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Autores: Osmar Gomes de Alencar Júnior
Sinopse:
Este livro analisa a repartição dos recursos do fundo público entre a burguesia financeira e os trabalhadores nos estados da região Nordeste do Brasil, no período de 2007 a 2014, tendo por base a crise estrutural do capital, na qual o fundo público é instado, cada vez mais, a contribuir no processo de acumulação financeira. O objetivo principal da pesquisa foi identificar na repartição do gasto público, as classes e frações de classes mais oneradas (e favorecidas) na formação e destinação dos recursos do fundo público nos estados do Nordeste no período de 2007 a 2014. Para o alcance desse objetivo, realizou-se uma observação crítica da realidade macroeconômica do gasto público, mais precisamente do montante da direção e da relevância dos gastos social e financeiro, a partir de uma análise crítica do orçamento público. Concluiu-se que nos estados do Nordeste, a classe trabalhadora em sua fração de renda mais baixa foi a principal financiadora do fundo público, isto é, dos gastos social e financeiro. Entretanto, se beneficiou menos das políticas públicas sustentadas pelos gastos sociais, do que a burguesia financeira se apropriou dos rendimentos oriundos do serviço da dívida pública estadual.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9786558683247
DOI:10.24824/978655868324.7
Ano de edição:2021
Número de páginas:274
Formato:16x23
Assunto:
Carina Copatti
GEOGRAFIA(S), PROFESSOR(ES) E A CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO PEDAGÓGICO-GEOGRÁFICO
Coleção Educação e Geografia – tramas e tecituras contemporâneas
C782
Copatti, Carina
Geografi a(s), Professor(es) e a construção do Pensamento PedagógicoGeográfi co Carina
Copatti – Curitiba CRV, 2020
184 p (Coleção Educação e Geografi a – tramas e tecituras contemporâneas – volume 1)
Bibliografi a
ISBN Coleção digital 9786558683254
ISBN Coleção físico 9786558683261
ISBN Volume digital 9786558683278
ISBN Volume físico 9786558683285
DOI 10248249786558683285
1 Educação 2 Formação de professores – Geografi a 3 Geografi a – Pensamento Pedagógico
4 Geografi a – estudo e ensino I Título II Série
CDU 9
