| 15% OFF | Comprando 3 ou mais |
|---|---|
| 20% OFF | Comprando 4 ou mais |
| 25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
| 1 x de R$77,84 sem juros | Total R$77,84 | |
| 2 x de R$38,92 sem juros | Total R$77,84 | |
| 3 x de R$25,94 sem juros | Total R$77,84 | |
| 4 x de R$20,14 | Total R$80,56 | |
| 5 x de R$16,38 | Total R$81,93 | |
| 6 x de R$13,89 | Total R$83,34 | |
| 7 x de R$12,10 | Total R$84,74 | |
| 8 x de R$10,77 | Total R$86,18 | |
| 9 x de R$9,73 | Total R$87,62 | |
| 10 x de R$8,90 | Total R$89,08 |
Tempo de Expedição: 3 dias úteis
Tempo de Impressão: 7 dias úteis
Autores: SÔNIA CLÁUDIA BARROSO DA ROCHA - AUGUSTO FACHÍN TERÁN
Sinopse:
Este Guia é produto da pesquisa de mestrado desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia pela Universidade do Estado do Amazonas. A pesquisa intitulada A escola e os espaços não formais: possibilidades para o Ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental foi realizada ao longo dos anos de 2007 e 2008 com três turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental, de uma escola da rede municipal de ensino de Manaus. As experiências obtidas a partir da pesquisa levaram à elaboração desse material que denominamos de “guia”, por se tratar de um recurso com informações que consideramos relevantes para orientar professores e alunos na realização de visitas de estudo e pesquisa a espaços não formais como estratégia para o Ensino de Ciências. A palavra guia também pode ser usada para designar aquele que conduz ou orienta outras pessoas num trajeto desconhecido. Portanto, nossa intenção ao escrever este trabalho é contribuir com o processo de ensino aprendizagem oferecendo orientações aos professores e compartilhando experiências referentes a visitas em espaços não formais que tenham como intuito trabalhar os conteúdos de Ciências Naturais. A elaboração desse guia busca, principalmente, atender ao pedido dos professores com os quais tivemos contato ao longo da pesquisa, que nos despertaram para a necessidade e importância de um material que pudesse contribuir para elaboração de aulas a serem realizadas em espaços não formais.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788580429893
DOI:10.24824/978858042989.3
Ano de edição:2014
Número de páginas:72
Formato:14x21
Assunto:
INTRODUÇÃO
OS ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE EDUCAÇÃO CIENTÍFICA
O que são?
Qual seu papel?
Qual sua importância para a educação em ciência?
Qual a relação que estabelecem com as escolas?
APRESENTANDO O BOSQUE DA CIÊNCIA
O Bosque da Ciência
Trilhas Educativas
Tanques dos Peixes-Boi
Viveiro das Ariranhas
Casa da Ciência
Ilha da Tanimbuca
Trilha Suspensa
Condomínio das Abelhas
Recanto dos Inajás
Abraço da Morte
Lago Amazônico
Viveiro de Jacarés
Jardim Botânico
Fauna Livre
ORIENTAÇÕES PARA DESENVOLVER AULAS DE CIÊNCIAS
EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS: o exemplo do BC
O papel do planejamento
Aspectos logísticos
Marcando a visita
O transporte
Aspectos didáticos
Preparação da visita
Realização das visitas
Encerramento da visita
Exemplo : Animais e sua alimentação
Exemplo : Áreas verdes
ALGUNS ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE MANAUS
CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS
APÊNDICES
Sobre os Autores
Rocha, Sônia Cláudia Barroso da
Guia de visitas a espaços não formais amazônicos: estratégia para o ensino de ciências a
partir de uma experiência no Bosque da Ciência / Sônia Cláudia Barroso da Rocha, Augusto
Fachín Terán. - 1. ed. - Curitiba, PR: CRV, 2014.
72p.
Inclui bibliografia
ISBN 978-85-8042-989-3
1. Ciência - Estudo e ensino - Amazônia. 2. Professores de ciência - Formação - Amazônia.
3. Pesquisa - Amazônia. 4. Ciência - Estudo e ensino. 5. Professores - Formação. I. Terán,
Augusto Fachín. II. Título.
