Tempo de Expedição: 3 dias úteis
Tempo de Impressão: 7 dias úteis
Amostra:
Clique aqui para ver a amostra do livro (PDF)
Link PDF
Sinopse:
GEO-HISTÓRIA DO BAIXO MADEIRA: Subsídios para uma Educação Territorial Beradeira revela a geografia e a história dos quatro distritos do Baixo Rio Madeira, em Rondônia – São Carlos, Nazaré, Calama e Demarcação – a partir de uma perspectiva contra colonial. A obra ilumina o processo de construção das territorialidades ribeirinhas sob a marca da dominação colonial e capitalista em diferentes momentos da história amazônica. Em um tempo em que o agronegócio, o garimpo e a privatização das águas ameaçam o modo de vida das comunidades locais, este livro coloca o bem-viver ribeirinho no centro das reflexões sociais e propõe, como resposta, a criação de projetos de educação territorial que fortaleçam a identidade e a autonomia dessas populações. Por meio de atividades imersivas que envolvem crianças, jovens e adultos, essas iniciativas destacam a cultura beradeira como um poderoso elemento de resistência ao apagamento das memórias e das tradições ribeirinhas, convidando escolas e demais agentes sociais a cultivar e proteger o patrimônio material e imaterial dos beradeiros do rio Madeira.
Autores:
Amanda Michalski Da Silva
Geógrafa; membro da CPT-RO; pesquisadora vinculada aos Grupos de Pesquisa GTGA e GEP-Front; Ouvidora-Geral Externa da DPE/RO (gestão 2023-2025); Mestrado em Geografia pela UNIR e Doutoranda em Geografia pelo PPGG/UNIR.
Ânderson Carvalho Nascimento
Nasceu em Porto Velho, Rondônia, porém criado até os 13 anos na Comunidade de Guarany, região de São Carlos – Baixo Madeira. Acadêmico do curso de Letras Libras (DLIBRAS – NCH) UNIR 2023.2 – Campus Porto Velho/RO; Acadêmico do Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Gestão Ambiental (IFRO/Calama 2024.2); Graduado em Gestão Ambiental pela Faculdade Interamericana de Porto Velho – UNIRON (2010); Reside em Porto Velho – RO.
Camille Da Silva Façanha
Nascida em Porto Velho – RO, cursando Técnico em Química no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) – Campus Porto Velho Calama. Reside em Porto Velho – RO.
Débora Ripardo Gomes
Nascida em Porto Velho – RO, cursando Técnico em Química no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) – Campus Porto Velho Calama. Reside em Porto Velho – RO.
Evelyn Félix Ortiz
Licenciada em Física pelo Instituto Federal de Rondônia (IFRO) – Campus Porto Velho Calama. Reside em Porto Velho – RO.
Gabriele Dos Santos Alves
Concluiu o ensino médio na Escola Carmela Dutra e é técnica em Informática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – Campus Zona Norte. Atualmente, cursa Educação Física no Campus Educacional São Lucas. Reside em Porto Velho – RO.
Iza Reis Gomes
Pós-doutorado em Letras: linguagem e identidade pela UFAC. Doutorado em Sociedade e Cultura na Amazônia pela UFAM. Docente do Instituto Federal de Rondônia. Docente do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica PROFEPT. Líder do Grupo de Pesquisa Criamazônia – Processos de Criação na/da Amazônia IFRO/CNPq.
Josélia Fontenele Batista
Bacharel e licenciada em Geografia pela UNIR-RO, mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela Universidade UNIR-RO e doutorado em Geografia pela UFPR. Professora do IFRO atuando em cursos técnicos integrados ao nível médio e docente dos mestrados PROFEPT e PROFGEO.
Lucélia Rodrigues Silva
Tecnóloga em Logística pela UNIGRANRIO; cursando Licenciatura em Física no IFRO – Campus Porto Velho Calama. Reside em Porto Velho – RO.
Maranei Rohers Penha
Doutorado em Educação, Ciências e Matemática pela UFMT. Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO. Docente do Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional em Ensino de Geografia – PROFGEO.
Saulo De Sousa
Mestrado em História e Estudos Culturais pela Universidade Federal de Rondônia. Docente do Instituto Federal de Rondônia.
Uilian Nogueira Lima
Doutorando em História Social pela FFP-UERJ. Mestre em História e Estudos Culturais pela Universidade Federal de Rondônia. Licenciado em História (2006) pela Universidade de Rondônia. Professor do IFRO e membro do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi), e secretário do conselho estadual da igualdade racial (2019-2021). Tem experiência em História, com ênfase em História Afro-Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: história africana, etnicidade, comunidades quilombolas e cultura popular.
Detalhes
ISBN: 978-65-251-8484-5
ISBN Digital: 978-65-251-8485-2
DOI: 10.24824/978652518484.5
Ano da Edição: 2025
Distribuidora: Editora CRV
Número de páginas: 96
Formato do livro: 14x21
Numero da Edição: 1
Assunto: G345 Geo-história do Baixo Madeira: subsídios para uma educação territorial beradeira / Josélia Fontenele Batista et al. – Curitiba : CRV, 2025. 96 p. Bibliografi a ISBN Digital 978-65-251-8485-2 ISBN Físico 978-65-251-8484-5 DOI 10.24824/978652518484.5 1. Geografi a e História. 2. Interculturalidade 3. Educação 4. Amazônia I. Batista, Josélia Fontenele et al. II. Título III. Série. CDU: 91(811.3) CDD: 918.11 Índice para catálogo sistemático 1. Geografi a e História – 918.11
