15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$63,82 sem juros | Total R$63,82 | |
2 x de R$31,91 sem juros | Total R$63,82 | |
3 x de R$21,27 sem juros | Total R$63,82 | |
4 x de R$16,51 | Total R$66,05 | |
5 x de R$13,44 | Total R$67,18 | |
6 x de R$11,39 | Total R$68,33 | |
7 x de R$9,93 | Total R$69,48 | |
8 x de R$8,83 | Total R$70,66 | |
9 x de R$7,98 | Total R$71,84 | |
10 x de R$7,30 | Total R$73,04 |
Autores: Jussara Fraga Portugal - Ivaine Maria Tonini - Simone Santos de Oliveira (Orgs.).
Sinopse:
“GEOGRAFIA: diálogos, reflexividades e aproximações” é uma coletânea composta por quinze textos que versam sobre temas e questões que emergem do cotidiano do saber-fazer de professores de Geografia na escola de educação básica, bem como no âmbito da formação docente. Trata-se de uma obra organizada em três partes: na primeira intitulada Formação de professores e Geografia Escolar: diálogos, os textos narram práticas no campo da formação e algumas proposições formativas materializadas na escola. A segunda, nomeada Experiências e aprendizagens geográficas: reflexividades, agrega textos que comportam relatos de práticas sobre diferentes temas e conceitos geográficos. Já a terceira parte, denominada Geografia, Currículo e Diversidades: aproximações comporta textos que potencializam o debate sobre a intrínseca relação entre a Geografia Acadêmica, a Geografia Escolar e o Currículo entrelaçados à abordagem de temas que insurgem de diferentes, diversos, plurais e singulares espaços de formação. As organizadoras
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544419656
DOI:10.24824/978854441965.6
Ano de edição:2017
Número de páginas:292
Formato:16x23
Assunto:
G342
Geografa: diálogos, reflexividades e aproximações / Jussara Fraga Portugal, Ivaine
Maria Tonini, Simone Santos de Oliveira (organizadoras).
292 p.;
Bibliografa
ISBN 978-85-444-1965-6
DOI 10.24824/978854441965-6
1. Geografa 2. Ensino de Geografa – Brasil 3. Conhecimento I. Portugal, Jussara Fraga.
org. III. Tonini, Ivaine Maria. org. III. Oliveira, Simone Santos de. org. IV. Título V. Série.
CDU 9(81) CDD 910.7
SUMÁRIO
PREFÁCIO
Roselane Zordan Costella
APRESENTAÇÃO
Solange Lucas Ribeiro
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E GEOGRAFIA ESCOLAR:
diálogos
GEOGRAFIA ESCOLAR EM CONTEXTOS RURAIS:
atividade de campo como metodologia de ensino
Alana Cerqueira de Oliveira Barros
Jussara Fraga Portugal
Maristela Rocha Lima
ATRAVESSAMENTOS DOS LIVROS DIDÁTICOS NO SER E
TORNAR-SE PROFESSOR DE GEOGRAFIA
Joaquim Rauber
Ivaine Maria Tonini
GEOGRAFIA PÉ NA ESTRADA
histórias de práticas de formação docente
Marisa Terezinha Rosa Valladares
REPRESENTAÇÕES DA GEOGRAFIA ESCOLAR:
o que nos narram os professores e estudantes dos
anos iniciais do Ensino Fundamental?
Mariana Martins de Meireles
Lívia Karen Figueredo de Jesus
Larissa Sande de Oliveira
Maria Célia Santana Orrico
RECURSOS DIDÁTICOS NA GEOGRAFIA ESCOLAR MODERNA:
contribuições de Raja Gabaglia
Anizabel Costa Duarte do Rego
Angélica Mara de Lima Dias
Luiz Eugênio Pereira Carvalho
reflexividades
ENTRE NARRATIVAS E MEMÓRIAS:
a história de um geógrafo cordelista
Ailson Porcino de Araujo
Simone Santos de Oliveira
O CONTEXTO E A POSSIBILIDADE DE
RELIGAÇÃO DE SABERES:
uma discussão a partir dos conceitos de espaço e tempo
Alana Rigo Deon
Lusiane Cristina Ziemann Tolomini
LETRAMENTO DIGITAL, FORMAÇÃO DOCENTE E PRÁTICAS
PEDAGÓGICAS: diálogos e aproximações
Ana Maria de Oliveira Pereira
Carina Copatti
O GALINHO DO TEMPO E A PERCEPÇÃO
DO TEMPO ATMOSFÉRICO
Diego Corrêa Maia
Rogério Manzano
Anderson Luis Hebling Christofoletti
E DEPOIS DA ESCOLA?
Espaços e tempos da infância contemporânea
Ricardo Amorim Flório
GEOGRAFIA, CURRÍCULO E DIVERSIDADE:
aproximações
ESPACIO GEOGRÁFICO Y MARGINALIDAD EN LA ENSEÑANZA
DE LA GEOGRAFÍA
Rafael Sebastiá Alcaraz
Emilia María Tonda Monllor
O DISCURSO OFICIAL E A RECONTEXTUALIZAÇÃO DO CURRÍCULO:
narrativas de professores de Geografa do Rio de Janeiro e Goiás
Karla Annyelly Teixeira de Oliveira
Ana Cláudia Ramos Sacramento
Loçandra Borges de Moraes
Eliana Marta Barbosa de Morais
EDUCACIONAIS ESPECIAIS E A FORMAÇÃO INICIAL DO
PROFESSOR DE GEOGRAFIA: aproximações teóricas e práticas
Ricardo Lopes Fonseca
MOVIMIENTOS SOCIALES, TERRITORIO Y FORMACIÓN
DE CIUDADANÍA: conocer el pasado, participar
del presente y cambiar el futuro en un barrio de Sevilla
Jorge Ruiz Morales
Adrián Domínguez Domínguez
O ENSINO DE GEOGRAFIA NO CURSO DE PEDAGOGIA:
a integração curricular no contexto da prática
Eduardo José Cezari
Carolina Machado Rocha Busch Pereira
SOBRE AS ORGANIZADORAS
SOBRE OS AUTORES