15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$61,08 sem juros | Total R$61,08 | |
2 x de R$30,54 sem juros | Total R$61,08 | |
3 x de R$20,36 sem juros | Total R$61,08 | |
4 x de R$15,80 | Total R$63,21 | |
5 x de R$12,86 | Total R$64,29 | |
6 x de R$10,90 | Total R$65,39 | |
7 x de R$9,50 | Total R$66,50 | |
8 x de R$8,45 | Total R$67,62 | |
9 x de R$7,64 | Total R$68,75 | |
10 x de R$6,99 | Total R$69,90 |
Autores: Ricardo Alexandre Marangoni
Sinopse:
Este livro, oriundo de uma pesquisa de doutorado, teve como objetivo investigar as representações sociais de um grupo de gestores escolares da Rede Pública de Ensino do Estado de São Paulo sobre o seu agir profissional. A vasta produção teórica sobre o trabalho docente atesta a importância de se investigar as representações dos professores, mas ainda são poucos os estudos que abordam o agir do gestor, na perspectiva psicossocial da teoria das representações sociais. Nesse sentido, apoiamo-nos nela e discutimos a relação entre experiência-representação-prática. A realização deste estudo abrange dois momentos: no primeiro, a formulação do corpus teórico, cujas abordagens expressam o que eles deveriam fazer, ou seja, os estudos que tratam do trabalho do gestor e das diretrizes legais que orientam o seu trabalho. No segundo, os dados foram coletados através de um questionário, envolvendo questões fechadas e abertas. Com a primeira, conhecemos o perfil dos participantes e, com a segunda, nos aproximamos das representações sociais acerca do seu agir profissional. A coleta expressou o que eles dizem fazer e o que eles dizem que gostariam de fazer. As representações dos gestores pesquisados ligam-se a um discurso politicamente correto e, foi por esse motivo que, ao final deste trabalho, decidimos recorrer a zona muda das representações. Com esta última, ficou-nos evidente que os gestores não possuem uma representação social positiva em relação aos aspectos que perpassam o seu agir profissional. Também foi possível confirmar a tese de que as contradições estão na base da profissão do gestor e orientam o seu trabalho
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544417898
DOI:10.24824/978854441789.8
Ano de edição:2017
Número de páginas:142
Formato:16x23
Assunto:
M298
Marangoni, Ricardo Alexandre.
Gestores escolares: representações e práticas / Ricardo Alexandre Marangoni
142 p.
Bibliografa
ISBN: 978-85-444-1789-8
DOI: 10.24824/978854441789.8
1. Educação 2. Gestão escolar 3. Cargos 4. Representações sociais I. Título II. Série.
CDU 37.014.2 CDD 371.2
INTRODUÇÃO: um amálgama de coisas
As metáforas como possibilidade de interpretação da escola
Por que narramos da maneira como narramos?
Primeiras considerações sobre a pesquisa
DIRIGIR/GERIR: um trabalho para quem? Do diretor ao gestor
O surgimento do cargo
O trabalho de diretor/gestor concebido por alguns autores
da gestão escolar
A legislação paulista
O que representa dirigir/gerir uma escola?:
aportes da literatura
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E GESTORES ESCOLARES: a
proposta de um estudo
A Teoria das Representações Sociais: alguns apontamentos
A formação das representações sociais
As representações sociais como criação social
As representações sociais e as formas de saber
A tríade experiência-representação-prática
As representações sociais e a pesquisa em educação
Por que estudar as representações sociais de gestores
escolares sobre o seu agir profssional?
O PERCURSO METODOLÓGICO
Notas introdutórias
O campo: lugar ou não lugar?
Os participantes
Instrumento e coleta de dados
O silêncio dos gestores como conteúdo representacional
Procedimentos de análise
Ricardo Marangoniindd // ::CAPÍTULO
APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DOS DADOS
O perfl dos participantes
Primeiro momento: o que ele diz que faz
Segundo momento: o que ele diz que gostaria de fazer
Terceiro momento: o que ele diz sobre os não respondentes
Últimas considerações: um debate longe de ser encerrado
Da reorganização do cativeiro: por uma outra normatização