| 15% OFF | Comprando 3 ou mais |
|---|---|
| 20% OFF | Comprando 4 ou mais |
| 25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
| 1 x de R$77,84 sem juros | Total R$77,84 | |
| 2 x de R$38,92 sem juros | Total R$77,84 | |
| 3 x de R$25,94 sem juros | Total R$77,84 | |
| 4 x de R$20,14 | Total R$80,56 | |
| 5 x de R$16,38 | Total R$81,93 | |
| 6 x de R$13,89 | Total R$83,34 | |
| 7 x de R$12,10 | Total R$84,74 | |
| 8 x de R$10,77 | Total R$86,18 | |
| 9 x de R$9,73 | Total R$87,62 | |
| 10 x de R$8,90 | Total R$89,08 |
Tempo de Expedição: 3 dias úteis
Tempo de Impressão: 7 dias úteis
Autores: Célia Scucato Minioli - Helena de Fátima Nunes Silva
Sinopse:
O livro analisa do ponto de vista da Didática, da Gestão do Conhecimento e dos conceitos da Memória Organizacional as falas dos professores e pedagogos das Escolas Públicas do Estado do Paraná, retiradas de documentos próprios das escolas investigadas, procurando reconstruir uma linha de pensamento destes profissionais com relação ao uso e reuso do registro do conhecimento tácito, desenvolvido a partir das práticas pedagógicas e como forma de enfrentamento das situações futuras. Apresenta também o Registro como instrumento metodológico ao lado do Planejamento, da Observação e da Avaliação. Potencializa a incorporação pelo espaço escolar da Memória Organizacional como forma de percepção, reflexão e análise da realidade interna da escola, a partir das quatro dimensões do Processo Ensino-aprendizagem: a construção do Projeto Político-Pedagógico, o Planejamento das práticas pedagógicas, as Práticas construídas em Sala de Aula e a Avaliação do Processo de construção do conhecimento pedagógico e do processo decisório das escolas. Coloca a comunicação como questão chave da Gestão do Conhecimento/Memória Organizacional e como principal estratégia para a Estruturação e Organização do Trabalho Pedagógico. A temática do livro estabelece relações com a Linha de Pesquisa: Informação, Conhecimento e Estratégia, do Programa de Pós-Graduação em “Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação” da Universidade Federal do Paraná (UFPR), refletindo sobre o papel da informação e do conhecimento como elementos de aprendizagem. Destina-se a todos os envolvidos com a gestão, organização e operacionalização do trabalho pedagógico, professores e pedagogos pertencentes às Escolas Públicas bem como profissionais de outras Instituições de Ensino; Equipes de Ensino dos Núcleos Regionais de Educação e da Secretaria de Estado da Educação (SEED). Destina-se também a todos os interessados em discutir as questões da Gestão Escolar e da Gestão do Conhecimento.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788580424386
DOI:10.24824/978858042438.6
Ano de edição:2013
Número de páginas:196
Formato:16x23
Assunto:
LISTA DE ILUSTRAÇÕES
PREFÁCIO
INTRODUÇÃO
PARTE I
A cultura e a informação no espaço escolar
A Comunicação como reflexo da Sociedade da Informação
Mudança e inovação no espaço escolar
Conceito de cultura
Cultura organizacional
Cultura informacional no espaço escolar
PARTE II
O conhecimento no espaço escolar:
contribuições de Dewey, Vygotsky e Schön
Contribuições teóricas de Dewey, Vygotsky e
Schön para a geração do conhecimento escolar
Dewey e a experiência do professor
Vygotsky e os sistemas de representação da realidade
Schön: reflexão e racionalidade prática
PARTE III
As dimensões da criação do conhecimento
A criação do conhecimento
A conversão do conhecimento
O conhecimento organizacional
PARTE IV
A Memória Organizacional
Conceito de Memória Organizacional
A abordagem de Conklin
O ambiente de decisão
Memória Organizacional no espaço escolar
Registro, memória e reutilizações: concepções
PARTE V
A importância estrat égica da realidade
interna da escola
A realidade interna como estratégia
O Processo Ensino-Aprendizagem e o jovem do Século XXI
Uma visão sistêmica sobre o Processo Ensino-Aprendizagem
A interdependência: os papéis ou funções
do professor e do pedagogo
Novas concepções e atitudes: a reflexão, a
socialização e o compartilhamento
A Reflexividade
A Socialização
O compartilhamento
PARTE VI
Planejamentos e percepções internas
da realidade escolar
O Planejamento como forma de registro
O Currículo: uma reflexão sobre a prática
Percepções internas da escola: a captura de informações
e o registro no projeto Político-Pedagógico
Marco Situacional
Marco Conceitual
Marco Operacional
Percepções internas da escola: a socialização e o
compartilhamento do conhecimento
A prática referenciada: o conhecimento tácito do professor
Análise das atividades práticas do professor
Verificação do grau de importância dada em relação ao
registro das práticas pedagógicas pelo espaço escolar
A fala dos educadores enquanto percepção do processo
de Memória Organizacional
Categoria - Captura da Informação (Coleta)
Categoria - Organização / Registro
Categoria - Disseminação
Categoria - Compartilhamento
Categoria - Reuso das Informações
PARTE VII
Memória Organizacional e Gestão do Trabalho
Pedagógico
A Memória Organizacional como contribuição estratégica para a
organização do trabalho pedagógico
O registro e a reflexão sobre a prática
As questões organizacionais da escola
O tempo escolar
O processo de decisão no espaço escolar
As relações de trabalho
A comunicação como elemento chave da
do Conhecimento / Memória Organizacional
O acompanhamento do processo
Contribuições da Memória Organizacional para
a Organização do Trabalho Pedagógico
PARTE VIII
CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS
SOBRE aS AUTORaS
M621g
Minioli, Célia Scucato
Gestão do conhecimento no espaço escolar: a memória organizacional como
estratégia para a organização do trabalho pedagógico / Célia Scucato Minioli,
Helena de Fátima Nunes Silva. - Curitiba, PR: CRV, 2013.
196p.
ISBN 978-85-8042-438-6
1. Escolas - Organização e administração. 2. Planejamento educacional. 3.
Memória organizacional. 4. Gestão do conhecimento. I. Silva, Helena de Fátima
Nunes. II. Título.
12-4768. CDD: 371.2
CDU: 37.091
09.07.12 27.07.12 037396
