15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$68,28 sem juros | Total R$68,28 | |
2 x de R$34,14 sem juros | Total R$68,28 | |
3 x de R$22,76 sem juros | Total R$68,28 | |
4 x de R$17,67 | Total R$70,66 | |
5 x de R$14,37 | Total R$71,87 | |
6 x de R$12,18 | Total R$73,10 | |
7 x de R$10,62 | Total R$74,34 | |
8 x de R$9,45 | Total R$75,59 | |
9 x de R$8,54 | Total R$76,86 | |
10 x de R$7,81 | Total R$78,14 |
Autores: Antônio de Pádua Araujo
Sinopse:
Compreender como ocorre a integração entre as abordagens de gestão de pessoas por competências e educação corporativa é o objetivo deste livro. O recurso utilizado pelo autor foi a análise das políticas e práticas desenvolvidas por empresas brasileiras consideradas importantes referências nessa área. Resgatando uma discussão teórica sobre competências profissionais e educação corporativa, o autor discute como as empresas analisadas se apropriaram dessas abordagens conceituais e como fizeram o alinhamento delas com a estratégia corporativa, e, também, com a filosofia de RH adotada. É feita nova leitura desse universo conceitual, bem como das ressignificações que possam derivar das tentativas de incorporação dessas abordagens às práticas empresariais. Ao final, o autor propõe um modelo que objetiva orientar o processo de apropriação das abordagens de competências e de educação corporativa por empresas públicas e privadas, de forma integrada. O modelo configura uma construção idealizada a partir da arquitetura teórica que fundamentou os estudos e incorpora, também, as melhores práticas observadas na realidade empírica das diferentes organizações analisadas.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544408131
DOI:10.24824/978854440813.1
Ano de edição:2016
Número de páginas:268
Formato:16x23
Assunto:
A663
Araujo, Antônio de Pádua.
Gestão de pessoas por competências e educação corporativa: uma abordagem integrada. / Antônio de Pádua Araujo.
1. Gestão 2. Gestão de pessoas – competências 3. Educação corporativa I. Título II. Série.
CDD 658.3
Francisco Roberto Pinto
CONSTRUINDO UM QUADRO DE REFERÊNCIAS TEÓRICAS SOBRE COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS E EDUCAÇÃO CORPORATIVA NO CONTEXTO DA GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS
OS PRINCIPAIS ENFOQUES TEÓRICOS SOBRE
GESTÃO DE PESSOAS
O surgimento de uma nova ambiência empresarial e
a mudança de paradigma em gestão de pessoas
O enfoque comportamental
O enfoque estratégico
O enfoque das competências
O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO EM RH E A GESTÃO
DE PESSOAS POR COMPETÊNCIAS
O processo de desenvolvimento em RH
A gestão por competências
A dimensão individual das competências
A dimensão organizacional das competências
A integração entre estratégia empresarial e competências
O mapeamento das competências
A certificação e a avaliação das competências profissionais
A EDUCAÇÃO CORPORATIVA EM GESTÃO DE PESSOAS
O contexto de surgimento da educação corporativa
Educação corporativa: uma nova dinâmica de aprendizagem
Formatos institucionais das universidades corporativas
ANALISANDO OS MODELOS DE GESTÃO POR COMPETÊNCIAS E OS SISTEMAS DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA DE EMPRESAS PÚBLICAS BRASILEIRAS
ASPECTOS METODOLÓGICOS DO ESTUDO
A escolha das empresas estudadas
O framework conceitual do estudo
A coleta de dados
As técnicas de análise dos dados
O BANCO DO BRASIL SA (BB)
A empresa
O processo estratégico do BB
A gestão de pessoas no BB
A filosofia de RH do BB
A gestão de pessoas por competências no BB
O mapeamento, a tipologia e a descrição das competências
Exemplos de competências mapeadas e descritas
A avaliação de desempenho por competências no BB
As aplicações do modelo de gestão por competências
A educação corporativa no BB
O formato institucional da UniBB
O modelo pedagógico da UniBB
Os eixos educacionais da UniBB
A dinâmica de funcionamento da UniBB
A educadoria na UniBB
As trilhas de desenvolvimento profissional na UniBB
A participação dos empregados nas ações educativas
A certificação interna em conhecimentos
O público-alvo da UniBB
A avaliação das ações educativas
Os desafios da educação corporativa no BB
Uma síntese analítica do caso Banco do Brasil
A CAIXA ECONÔMICA FEDERAL (CEF)
A empresa
O processo estratégico da CAIXA
A gestão de pessoas na CAIXA
A filosofia de RH da CAIXA
A gestão por competências na CAIXA
O mapeamento, a tipologia e a descrição das
competências individuais
A avaliação de desempenho por competências
As aplicações do modelo de gestão por competências
Exemplos de competências mapeadas e descritas
A educação corporativa na CAIXA
O formato institucional da Universidade Caixa
O modelo pedagógico da Universidade CAIXA
Os eixos educacionais da Universidade CAIXA
A Dinâmica de funcionamento da Universidade CAIXA
A estrutura curricular da Universidade CAIXA
As trilhas de desenvolvimento profissional
Os mediadores de aprendizagem da Universidade CAIXA
A participação dos empregados nas ações educacionais
A certificação de conhecimentos
A avaliação das ações educativas
O público-alvo da Universidade CAIXA
Uma síntese analítica do caso CAIXA
O SERVIÇO FEDERAL DE PROCESSAMENTO DE DADOS – SERPRO
A empresa
O Processo estratégico do SERPRO
A gestão de pessoas no SERPRO
A filosofia de RH do SERPRO
A gestão de pessoas por competências no SERPRO
A tipologia, o mapeamento e a descrição das competências
Exemplos de competências mapeadas e descritas
A avaliação de desempenho por competências
As aplicações do modelo de gestão por competências
A educação corporativa no SERPRO
O formato institucional da UniSerpro
Os eixos educacionais da UniSerpro
A dinâmica de funcionamento da UniSerpro
As trilhas de desenvolvimento profissional
A participação dos empregados nas ações educacionais
A certificação de conhecimentos
O público-alvo da UniSerpro
Avaliação das ações educativas pela UniSerpro
Uma síntese analítica do caso SERPRO
ANALISANDO COMPARATIVAMENTE OS RESTUDADOS DOS ESTUDOS FEITOS NA REALIDADE EMPÍRICA DAS EMPRESAS
ANÁLISE COMPARATIVA DOS RESULTADOS
Análise comparativa Dos resultados
Sobre o processo estratégico
Sobre a gestão de pessoas
Sobre a gestão por competências
Sobre educação corporativa
CONSTRUINDO UM MODELO TEÓRICO PARA A APROPRIAÇÃO, POR PARTE DE EMPRESAS PÚBLICAS E PRIVADAS, DAS ABORDAGENS DE COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS E DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA
UM MODELO TEÓRICO PARA APROPRIAÇÃO DAS ABORDAGENS DE COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS E EDUCAÇÃO CORPORATIVA
O Modelo
Os pressupostos do modelo
As etapas do modelo
ISBN 978-85-444-0813-1