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Autores: Simone Silva Reis Mott
Sinopse:
A partir da criação do espetáculo “Hamuleto” (2002), a professora, atriz e pesquisadora Simone Reis transcreve a arquitetura da criação cênica ao mesmo tempo em que mergulha nos eixos de formação da montagem, unindo a releitura feminista do clássico “Hamlet” à pesquisa sobre os mitos femininos do Candomblé, numa obra atualíssima que põe a força feminina como energia vital de criação.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544410332
DOI:10.24824/978854441033.2
Ano de edição:2016
Número de páginas:204
Formato:16x23
Assunto:
M917
Mott, Simone Silva Reis.
Hamuleto: um olhar multiplicante sobre o imaginário afro-brasileiro / Simone Silva Reis Mott
204 p.
Bibliografia
ISBN 978-85-444-1033-2
1. Teatro – crítica 2. Teatro – afro-brasileiro l. Mott, Simone Silva Reis II. Título III. Série
CDD 792
SUMÁRIO
APRESENTAÇÃO
INTRODUÇÃO
O UNIVERSO IMAGINÁRIO DO CANDOMBLÉ
PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES AOS TERREIROS DURANTE PESQUISA DE CAMPO
Primeira Aproximação aos Terreiros
Ylé Axé Opô Afonjá de Mãe Stella de Oxossi
Segunda Aproximação aos Terreiros: O Oráculo
Ylé Axé Opô Afonjá de Mãe Stella de Oxossi
Terceira Aproximação aos Terreiros: As Festas
Ilê Bará Leji, de Pai Tito
A Desterritorialização do Personagem: de Stanislaviski a Guattari
O Devir Múltiplo e Singular
HORIZONTE TEÓRICO – METODOLÓGICO
A Solenização do Jogo e da Festa
Multiplicação Dramática: o personagem rizomático
e o teatro de estados
O PROCESSO CRIATIVO
Personagens, Orixás e Devires em Hamuleto
O Tema Do Incesto No Mito De Iemanjá e Seus Devires
Gertrudes, Peladona e Gostosona
Candomblé: território masculino ou feminino?
Da Dicotomia Para a Multiplicação
A Movimentação da Força nas Iamis: O Devir Àse
Multiplicação Dramática em Hamuleto
A Grande Mãe Gertrudes e o Nascimento de Hamlet
O Devir Pomba Gira em Ofélia
O Devir Ofélia Morta: da Boneca à Noiva Melancólica
O Amor de Ofélia devir Pomba Gira pelas Mãos
de Látex de Hamlet
Simone Silva Reis Mott_MARCOSindd // ::
Analogias entre o mito de Penélope e Ulisses e as Personagens Ofélia e Hamlet
O Devir Atriz–Errante e a Relação Performer-Público
Analogias entre o Mito de Penélope e Ulisses
e as Personagens Hamlet e Ofélia
Pretos velhos, Caboclos, Espíritos, Eguns, Fantasmas
e a Máscara do Alienígena
Ofélia Morta e a Diversidade de Ângulos Afro-Indígena-Brasileiros
Ofélia Morta Gira e Encontra os Eguns
Primeira Proposta de Hamuleto: Diálogos Entre
o Mundo Dos Vivos e o Mundo dos Mortos
Hamlet Devir Iemanjá :a Etiqueta Social da Rainha Gertrudes
A Máscara da Máscara da Máscara da Loucura
A Fita Amarela da Morte
Cena Final: o devir tudo
Experiência com o Espectador Atuante
Dança das Iabás
O Fantasma do Pai de Hamlet, Ofélia Morta e Yórick
ou o Clown Morto
Processo de Criação da Personagem Ofélia: Mitos de Oxum
Mito de Oxum
Mito de Oxum e Oiá
Primeira reinterpretação do mito e transposição para a cena
Conclusões
REFERÊNCIAS
ANEXOS
ANEXO 1
Entrevista com Pai Tito de Omolu
Templo Ilê Baré Leji, julho de 2002
ANEXO 2
Hamuleto
ANEXO 3
Figurino de Gertrudes e Desdobramentos
De Gertrudes surge Ofélia devir Boneca e Ofélia Morta
Finalmente nasce a figura de Hamlet:
A disposição dos objetos em cena
ANEXO 4
A Proposta: o primeiro rascunho de Hamuleto
Os personagens
A nossa leitura da peça Hamlet
A História
Datas
ANEXO 5
ANEXO 6
SOBRE A AUTORA