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Autores: Alexandre Vitor de Lima Fonsêca
Sinopse:
O livro GEOGRAFIA: aprender e ensinar com o desenho dos rumos magnéticos é um convite para professores e alunos a trilhar com o autor por linhas imaginárias dos azimutes e rumos, desenhando e pintando em espaços internos escolares. O autor apresenta sugestões de como o desenho dos rumos magnéticos N/S e E/W a partir de uma bússola em pátios das escolas pode contribuir para o processo de ensinar e aprender Geografia nas séries inicias do Ciclo Básico. Para isso, são ressaltadas as práticas de ensino do aprender fazendo, uma vez que o educando construindo ele mesmo o seu instrumento de orientação, torna-se mais fácil seu deslocamento no dia-a-dia em seu bairro e consequentemente em sua cidade. A obra foi pensada no sentido de contribuir com uma discussão a respeito do uso do desenho como metodologia de aprender e ensinar Geografia. O livro traz uma abordagem sobre orientação geográfica em uma linguagem acessível e criativa e ainda trata da produção do conhecimento sobre orientação contribuído assim para uma aprendizagem significativa.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544418666
DOI:10.24824/978854441866.6
Ano de edição:2017
Número de páginas:108
Formato:16x23
Assunto:
F673
Fonseca, Alexandre Vitor de Lima.
Geografa: aprender e ensinar com o desenho dos rumos magnéticos / Alexandre Vitor de
Lima Fonseca
108 p.
Bibliografa
ISBN 978-85-444-1866-6
DOI 10.24824/978854441866.6
1. Geografa 2. Rumos magnéticos 3. Representações cartográfcas – Maranhão I. Título
II. Série.
CDU 9 CDD 918.121
A área de estudo
AS REPRESENTAÇÕES GRÁFICAS
A linguagem cartográfca
A prática docente
O USO DAS REPRESENTAÇÕES CARTOGRÁFICAS COMO
PROPOSTA METODOLÓGICA DE ORIENTAÇÃO GEOGRÁFICA
PARA O ESTADO DO MARANHÃO
Orientação – o desenho dos rumos magnéticos
Tarefas propostas
Com objetos concretos e abstratos
Tarefas na sala com uso da planta da sala e da escola
Tarefas na sala com uso da planta do entorno da escola,
do bairro e do município
Tarefas ao ar livre no pátio
Tarefas no entorno da escola
Conteúdos da proposta
Objetivos
APLICAÇÃO DA PROPOSTA
O delineamento metodológico
As classes de experimento e controle
As famílias
Os alunos
As aulas nos º anos
O processo de avaliação e desempenho amostral
Os resultados
Alexandre_Vitor_Lima_Fonseca-revindd // ::ANEXOS
ANEXO A – QUESTIONÁRIO MODELO PARA COLETA DE DADOS DAS
AULAS DE GEOGRAFIA
ANEXO B – QUESTIONÁRIO SOCIOCULTURAL PARA COLETA
DE DADOS DE FAMILIARES DOS ALUNOS DA º ANO
ANEXO C – º PRÉ E PÓS-TESTE
ANEXO D – º PRÉ E PÓS-TESTE
