15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$147,71 sem juros | Total R$147,71 | |
2 x de R$73,86 sem juros | Total R$147,71 | |
3 x de R$49,24 sem juros | Total R$147,71 | |
4 x de R$38,22 | Total R$152,87 | |
5 x de R$31,10 | Total R$155,48 | |
6 x de R$26,36 | Total R$158,14 | |
7 x de R$22,97 | Total R$160,81 | |
8 x de R$20,44 | Total R$163,53 | |
9 x de R$18,47 | Total R$166,26 | |
10 x de R$16,90 | Total R$169,04 |
Autores: Hugo Vargas Pilger
Sinopse:
Desde a primeira biografia de Heitor Villa-Lobos (1887-1959) que li (e reli inúmeras vezes), sempre senti um misto de deslumbramento e ceticismo. O fato de ter iniciado meus estudos musicais com o violão e posteriormente ter me tornado violoncelista proporcionou-me uma maior proximidade com sua obra. As oportunidades que tive, por exemplo, de executar inúmeras vezes as Bachianas Brasileiras n° 1 e n° 5, a Fantasia para violoncelo e orquestra; a Fantasia para orquestra de violoncelos; suas obras para violoncelo e piano e, mais recentemente, a gravação com o Quarteto Radamés Gnattali dos seus dezessete quartetos de cordas me trouxeram a convicção de que Villa-Lobos não recebe a merecida atenção e respeito por parte dos violoncelistas. Os estudos preparatórios para esses concertos e gravações confirmaram as imensas qualidades de sua música já percebidas anos antes. Constantemente me pergunto se sua obra já chegou a ser devidamente compreendida. Essas reflexões me levaram a acreditar que um maior entendimento das questões idiomáticas desenvolvidas por Villa-Lobos em suas obras para violoncelo ajudaria a executá-las melhor. É consideravelmente maior o número de publicações que tratam de suas composições para piano, violão ou orquestra, mas em relação às obras para violoncelo, seu primeiro instrumento, são mais raras. A fim de preencher essa lacuna, o presente livro tem o propósito de analisar e discutir a importância que o violoncelo teve na trajetória do compositor Villa-Lobos, bem como identifica os principais elementos idiomáticos que aplicou e desenvolveu em suas inúmeras composições para o instrumento.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788580426090
DOI:10.24824/978858042609.0
Ano de edição:2013
Número de páginas:284
Formato:16x23
Assunto:
VILLA-LOBOS E O VIOLONCELO
AS COMPOSIÇÕES DE VILLA-LOBOS PARA
VIOLONCELO
Obras para violoncelo e piano
Transcrições de obras de outros autores para violoncelo e piano
Bachianas Brasileiras
Obras para violoncelo e orquestra
Obras para orquestra de violoncelos
Os trios com piano
Os quartetos de cordas
Música de câmara para formações diversas
CAPÍTULO - O IDIOMATISMO DESENVOLVIDO POR VILLA-LOBOS NAS
SUAS OBRAS PARA VIOLONCELO
Idiomatismo direto
Pizzicato tocado com arco simultaneamente
Pizzicato de mão esquerda
Efeitos ou ruídos (Técnica expandida)
Sul ponticello
Tremolo
Glissandos
Escala cromática descendente de efeito
Cantabile
Acordes
Arpejos
Cordas duplas
Cordas soltas
Cordas soltas como elemento mediador entre mudanças de
cordas ou posições
Pedal
Timbragem de corda específica
Exploração de grande extensão do instrumento
Duas ou mais vozes independentes
Movimento convergente das vozes
Golpes de arco
Harmônicos naturais e artificiais
Ligaduras e mudanças de cordas desestabilizadoras do ritmo
Paralelismo horizontal e vertical (digitação similar ou topografia
do espelho)
Surdina
Idiomatismo indireto
Teclas brancas e pretas ou Topografia do teclado
Justaposição de quartas
Escrita retratando sons da natureza
Finais em uníssono
Polirritmia
Trinado (ou tremolo) medido
CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS
ANEXO
ANEXO
Sobre o Autor
P687h
Pilger, Hugo Vargas
Heitor Villa-Lobos, o violoncelo e seu idiomatismo / Hugo Vargas Pilger. -
Curitiba, PR: CRV, 2013.
284p.
ISBN 978-85-8042-609-0
1. Villa-Lobos, Heitor, 1887-1959. 2. Música para piano. 3. Música para
violoncelo. 4. Música vocal. I. Título.
13-0886. CDD: 782
CDU: 78.087.6
08.02.13 14.02.13 042719