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Sinopse:
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O presente livro de Deribaldo Santos reflete a busca da resposta teórica mais elevada possível às angústias e questionamentos sobre a educação - geral e profissional - disponibilizada ao trabalhador brasileiro, que seu autor foi mapeando ao longo de sua trajetória de trabalhador-estudante e estudante-trabalhador, desde seus mais verdes anos.
Sensível e atento, Deribaldo, aportou, por um trançado complexo de acasos e escolhas, no solo da crítica classista casada à perspectiva do marxismo ontológico e, após incursões investigativas na esfera do ensino médio técnico, passou a esquadrinhar, sob o mesmo prisma de análise, as determinações que teriam feito erigir-se no Brasil, um ensino tecnológico de nível superior, de caráter rigorosamente não universitário, conforme assevera o autor.
Sem perder de vista a totalidade como categoria primordial, o autor trilha, acertadamente, o caminho das mediações, tentando, por princípio, situar a educação em face das prerrogativas do trabalho estranhado, particularizando, adiante, os vínculos entre o fenômeno afeto à expansão das instituições de ensino superior, nos moldes dos cursos tecnológicos e os ditames do grande capital globalizado da contemporaneidade. Por sobre o reconhecimento da degradação que, sob o imperativo da crise estrutural, aflige o ensino em qualquer nível, circunstância ou modalidade, Deribaldo vai assumir o axioma de que o dualismo - escola para a elite versus escola para o trabalhador - que marca a ferro a educação sob o capital, vai ganhar expressão privilegiada no interior do ensino superior, em cujas fileiras, ingressa o trabalhador, para deparar-se com um curso de graduação menor, mais aligeirado e imediatista, além de acoplado a um arremedo de qualificação tecnológica.
Reitera, nesse sentido, que as diretrizes para o ensino superior assim concebido estão articuladas ao processo planetário de mercantilização do ensino, operacionalizando, para o cumprimento desse propósito, dentre outras medidas igualmente devastadoras, a expansão de cursos de graduação de baixa qualidade acadêmica, norteados pela abjeta pedagogia das competências, à qual se junta um rosário de ideias que visam, pela via da educação, à (hiper)mistificação da realidade do desemprego crônico, da exploração acerbada e da barbárie crescente. Consoante à radicalidade de sua análise, o autor, no limite, haveria de rejeitar, para a problemática da educação do trabalhador, qualquer alternativa menor que a própria superação do capital e de sua pedagogia, o que faz, com efeito, com a devida firmeza e consistência.
Editora:Editora CRV
ISBN:9788580423204
DOI:10.24824/978858042320.4
Ano de edição:2012
Número de páginas:138
Formato:14x21
Assunto:
APRESENTAÇÃO
INTRODUÇÃO
CAPÍTULO I
A RELAÇÃO TRABALHO E EDUCAÇÃO E SUAS CONTRADIÇÕES CAPITALISTAS
A industrialização das forças produtivas
como base para a consagração pública
da dicotomia educativa
Politecnia, educação tecnológica e
escola única e unitária: para onde aponta
a formação omnilateral?
A defesa da escola “única” e o discurso da
qualificação profissional no contexto de
crise do capitalismo contemporâneo
CAPÍTULO II
POLÍTICAS PÚBLICAS DE CONTENSÃO DA CRISE DO CAPITALISMO CONTEMPORÂNEO: estrutura e contexto
A crise estrutural do capital e
seus desdobramentos nas políticas
públicas educativas
Concepções epistemológicas e onto históricas
da técnica: a tecnologia como traço
ambivalente para o desenvolvimento
CAPÍTULO III
A REFORMA DO ESTADO BRASILEIRO E SUAS POLÍTICAS PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR
Universidade e ensino superior: entre
a reforma e a contra reforma
Debate em torno do processo histórico
da industrialização brasileira:
críticas introdutórias
A reformulação do Estado na década
de e as diretrizes para a universidade
pública não estatal
A privatização necessária para a expansão
do Ensino Superior Não Universitário
CAPÍTULO IV
CONTEXTO, EVOLUÇÃO E CONTRADIÇÕES DA GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA NO BRASIL
O ideário pedagógico dos cursos
de graduação tecnológica
Organismos internacionais e a
expansão de vagas no ensino superior:
uma (dês)coincidência articulada
Criação e evolução dos cursos de
graduação tecnológica no Brasil
Os organismos internacionais e
os novos paradigmas educativos:
algumas considerações
CAPÍTULO V
CRÍTICA À EXPANSÃO DO ENSINO SUPERIOR NÃO UNIVERSITÁRIO BRASILEIRO
CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS
S234g
Santos, Deribaldo
Graduação tecnológica no Brasil: crítica à expansão do ensino superior não universitário / Deribaldo Santos. - 1.ed. - Curitiba, PR: CRV, 2012.
181p.
Inclui bibliografia
ISBN 978-85-8042-320-4
1. Educação - Aspectos sociais. 2. Capitalismo - Aspectos sociais. 3. Trabalhadores - Educação. 4. Socialismo e educação. 5. Ensino superior - Avaliação - Brasil. 6. Ensino superior e Estado. I. Título.
12-0481. CDD: 378
CDU: 378
27.01.12 27.01.12 032814