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Autores: Ana Lara Casagrande - Joyce Mary Adam
Sinopse:
Esta pesquisa tem como escopo a análise do projeto Escola de Período Integral (EPI), cuja asserção está voltada para a reformulação do modus operandi do Ensino Médio (por meio de jornada estendida, construção de projeto de vida, desenvolvimento do protagonismo juvenil), e o impacto das mudanças em seu bojo para a carreira docente. O termo carreira docente designa o modo como está organizado o processo de trabalho do magistério, no que diz respeito à remuneração, formação inicial e continuada, condições de trabalho e progressão funcional. Além da observação em uma instituição de ensino estadual de uma cidade do interior de São Paulo, que aderiu ao modelo de escola citado, são trazidos dados da operacionalização da docência em Guadalajara, na Espanha. O contexto espanhol é apresentado como possibilidade de enriquecer as discussões sobre políticas públicas voltadas para a valorização política e social do exercício profissional da docência. São problematizados os conceitos de profissão, profissionalidade e socialização profissional; destacadas as legislações educacionais brasileira, paulista e espanhola nos aspectos supracitados que tangem à carreira docente. Os resultados apontam avanços, como o estabelecimento da dedicação exclusiva e o complemento salarial, mas um longo e necessário caminho a ser percorrido no sentido de: efetuar as aspirações do novo modelo tal qual anunciados no plano escrito; dar suporte estrutural ao trabalho docente; os docentes construírem o caminho para a sua profissionalidade; compreender a necessidade de transcender metas/índices e mirar na aprendizagem.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544420218
DOI:10.24824/978854442021.8
Ano de edição:2017
Número de páginas:262
Formato:16x23
Assunto:
C334
Casagrande, Ana Lara.
Gestão pública da educação paulista: a carreira docente e o novo ensino médio
/ Ana Lara Casagrande, Joyce Mary Adam
262 p.
Bibliografa
ISBN 978-85-444-2021-8
DOI 10.24824/978854442021.8
1. Educação 2. Gestão pública – São Paulo 3. Pedagogia I. Adam, Joyce Mary
II. Título III. série
CDU 37 CDD 370.918161
SUMÁRIO
APRESENTAÇÃO
PRODUÇÃO DA DOCÊNCIA COMO PROFISSÃO:
possibilidades e desafos
Profssão professor?
Desprofssionalização ou rumo
à profssionalização docente?
Saber(es)
Por uma formação de dentro da docência
CARREIRA DOCENTE NO BRASIL E NO ESTADO DE SÃO PAULO
Alterações no mundo do trabalho e na docência
As experiências de Pernambuco e Minas Gerais:
consequências das reformas dos sistemas de ensino – que
incluem adoção do ensino integral – para a carreira docente
Caracterização geral: Brasil e Estado de São Paulo
Carreira docente no Brasil
Carreira docente no Estado de São Paulo
A(s) Escola(s) de Período (e Tempo) Integral
Escola de Ensino Médio em Período Integral (EPI)
POLÍTICA EDUCACIONAL NA ESPANHA: o caso de Guadalajara
Breve caracterização política
Educação e carreira docente
Pesquisa de campo em Guadalajara, município da
província de Castilla-La Mancha
Caracterização sucinta de Castilla La-Mancha
Caracterização sucinta de Guadalajara
Sujeitos entrevistados e método
Discussão dos Resultados
UMA ESCOLA EM MUDANÇA, PROFESSORES DESIGNADOS:
nasce a escola de Ensino Médio de período integral
Breve histórico e caracterização da escola em foco
Entrando em campo
Sujeitos entrevistados e método
Discussão dos Resultados das Entrevistas
CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS
GLOSSÁRIO
APÊNDICE A – Guía para entrevista con el profesor orientador
APÊNDICE B – Guía para entrevista con el director
APÊNDICE C – Roteiro para entrevista com professor (a) da
unidade educacional “Gama”
SOBRE AS AUTORAS