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Autores: Elaine Costa - Maria de Lourdes Pinto de Almeida
Sinopse:
Este livro tem como pressuposto refletir a vinculação existente entre a gestão escolar e o índice do Ideb conquistado através das avaliações em larga escala e por performance. Para as políticas públicas, o mesmo constitui um instrumento importante como indicador de qualidade da educação básica no país, mediante dois conceitos basilares: fluxo escolar, composto pela taxa de aprovação, reprovação e abandono, adicionado ao resultado de desempenho dos alunos nas avaliações amplas. Diante dessa perspectiva, nosso objetivo foi analisar a gestão escolar em seu contexto específico a partir do resultado do Ideb/2009 e 2011 de cada escola selecionada para a referida pesquisa, investigando a influência da mesma nos resultados quantitativos. Desenvolvemos a pesquisa com gestores escolares públicos, oriundos de quatro escolas da cidade de Lages/SC, pertencentes à rede estadual de ensino. Os dados foram coletados através de questionário e entrevista semiestruturada, no recorte de cinco gestores respondentes. Justificamos a escolha deste tema, com a intenção de provocar uma reflexão para a educação básica sobre os dois eixos centrais, gestão escolar e Ideb, desconstruindo as concepções agregadas aos resultados divulgados pelos órgãos oficiais e possibilitar a reconstrução de novos paradigmas. Esta obra foi fruto de uma pesquisa realizada com o financiamento do Observatorio de Educação da CAPES/INEP e foi inserida em um projeto macro que refletiu sobre a "relação entre o desempenho dos alunos das Escolas Estaduais das regiões Sudeste e Sul, segundo a Prova Brasil e Censo Escolar de 2009 e a formação/atuação de seus professores”. Envolvendo a Unicamp, a UNIPLAC e a UNOESTE.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544407080
DOI:10.24824/978854440708.0
Ano de edição:2016
Número de páginas:166
Formato:14x21
Assunto:
C871g
Costa, Elaine
Gestão pública escolar e avaliação do índice de desenvolvimento da educação básica: da reflexão à transformação da prática pedagógica/ Elaine Costa, Maria de Lourdes Pinto de Almeida. - 1. ed.
1. Escolas públicas. 2. Escolas - Organização e administração. 3. Administradores escolares. I. Almeida, Maria de Lourdes Pinto de. II. Título.
15-28291 CDD: 371.2
CDU: 37.091
FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DA PESQUISA
Sobre a Pesquisa
Sujeitos
Instrumentos de coleta de dados
Passos metodológicos
Procedimentos de análise de dados
AVALIAÇÃO ESCOLAR: Índice de
Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB)
Resgatando a história das avaliações em larga escala
O Estado Brasileiro: Educador ou avaliador?
Contrapondo a visão das políticas públicas
sobre as avaliações
ESCOLA E GESTÃO: uma discussão para
além dos conceitos
Sobre a gestão educacional na Educação Básica
Da administração escolar à gestão escolar
Sobre administração e gestão escolar em Santa Catarina
GESTÃO PÚBLICA ESCOLAR E AVALIAÇÃO
DO IDEB: apresentação e análise de resultados
CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS
ISBN 978-85-444-0708-0