15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$77,12 sem juros | Total R$77,12 | |
2 x de R$38,56 sem juros | Total R$77,12 | |
3 x de R$25,71 sem juros | Total R$77,12 | |
4 x de R$19,95 | Total R$79,81 | |
5 x de R$16,24 | Total R$81,18 | |
6 x de R$13,76 | Total R$82,56 | |
7 x de R$11,99 | Total R$83,96 | |
8 x de R$10,67 | Total R$85,38 | |
9 x de R$9,65 | Total R$86,81 | |
10 x de R$8,83 | Total R$88,26 |
Autores: Jussara Fraga Portugal - Simone Santos de Oliveira - Mariana Martins de Meireles - Hanilton Ribeiro de Souza (Orgs.)
Sinopse:
“GEOGRAFIA NA SALA DE AULA: linguagens, conceitos e temas” é uma coletânea composta por dezenove artigos que versam sobre importantes temas que se entrecruzam entre a Geografia Escolar, o ensino de Geografia e a formação docente Dividida em duas partes – a primeira intitulada “Diversas Linguagens na sala de aula: ensino e pesquisa” é composta por oito artigos que destacam diferentes modos e possibilidades de realizar práticas de ensino de Geografia ancoradas nas diversas linguagens, enquanto dispositivos didático-pedagógicos. A segunda parte, composta por onze artigos, denominada “Práticas de Ensino e Formação: conceitos e temas na sala de aula” contempla temáticas que perpassam pelo debate sobre as relações entre a Geografia Acadêmica e a Geografia Escolar, as contribuições do estágio supervisionado na formação docente em Geografia, e, também, destaca estratégias metodológicas na abordagem de conceitos e temas da Geografia em sala de aula, em diferentes contextos de formação. Os organizadores
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544408025
DOI:10.24824/978854440802.5
Ano de edição:2016
Número de páginas:362
Formato:16x23
Assunto:
G342
Geografia na sala de aula: linguagens, conceitos e temas. / Jussara Fraga
Portugal, Simone Santos de Oliveira, Mariana Martins de
Meireles, Hanilton Ribeiro de Souza. (org.)
1. Geografia - linguagens 2. Geografia – conceitos – temas 3. Religião – crônicas
I. Portugal, Jussara Fraga. II. Oliveira, Simone Santos de. III. Meireles, Mariana
Martins de. IV. Souza, Hanilton Ribeiro de. V. Título VI. Série.
CDD 910.7
PREFÁCIO
DE AMBULAÇÕES DE UM SIBARITA: fugir das tautologias
e das conclusões evidentes requer que saiamos da zona de conforto
Nestor André Kaercher
APRESENTAÇÃO
Rosa Elisabete Militz Wypyczynski Martins
ª Parte
Diversas linguagens na sala de aula: ensino e pesquisa
DESENHOS DA GLOBALIZAÇÃO: ensino de Geografia
e a vivência do aluno
Alexandre Bergamin Vieira
Odolina L Fortaleza Araújo
LuanaMG Barbosa
CONTRIBUIÇÕES DA LITERATURA DE CORDEL PARA
O ENSINO DE GEOGRAFIA
Alexandre Vítor de Lima Fonsêca
Karen Sheron Bezerra Fonsêca
Kenneth Sebastian Bezerra Fonsêca
O GOOGLE EARTH E A MAQUETE EM SALA DE AULA:
Geografia Escolar e aprendizagens geográficas
Bismarque Lopes Pinto
Jussara Fraga Portugal
Simone Santos de Oliveira
ARTES DE VER, LINGUAGENS A APRENDER:
entre Geografia, fotografia e cinema
Guilherme Ribeiro
GEOGRAFIA E POESIA: revisitando o espaço e a história
da antiga Curralinho pelos passos do poeta Castro Alves
Hanilton Ribeiro de Souza
Luciana Cristina Teixeira de Souza
GEOGRAFIA E TEATRO DO OPRIMIDO: uma experiência
pela liberdade
Iure Santos de Souza
Vilmar José Borges
DESENHO: o potencial de uma linguagem para o ensino
de Geografia na educação básica
Ruzicleide de Oliveira Santos
Simone Santos de Oliveira
A CAPA FALA: o cuidado com as Artes Visuais nos livros
de Geografia - Projeto Teláris
Valéria Nancí de Macêdo Santana
ª Parte
Práticas de Ensino e Formação: conceitos e temas na sala de aula
A GINCANA COMO PROPOSTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA
NO ENSINO DE GEOGRAFIA
Alana Rigo Deon
Cláudia Eliane Ilgenfritz Toso
DOS CONTEÚDOS AO TRABALHO DE CAMPO: preceitos básicos
para um raciocínio lógico aplicado ao ensino superior de Geomorfologia
André Luiz Dantas Estevam
O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA:
vivências em sala de aula
Andrecksa Viana Oliveira Sampaio
Gaetana de Brito Palladino Pereira
Geisa Flores Mendes
Poliana Machado da Silva
Sandra Mara Vieira Oliveira
A RELAÇÃO ENTRE A GEOGRAFIA ESCOLAR
E A GEOGRAFIA ACADÊMICA
Eustáquio de Sene
ESTÁGIO E PESQUISA: a escola como locus do
licenciando em Geografia
Glauber Barros Alves Costa
ESTÁGIO SUPERVISIONADO E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR
DE GEOGRAFIA: a pedagogia de projetos como ferramenta para
um fazer pedagógico ativo e significativo na educação básica
Jacqueline Praxedes de Almeida
REFLEXÃO ACERCA DA PRÁTICA NA SALA DE AULA EM BUSCA
DO ENTENDIMENTO DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
Sandra de Castro de Azevedo
POR UMA GEOGRAFIA DA VIDA: o conceito de lugar
e o ensino de Geografia em contextos rurais
Mariana Martins de Meireles
ELEMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO DE
GEOGRAFIA: uma contribuição à epistemologia da Geografia Escolar
Noemia Ramos Vieira
A ORIGEM DOS SOLOS E OS MOTIVOS PARA PROTEGÊ-LOS
Simone Falconi Akkawi
Celso Dal Ré Carneiro
A GEOGRAFIA DENTRO E FORA DO ESPAÇO ESCOLAR:
atravessando os muros da escola e compreendendo a vida ao seu redor
Vanda Almeida da Cunha Araújo
SOBRE OS ORGANIZADORES E OS AUTORES
ISBN 978-85-444-0802-5