAS PÚBLICAS NA REDE MUNICIPAL: gênero e sexualidade
O papel de gênero no discurso das orientadoras escolares entrevistadas
Escola enquanto espaço para manifestação, desejos e opiniões
de situações cotidianas da escola
Práticas discriminatórias nas escolas
Sexualidade nos espaços educacionais
Formação d@s professor@s sobre gênero, sexualidade, raça, etnia
Projeto Político-Pedagógico e Plano Anual