15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$75,98 sem juros | Total R$75,98 | |
2 x de R$37,99 sem juros | Total R$75,98 | |
3 x de R$25,33 sem juros | Total R$75,98 | |
4 x de R$19,66 | Total R$78,63 | |
5 x de R$16,00 | Total R$79,98 | |
6 x de R$13,56 | Total R$81,34 | |
7 x de R$11,82 | Total R$82,72 | |
8 x de R$10,51 | Total R$84,12 | |
9 x de R$9,50 | Total R$85,52 | |
10 x de R$8,70 | Total R$86,95 |
Autores: Jean Dalmo de Oliveira Marques - Elizalane Moura de Araújo Marques (Orgs.)
Sinopse:
A preocupação com as questões ambientais se torna a cada dia um requisito essencial a ser considerado pelas organizações como forma de alcançar a melhoria contínua do desempenho ambiental. Nos últimos anos, uma condição para que isso acontecesse foi à cobrança pela sociedade na busca de ações, processos e produtos ambientalmente corretos, conduzindo a uma consciência ecológica com a adoção de práticas sustentáveis. Essa realidade originou uma mudança na maneira de agir das organizações, conduzindo-as à adoção de um sistema de gestão. A gestão é essencial para a existência e a consolidação de qualquer atividade que tenha a pretensão de existir. Dessa forma, não se traduz apenas numa opção de escolha, mas na necessidade de obtenção de resultados satisfatórios. Quando consideramos a organização de uma sociedade como um todo, a gestão não pode ser ignorada, pois é uma ferramenta fundamental para o seu desenvolvimento. O sistema de gestão ideal é aquele que atende à necessidade, traz resultados conforme as metas e objetivos propostos. Além disso, é específico de cada organização, portanto, não existe um modelo padrão, pronto, único que pode ser utilizado em qualquer situação. Esta obra, com abordagem multidisciplinar, contém estudos desenvolvidos como forma de possibilitar estratégias para alcançar uma gestão ambiental participativa, integradora, motivadora e descentralizada. Extrapola-se aqui a epistemologia conceitual de gestão ambiental e considera-se qualquer ação que busque estudar alternativas sustentáveis para desenvolver atividades sobre o meio ambiente, indissociável da educação ambiental. Neste sentido, espera-se que as investigações aqui apresentadas possam incentivar os leitores a divulgar suas vivências e experiências ambientais.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544424803
DOI:10.24824/978854442480.3
Ano de edição:2018
Número de páginas:356
Formato:16x23
Assunto:
G389
Gestão ambiental e o ensino na Amazônia Jean Dalmo de Oliveira Marques, Elizalane
Moura de Araújo Marques (organizadores) – Curitiba CRV, 2018
356 p
Bibliograf a
ISBN 978-85-444-2480-3
DOI 10248249788544424803
1 Educação 2 Meio ambiente – Amazônia I Marques, Jean Dalmo de Oliveira org II
Marques, Elizalane Moura de Araújo org III Título IV Série
CDU 504(8113 CDD 3382098115
APRESENTAÇÃO
Jean Dalmo de Oliveira Marques
Elizalane Moura de Araújo Marques
GESTÃO AMBIENTAL, EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O ENSINO
CAPÍTULO
A GESTÃO AMBIENTAL NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO
um estudo exploratório no IFAM, Campus Manaus Centro
Ronaldo Alagoas da Silva
Jean Dalmo de Oliveira Marques
CAPÍTULO
EDUCAÇÃO AMBIENTAL um olhar sobre a práxis ambiental no
Curso Técnico de Nível Médio Integrado em Química do IFAM
Rafaela Dourado Alves da Silva
Rosa Oliveira Marins Azevedo
CAPÍTULO
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL (EA) COMO ESTRATÉGIA PARA A
CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O USO DA ÁGUA EM ESPAÇO
ESCOLAR DA REGIÃO AMAZÔNICA
Giseli Albuquerque de Oliveira
Janari Rui Negreiros da Silva
Adriano Teixeira de Oliveira
RELATOS DE VIVÊNCIAS E EXPERIÊNCIAS RELACIONADOS
À GESTÃO AMBIENTAL
CAPÍTULO
ABORDAGEM SOBRE O DESCARTE CORRETO DE PILHAS E
BATERIAS uma iniciativa para preservar os recursos naturais
Auxiliadora Cristina Corrêa Barata Lopes
Edson Valente Chaves
Rogete Batista e Silva Mendonça
CAPÍTULO
INFLUÊNCIA DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS GLOBAIS (MCGS)
NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA AMAZÔNIA
Alexandre Nicolette Sodré Oliveira
Jean Dalmo de Oliveira Marques
JDindd CAPÍTULO
APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS relato de
experiência da requalifcação de espaço público por meio do
paisagismo funcional sustentável
Rafaela de Araujo Sampaio Lima
Joice de Jesus Machado
Carlos Alberto Fonseca do Nascimento
CAPÍTULO
GESTÃO DA ÁGUA NO MEIO URBANO DE MANAUS
uma experiência com alunos de graduação no Parque Municipal
Nascentes do Mindu – PMNM
Emily Silva Gomes dos Santos
Laís Cássia Monteiro de Souza Barreto
Jean Dalmo de Oliveira Marques
Marco Antônio Vaz de Lima
CAPÍTULO
ABATE E PROCESSAMENTO DE CARNE NA INDÚSTRIA
DE ALIMENTOS experiência com alunos na região
metropolitana de Manaus
Jean Dalmo de Oliveira Marques
Elizalane Moura de Araújo Marques
CAPÍTULO
GESTÃO DE ÁREAS PROTEGIDAS NA AMAZÔNIA vivências na
região do mosaico de áreas protegidas do Baixo Rio Negro
Marco Antônio Vaz de Lima
CAPÍTULO
USO DE ÁREA PROTEGIDA NA PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO
AMBIENTAL estudo de caso da RPPN Dr Daisaku Ikeda
Jean Dinelly Leão
Tais Tiyoto Tokusato
CAPÍTULO
AVALIAÇÃO DA PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE ESTUDANTES DA
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (EPT) DO IFAM –
CAMPUS LÁBREA
Álefe Lopes Viana
Arquimar Barbosa de Oliveira
Márcio Rodrigues Miranda
Roberta Monique da Silva Santos
José Roselito Carmelo Silva
Nelson Felipe de Albuquerque Lins Neto
JDindd CAPÍTULO
ANÁLISE DA PERCEPÇÃO SOBRE RESÍDUOS SÓLIDOS EM UMA
COMUNIDADE URBANA NA CIDADE DE LÁBREA, AMAZONAS
Arquimar Barbosa de Oliveira
Álefe Lopes Viana
Manoel Galdino da Silva
Rosecleia Moraes Simonato
Ronilson de Sousa Lopes
CAPÍTULO
PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
SOBRE PROBLEMÁTICAS AMBIENTAIS URBANAS
Márcio Silveira Nascimento
Jaqueline do Espírito Santo Soares dos Santos
CAPÍTULO
TRILHAS ECOLÓGICAS gestão de recursos naturais em espaços
não formais em Presidente Figueiredo-Amazonas
Paulino Pinheiro Gaia
Lana Barros de Matos
Adriano Teixeira de Oliveira
Lucilene da Silva Paes
CAPÍTULO
AMBIENTES NATURAIS AMAZÔNICOS COMO ESPAÇOS PARA A
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Terezinha de Jesus Reis Vilas Boas
Danielle Cristina Oliveira Ferreira
Lucilene da Silva Paes
Jean Dalmo de Oliveira Marques
CAPÍTULO
UTILIZAÇÃO DE RECURSOS NATURAIS NO ENSINO EM ENF
compartilhando experiências e percepções na botânica
Afonso Santos de Souza
Cilene Maria Melado Alvim Ribeiro
Hilton Bruno Belo de Sousa
Nívea Consuelo Carvalho dos Santos
Lucilene da Silva Paes
Jean Dalmo de Oliveira Marques
PROJETO DE GESTÃO AMBIENTAL SUSTENTÁVEL
CAPÍTULO
RESÍDUOS VEGETAIS uma conscientização por meio da
alfabetização ecológica
Henrique Oliveira Lima
Lucilene da Silva Paes
Lizandra Vieira Martins
JDindd CAPÍTULO
IDENTIFICANDO APRENDIZAGEM SOBRE O AQUECIMENTO
GLOBAL E EFEITO ESTUFA NO ENSINO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS
DE REPRESENTAÇÕES VISUAIS
Thayany Jacob Pinheiro
José Galúcio Campos
Danielle Cristina Oliveira Ferreira
Cirlande Cabral da Silva
CAPITULO
UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A RESERVA
FLORESTAL ADOLPHO DUCKE, MANAUS-AM
José de Lima Dantas
Maristela Lima de Farias
Lucilene da Silva Paes
Jean Dalmo de Oliveira Marques
CAPÍTULO
UTILIZAÇÃO DE AERONAVE REMOTAMENTE PILOTADA COMO
FERRAMENTA DIDÁTICA NO ESTUDO DOS PROCESSOS EROSIVOS
José Roselito Carmelo da Silva
CAPÍTULO
CACHOEIRA ALTA DO TARUMÃ proposta de um parque urbano
para a cidade de Manaus
José Ribamar de Abreu Cardoso
Antônio Carlos Rodrigues Silva
CAPÍTULO
PLANTAS MEDICINAIS NAS ESCOLAS oportunizando
conhecimento e sustentabilidade
Maria Matilde da Silva Carvalho
Lucilene da Silva Paes
Jean Dalmo de Oliveira Marques
Henrique Oliveira Lima
LEGISLAÇÃO AMBIENTAL
CAPÍTULO
A IMPORTÂNCIA DA LEGISLAÇÃO AMBIENTAL PARA A
CONSERVAÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS NA AMAZÔNIA
Maria Amália Castelo Branco Affonso
SOBRE OS AUTORES