1 x de R$0,00 sem juros | Total R$0,00 | |
2 x de R$0,00 sem juros | Total R$0,00 | |
3 x de R$0,00 sem juros | Total R$0,00 | |
4 x de R$0,00 | Total R$0,00 | |
5 x de R$0,00 | Total R$0,00 | |
6 x de R$0,00 | Total R$0,00 | |
7 x de R$0,00 | Total R$0,00 | |
8 x de R$0,00 | Total R$0,00 | |
9 x de R$0,00 | Total R$0,00 | |
10 x de R$0,00 | Total R$0,00 |
Tempo de Expedição: 3 dias úteis
Tempo de Impressão: 7 dias úteis
Link PDF
Sinopse:
O livro reúne dados de pesquisa no contexto da Gerontologia Educacional, cujo objetivo foi investigar, por meio de uma intervenção socioeducativa, a implantação de um programa de educação ambiental envolvendo pessoas idosas e adolescentes estudantes em Escola Pública do Distrito Federal (DF). A vivência permitiu desmistificar preconceitos e oportunizar convivência, aprendizado, desenvolvimento pessoal e mudanças nas concepções sobre o próprio processo de envelhecimento.
Autores:
Henrique Salmazo Da Silva
Gerontólogo. Bacharel em Gerontologia pela Universidade de São Paulo (USP) – Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), Mestre em Ciências pela Faculdade de Saúde Pública da USP (Departamento de Epidemiologia), e Doutor em Neurociência e Cognição pela Universidade Federal do ABC. Atualmente é Professor Doutor do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia da Universidade Católica de Brasília – UCB. É vice-presidente da Associação Brasileira de Gerontologia (ABG – gestão 2017-2019) e atuou como gestor de centro de convivência para idosos e de Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI).
Fabiana Moreira Lima
Psicóloga graduada pela Universidade Católica de Brasília (2016). Possui formação em Gestalt-terapia pelo Instituto de Gestalt-terapia de Brasília (2016). Mestrado em andamento em Gerontologia pela Universidade Católica de Brasília. Atuação e pesquisa voltadas ao processo de envelhecimento desde 2013. Atuou como bolsista técnico pela FAP-DF junto ao presente projeto. Experiência na área organizacional e atualmente, atua na clínica com os públicos adolescente, adulto e idoso.
Maria Liz Cunha De Oliveira
Graduada em Enfermagem (1983), mestrado em Educação (1995 – bolsista CAPES) e doutorado em Ciências da Saúde (2000), todos pela Universidade de Brasília – UnB. Pós Doutorado (em andamento) em Psicologia Social pela Universidade Católica de Brasília. Atualmente é professora da pós-graduação em Gerontologia. É professora/pesquisadora do mestrado profissional da Fundação de Ensino e Pesquisa do Distrito Federal – FEPECS, na linha de pesquisa de saúde do adulto. Na graduação, leciona na área básica e no curso de Enfermagem. É consultora ad hoc da Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia, Revista Brasileira Ciência e Movimento, Texto & Contexto Enfermagem, entre outras.
Sobre Os Autores
Camila Marinho Ribeiro Magalhães
Graduação em andamento em Psicologia na Universidade Católica de Brasília (UCB). Possuí experiência como Coordenadora da Comissão de Comunicação do Centro Acadêmico de Psicologia, e como Instrutora de Informática para grupo de idosos no Centro de Convivência do Idoso (CCI). Interesses nas áreas: Psicologia Cognitiva, Desenvolvimento Humano, Processo de envelhecimento, Educação. Atuou como bolsista de iniciação científica pela FAP-DF junto ao presente projeto.
Danilo Ribeiro Do Nascimento Aragão
Graduado em Ciências Biológicas e Psicologia pela Universidade Católica de Brasília. Atuou como bolsista técnico pela FAP-DF junto ao presente projeto.
Fabiana Tavares Pereira
Psicóloga formada pelo Centro Universitário de Brasília – UniCEUB, pós-graduanda em Teoria Psicanalítica pela mesma instituição em curso vinculado à Sociedade de Psicanálise de Brasília. Atuou como bolsista técnico pela FAP-DF junto ao presente projeto.
Isabelle Patriciá Freitas Soares Chariglione
Doutora em Cognição e Neurociências do Programas de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento da Universidade de Brasília (2014). Mestre em Cognição e Neurociências do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento da Universidade de Brasília (2010). Especialista em Neuropsicologia pelo IPAF (2007). Possui graduação em Licenciatura Plena (2004) e Formação em Psicologia (2005) pela Universidade Federal da Paraíba. Atualmente, é professora do Curso de Psicologia pela Universidade de Brasília e colaboradora no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gerontologia pela Universidade Católica de Brasília.
Joyce Karen Rocha Alves Pereira
Graduação em prosseguimento em Psicologia na Universidade Católica de Brasília (UCB). Conhecimento em coordenação de eventos acadêmicos pelo Centro Acadêmico de Psicologia da UCB e projetos pela Lógica Consultoria – Empresa Júnior de Psicologia (UCB). Atuou como bolsista de Iniciação Científica junto ao presente projeto.
Jussara Soares Marques Dos Anjos
Enfermeira, especialista em Docência do Ensino Superior, especialista em Enfermagem em Neonatologia e Pediatria. Mestre em Gerontologia pela Universidade Católica de Brasília – UCB (2019). Professora de Enfermagem em Estágio Supervisionado – Atenção Básica e Hospitalar.
Larissa Aparecida De Souza Grilo
Graduação em andamento em Psicologia na Universidade Católica de Brasília (UCB). Atuou como estagiária na área de Pesquisa. Realizou estágio voluntário dentro da Lógica Consultoria – Empresa Júnior de Psicologia (UCB). Atuou como bolsista de Iniciação Científica junto ao presente projeto.
Lucy Gomes
Graduação em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, mestrado em Medicina Tropical pela Universidade de Brasília e doutorado em Fisiologia – University of London. Atualmente é professora adjunta da Universidade Católica de Brasília, atuando na pós-graduação de gerontologia e na graduação de medicina. É membro titular fundador da Academia de Medicina de Brasília. Atualmente é consultora da FAPDF e parecerista de vários periódicos. Tem cerca de 100 artigos publicados, em periódicos nacionais e internacionais. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Gerontologia, atuando principalmente nos seguintes temas: idosos, doenças, prevenção de doenças, qualidade de vida e envelhecimento.
Rebeca Zain
Graduanda em Psicologia na Universidade Católica de Brasília (UCB). Atuou como bolsista de Iniciação Científica junto ao presente projeto.
Sabrina Pereira De Almeida
Graduanda em Psicologia na Universidade Católica de Brasília (UCB). Atuou como bolsista de Iniciação Científica junto ao presente projeto.
Stephane Lorrane Fernandes Alves
Psicóloga pela Universidade Católica de Brasília. Possui experiência em Iniciação Científica, atuando como bolsista não apenas neste, como também em outros projetos. Foi membro do Centro Acadêmico de Psicologia (CAPSI UCB). Atuou na Lógica Consultoria – Empresa Júnior de Psicologia. Atualmente, atua como psicóloga clínica.
Vênus Deia Alves De Farias
Mestrado em Gerontologia na Universidade Católica de Brasília-UCB (2019). Pós-Graduada em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Darwin de Educação e Pesquisa (2008) e Pós-Graduada em Enfermagem do Trabalho pelo Centro de Ensino Superior e Desenvolvimento CESED (2010). Possui Graduação em Enfermagem pelo Centro Universitário UNICEPLAC (2006).
Vicente Paulo Alves
Graduado em Filosofia pela Universidade Católica de Brasília (1998), mestre em Teologia Dogmática pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma (1991) e doutor em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (2003). Atualmente, está como coordenador e professor do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia (Mestrado e Doutorado). É atualmente coordenador da Rede dos Programas de Pós-Graduação Interdisciplinares sobre o Envelhecimento (REPRINTE).
Vitória Segato Jadallah
Graduanda em Psicologia na Universidade Católica de Brasília (UCB). Atuou como bolsista de Iniciação Científica junto ao presente projeto.
Wilson Vieira Júnior
Doutor (2015) e Mestre (2010) em Arquitetura e Urbanismo na área de concentração Teoria, História e Crítica pelo PPG da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília – UnB. Graduado em História pelo Centro Universitário de Brasília em 2003. Entre 2011 e 2015 ocupou o cargo de Coordenador do Arquivo Permanente no Arquivo Público do Distrito Federal. Ministra palestras e colabora em trabalhos sobre História e Patrimônio com instituições públicas ligadas ao ensino e educação, patrimônio histórico, artístico e ambiental. É autor de livros e artigos sobre História, acervos documentais e paleografia.
Detalhes
ISBN: 978-65-5578-109-0
ISBN Digital: 978-65-5578-112-0
DOI: 10.24824/9786555781090.0
Ano da Edição: 2020
Distribuidora: Editora CRV
Número de páginas: 180
Formato do livro: 21x28
Numero da Edição: 1
Assunto: G354 Gerontologia educacional e meio ambiente resultados de uma intervenção educativa intergeracional Henrique Salmazo da Silva, Fabiana Moreira Lima, Maria Liz Cunha de Oliveira (organizadores) – Curitiba CRV, 2021 180 p Bibliografi a ISBN Digital 9786555781120 ISBN Físico 9786555781090 DOI 10248249786555781090 1 Gerontologia 2 Educação 3 Meio ambiente 4 Políticas públicas I Silva, Henrique Salmazo da org II Lima, Fabiana Moreira org III Oliveira, Maria Liz Cunha de org IV Título V Série CDU 61398 CDD 61897 Henrique Salmazo da Silva Fabiana Moreira Lima Maria Liz Cunha de Oliveira PREFÁCIO Meire Cachioni INTRODUÇÃO Henrique Salmazo da Silva Fabiana Moreira Lima Maria Liz Cunha de Oliveira PARTE I PERSPECTIVAS TEÓRICAS E CONCEITUAIS CAPÍTULO O DISTRITO FEDERAL NASCE NO SERTÃO DE SANTA LUZIA Wilson Vieira Júnior CAPÍTULO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUAS FACETAS NO DISTRITO FEDERAL Danilo Ribeiro do Nascimento Aragão Henrique Salmazo da Silva CAPÍTULO ADOLESCÊNCIA desafios contemporâneos e intervenções educativas Fabiana Tavares Pereira Vênus Deia Alves de Farias CAPÍTULO VELHICE E INTERGERACIONALIDADE possibilidades e desafios no âmbito da Gerontologia Educacional Jussara Soares Marques dos Anjos Fabiana Moreira Lima Henrique Salmazo da Silva Henrique Salmazo indd // PARTE II PERCURSO METODOLÓGICO CAPÍTULO CARACTERÍSTICAS SOCIODEMOGRÁFICAS DOS PARTICIPANTES | MATERIAIS E MÉTODOS DO ESTUDO Henrique Salmazo da Silva Isabelle Patriciá Freitas Soares Chariglione Vicente Paulo Alves Maria Liz Cunha de Oliveira PARTE III RESULTADOS DE PESQUISA CAPÍTULO COMPREENSÕES SOBRE MEIO AMBIENTE E SAÚDE DA PESSOA IDOSA resultados de grupos focais com idosos do Distrito Federal Rebeca Zain Danilo Ribeiro do Nascimento Aragão Vicente Paulo Alves Henrique Salmazo da Silva CAPÍTULO COMPREENSÕES DOS IDOSOS SOBRE AS RELAÇÕES INTERGERACIONAIS relato de experiência ao participar do programa de educação ambiental envolvendo idosos e adolescentes Stephane Lorrane Fernandes Alves Henrique Salmazo da Silva CAPÍTULO QUALIDADE DE VIDA DE IDOSOS Impacto do programa de educação ambiental intergeracional Vitória Segato Jadallah Jussara Soares Marques dos Anjos Fabiana Moreira Lima Maria Liz Cunha de Oliveira Henrique Salmazo da Silva Henrique Salmazo indd // CAPÍTULO COMPREENSÕES DOS ADOLESCENTES SOBRE AS RELAÇÕES INTERGERACIONAIS relato de experiência do Programa de Educação Ambiental Sabrina Pereira de Almeida Fabiana Tavares Pereira Henrique Salmazo da Silva CAPÍTULO ATITUDES EM RELAÇÃO À VELHICE o impacto do programa de educação ambiental intergeracional em idosos e adolescentes Camila Marinho Ribeiro Magalhães Jussara Soares Marques dos Anjos Isabelle Patriciá Freitas Soares Chariglione Lucy Gomes Henrique Salmazo da Silva CAPÍTULO QUALIDADE DE VIDA E EFEITOS DE UM PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL INTERGERACIONAL um estudo comparativo com adolescentes de uma Escola Pública do Distrito Federal Joyce Karen Rocha Alves Pereira Vênus Deia Alves de Farias Henrique Salmazo da Silva CAPÍTULO O ADOLESCENTE E O MEIO AMBIENTE efeitos de um programa de educação ambiental intergeracional em uma escola pública do Distrito Federal Larissa Aparecida de Souza Grilo Danilo Ribeiro do Nascimento Aragão Henrique Salmazo da Silva CAPÍTULO CONTRIBUIÇÕES E INTERCONEXÕES ENTRE GERONTOLOGIA EDUCACIONAL E MEIO AMBIENTE Henrique Salmazo da Silva