15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$75,48 sem juros | Total R$75,48 | |
2 x de R$37,74 sem juros | Total R$75,48 | |
3 x de R$25,16 sem juros | Total R$75,48 | |
4 x de R$19,53 | Total R$78,11 | |
5 x de R$15,89 | Total R$79,45 | |
6 x de R$13,47 | Total R$80,81 | |
7 x de R$11,74 | Total R$82,18 | |
8 x de R$10,45 | Total R$83,56 | |
9 x de R$9,44 | Total R$84,96 | |
10 x de R$8,64 | Total R$86,38 |
Autores: Antonia Fladiana Nascimento dos Santos - Cristiane do Socorro dos Santos Nery - Vitor Sousa Cunha Nery (Orgs.)
Sinopse:
O entrelaçamento de conteúdos de história da educação, formação docente, estudos curriculares e práticas de ensino, ao mesmo tempo que demonstra a diversidade das pesquisas, remete à visão convergente das peculiaridades do lócus amazônico como foco permanente. Assim, os leitores e leitoras estão diante da diversidade de temas e pesquisas, mas, também, da convergência de local, de foco e incisão específica e peculiar. E, certamente, esta constitui a principal riqueza deste livro. Neste sentido, entrelaçar o passado retratado nas histórias da educação, com a problemática da formação docente atualizada e os avanços e dificuldades das várias práticas de ensino nos alertam para o que Le Goff chamou de “inseparabilidade do passado com o presente” e a necessidade, a meu ver, de valorizarmos cada vez mais o que denominamos história da educação do tempo presente. Podemos constatar uma dupla aprendizagem neste livro. Uma fica evidente para os leitores e as leitoras que, pelo conteúdo veiculado, terão à sua disposição verdadeiras aulas sobre o tema geral “educação na Amazônia” focado a partir dos textos produzidos pelas pesquisas encetadas pelos autores e autoras desta coletânea. E outra aprendizagem se evidencia na própria escrita, no exercício de comunicar e de escrever – que, para o pesquisador, é absolutamente fundamental. Pesquisa que não é comunicada deixa de cumprir uma das suas tarefas principais que é a de produzir e veicular conhecimento.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544429501
DOI:10.24824/978854442950.1
Ano de edição:2019
Número de páginas:294
Formato:16x23
Assunto:
H58
História, formação, currículo e práticas de ensino na Amazônia Antonia Fladiana Nascimento
dos Santos, Cristiane do Socorro dos Santos Nery, Vitor Sousa Cunha Nery (organizadores) - 1 ed -
Curitiba [PR] CRV, 2019
294 p
Bibliografi a
ISBN 978-85-444-2950-1
DOI 1024824978854442950-1
1 Educação - Pará (PA) - História - Séc XIX 2 Avaliação educacional - Pará (PA)
3 Formação de professores - Pará (PA) I Santos, Antonia Fladiana Nascimento dos org II Nery,
Cristiane do Socorro dos Santos org III Nery, Vitor Sousa Cunha org
18-53728 CDU 3471(81)
CDD 37126098115
CDU 37014611(8115)
PREFÁCIO
Afonso Celso Scocuglia
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
CAPÍTULO
INSPEÇÃO ESCOLAR NAS REFORMAS DA INSTRUÇÃO
PÚBLICA PRIMÁRIA NA PROVÍNCIA DO PARÁ
Vitor Sousa Cunha Nery
CAPÍTULO
O ENSINO SECUNDÁRIO NA LEGISLAÇÃO DA PROVÍNCIA
DO PARÁ NO SÉCULO XIX
Benedito Gonçalves Costa
Damiana Valente Guimarães Gutierres
CAPÍTULO
INSTRUÇÃO PRIMÁRIA o surgimento dos grupos escolares na
Amazônia amapense no século XX
João de Deus Santos de Sampaio
FORMAÇÃO DOCENTE E CURRÍCULO
CAPÍTULO
CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO PÚBLICA SUPERIOR
uma análise da formação docente e as questões
étnico-raciais na Amazônia amapaense
Antonia Fladiana Nascimento dos Santos
CAPÍTULO
FORMAÇÃO DOS ACADÊMICOS NO CURSO DE
PEDAGOGIA análise da prática pedagógica na educação infantil
Ângela do Céu Ubaiara Brito
Leslie Jovana Silva Santos
CAPÍTULO
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EXERCÍCIO
alguns apontamentos a partir do Plano Nacional de Formação de
Professores da Educação Básica e repercussões no estado do Pará
Evaldo Ferreira Rodrigues
Waldir Ferreira de Abreu
Antonia dos Santos indd CAPÍTULO
O CURSO DE PEDAGOGIA NO PARFOR
os desafios na formação do educador do campo
Ana Cláudia Peixoto de Cristo Leite
Oscar Ferreira Barros
CAPÍTULO
EDUCAÇÃO INDÍGENA E FORMAÇÃO DOCENTE
um estudo na etnia Wajãpi
Larissa Almeida de Freitas
Cristiane do Socorro dos Santos Nery
CAPÍTULO
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL reflexões sobre o currículo escolar
Raimunda Kelly Silva Gomes
CAPÍTULO
FORMAÇÃO PERMANENTE E PRODUÇÃO DO
CONHECIMENTO aproximações entre a Educação Popular
Freireana e as Epistemologias do Sul
Alder de Sousa Dias
Ivanilde Apoluceno de Oliveira
Waldir Ferreira de Abreu
CAPÍTULO
O ATO DE LER NO CURSO DE LETRAS PARFORUFPA
a reelaboração cultural provisória
Márcio Oliveiros Alves da Silva
CAPÍTULO
DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR saberes necessários a
práxis pedagógica
Renato Oliveira Souza
ENSINO E PESQUISAS EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS
CAPÍTULO
TENDÊNCIAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
desenvolvimento de um campo científico
Cristiane do Socorro dos Santos Nery
Antonia dos Santos indd CAPÍTULO
O PROFESSOR DE CIÊNCIAS E A EXPERIMENTAÇÃO
DE FÍSICA diagnóstico do ensino fundamental das
escolas estaduais de Macapá
Edigleusa Miranda Vaz Lemos
Ramon de Oliveira Santana
Tiago Marcolino de Souza
CAPÍTULO
TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA E JOGOS DE LINGUAGEM UMA
CONEXÃO PELA EDUCAÇÃO
Wilson Monteiro de Albuquerque Maranhão
Marisa Rosâni Abreu da Silveira
CAPÍTULO
ENSINO DOS NÚMEROS INTEIROS POR ATIVIDADES
José Romário Mendes Rodrigues
Karla Caroline Tavares Araújo
Cristiane do Socorro dos Santos Nery
CAPÍTULO
O CAXIXI DOS POVOS INDÍGENAS DE OIAPOQUE
uma temática para o ensino de Ciências e Matemática
Silvana Costa Santa Rosa
Ramon de Oliveira Santana
Gerlany de Fátima dos Santos Pereira
SOBRE OS AUTORE