15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$48,61 sem juros | Total R$48,61 | |
2 x de R$24,31 sem juros | Total R$48,61 | |
3 x de R$16,20 sem juros | Total R$48,61 | |
4 x de R$12,58 | Total R$50,31 | |
5 x de R$10,23 | Total R$51,17 | |
6 x de R$8,67 | Total R$52,04 | |
7 x de R$7,56 | Total R$52,92 | |
8 x de R$6,73 | Total R$53,82 | |
9 x de R$6,08 | Total R$54,72 | |
10 x de R$5,56 | Total R$55,63 |
Autores: Maria Lília Imbiriba Sousa Colares - Juracy Machado Pacífico - George Queiroga Estrela (Organizadores)
Sinopse:
A gestão da escola básica é considerada fundamental (mas não a única responsável) para o desenvolvimento da educação, quando realizada de forma democrática, com a participação da comunidade em todas as fases, que vão do planejamento, execução, acompanhamento até a avaliação. Porém, como desenvolver uma gestão escolar genuinamente democrática? Há vários caminhos apontados pelas pesquisas já produzidas, e alguns gestores e gestoras das escolas públicas vêm buscando, através da reflexão, fundamentada nas experiências já construídas, e reunidas com a ação cotidiana, encontrar tais respostas. Já há uma infinidade de alternativas, mas também muitas perguntas para os problemas enfrentados nas escolas públicas de educação básica, e isso possibilita inferir que soluções completas ainda não se têm. Há muitas tentativas e, em muitos casos, com as melhores das intenções e fundamentações, mas que nem por isso darão conta dos problemas ainda presentes, até porque não são problemas isolados, mas contextualizados. É que o se apresenta neste livro: várias possibilidades de enfrentamento e aprimoramento das situações presentes nas escolas. Portanto, Gestão Escolar: enfrentando os desafios cotidianos em escolas públicas, reúne um conjunto de textos, em sua maioria, de estudantes do Curso de Especialização em Gestão Escolar, modalidade EAD, vinculada ao Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica MEC/SEB, desenvolvido em parceria com a SEDUC/RO e UNDIME/RO. O curso foi executado, com recursos do FNDE, no período de junho de 2008 a junho de 2009, a partir de convênio firmado, em 2007, entre Fundação Universidade Federal de Rondônia e Fundação Rio Madeira (RIOMAR). Formou, em nível de especialização, gestores educacionais das escolas públicas da Educação Básica, o que contribuiu com a qualificação dos mesmos para a construção da gestão democrática e da efetivação do direito à educação escolar básica com qualidade social. Há, ainda, no livro, textos elaborados por professores-pesquisadores vinculados a Fundação Universidade Federal de Rondônia/UNIR. Em todos eles o diferencial se encontra na abordagem que procura articular as reflexões teóricas com as situações concretas, e como este encontro deve ser proveitoso em prol do enfrentamento dos problemas com os quais se deparam os gestores escolares. A todos e todas: boa leitura!
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788562480300
DOI:10.24824/978856248030.0
Ano de edição:2009
Número de páginas:212
Formato:14x21
Assunto:
Maria Lília Imbiriba Sousa Colares
Juracy Machado Pacífco
George Queiroga Estrela
(Organizadores)
ENFRENTANDO OS DESAFIOS COTIDIANOS EM ESCOLAS PÚBLICAS
978-85-62480-30-0
Gestão escolar: enfrentando desafios em escolas públicas / Maria Lília Imbiriba Sousa Colares, Juracy Machado Pacífco, George Queiroga Estrela, (organizadores)
1 Escolas - Administração e organização 2 Escolas públicas 3 Gestão educacional I Colares, Maria Lília Imbiriba Sousa II Pacífco, Juracy Machado III Estrela, George Queiroga
Sala ambiente projeto vivencial: reaproximando teoria e prática no enfrentamento de problemas cotidianos
Juracy Machado Pacífco e Maria Lília Imbiriba Sousa Colares
A aplicação do planejamento sistematizado na escola municipal multisseriada de ensino fundamental Flávio da Silva Daltro no município de Pimenta Bueno-RO
Ednéia Maria Azevedo Machado, Doralice de Souza Pereira Santos, Ivanilda Colla Scheffer e Lucila de Araújo Crivelli
A importância da participação da família nas ações da escola
Eudeiza Jesus de Araújo, Gerry Salvaterra Lara e Maria das Neves Oliveira de Souza
A construção do projeto político-pedagógico da escola
Edna Maria Cordeiro , Claudineia Ribeiro de Sousa e Jovina Benicio Coelho Rocha
Novos rumos através do projeto político-pedagógico da escola
Rosa Martins Costa Pereira, Adelma Bezerra do Nascimento Gomes e Sandra Alves da Silva Nogueira
Projeto político-pedagógico da unidade escolar: princípio de democracia
Irmgard Margarida Theobald, Aloir Ribolli, Gilvan Vanconcellos, Jolar Vieira Lopes e Maria Aparecida Loss Uliana
A participação da família na vida escolar dos flhos
Loidi Lorenzzi da Silva e Sebastião Alves Filho Coutinho
Melhoria da qualidade educativa na escola estadual de ensino fundamental Samaritana
Carlson José Lima de Sousa, Lúcia de Fátima Xavier González e Rosa Martins Costa Pereira
A diversidade étnico-racial na escola: convivendo sem preconceito
Maria de Fátima Castro de Oliveira Molina e Ilse Kuns Drum
Gestão democrática e autonomia financeira na escola pública: avanços e retrocessos
Clarides Henrich de Barba, Alaíde Saraiva de Lima, Ana Maria da Nóbrega e Eliane Maciel, Souza Belarmino
A gestão escolar e o desafio da (in)disciplina na escola
Irmigardd Margarida Theobald, Ivanete Coimbra da Silva e Lucilene Ugalde da Silva
As NTIC na escola pública: desafios para a gestão escolar
Tania Suely Azevedo Brasileiro e Anselmo Alencar Colares
Programa nacional escola de gestores da educação básica pública: gestão democrática e políticas de formação de professores a distância
Andréia da Silva Quintanilha Sousa
Gestão do trabalho escolar e a avaliação da aprendizagem numa perspectiva mediadora: o conflito entre o pensar em fazer e o querer fazer
Carmen Tereza Velanga