| 15% OFF | Comprando 3 ou mais |
|---|---|
| 20% OFF | Comprando 4 ou mais |
| 25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
| 1 x de R$70,04 sem juros | Total R$70,04 | |
| 2 x de R$35,02 sem juros | Total R$70,04 | |
| 3 x de R$23,34 sem juros | Total R$70,04 | |
| 4 x de R$18,12 | Total R$72,48 | |
| 5 x de R$14,74 | Total R$73,72 | |
| 6 x de R$12,49 | Total R$74,98 | |
| 7 x de R$10,89 | Total R$76,25 | |
| 8 x de R$9,69 | Total R$77,54 | |
| 9 x de R$8,76 | Total R$78,84 | |
| 10 x de R$8,01 | Total R$80,15 |
Tempo de Expedição: 3 dias úteis
Tempo de Impressão: 7 dias úteis
Autores: Lídia Baumgarten (Org.)
Sinopse:
Atentos ao rigor teórico-metodológico, estes dez historiadores/professores apresentam suas desafiadoras experiências, utilizando diferentes temas, linguagens e fontes históricas. A diversidade de teorias da pesquisa e metodologias do ensino de História, entrelaçam-se com discussões acerca da função social do profissional, que se constitui na luta e na resistência da comunidade acadêmica dos cursos de História em manter a Universidade como espaço público e democrático em relação direta com a Educação Básica. A consciência histórica crítico-genética, formulada por Rüsen (1992), provoca a investigação do passado contextualizado, e este deve ser levado às salas de aulas, por meio de um processo de instrumentalização de análise e contraposição de diferentes pontos de vista. O intuito é que, além dos estudantes, todos os sujeitos históricos possam refletir sobre esse passado e sobre os desafios e dilemas que se apresentam na atualidade. Portanto, refletir e compreender esse passado contextualizado no tempo presente, possibilitará ações orientadas, com vistas a um futuro que pode ser melhor do que foi o passado e do que está sendo o presente.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9786555784411
DOI:10.24824/978655578441.1
Ano de edição:2020
Número de páginas:204
Formato:16x23
Assunto:
HISTÓRIA UMA DISCIPLINA SOB SUSPEITA
reflexões, diálogos e práticas
Lídia Baumgarten
H673
História - Uma disciplina sob suspeita refl exões, diálogos e práticas Lídia Baumgarten
(organizadora) – Curitiba CRV, 2020
204 p
Bibliografi a
ISBN Digital 978-65-5578-440-4
ISBN Físico 978-65-5578-441-1
DOI 10248249786555784411
1 Educação 2 História – estudo e ensino I Baumgarten, Lídia org II Título III Série
CDU 37 CDD 907
APRESENTAÇÃO
Lídia Baumgarten
“AULA HISTÓRICA” o conhecimento científico como resistência em
tempos de negacionismos
Maria Auxiliadora Schmidt
PERCURSOS SOBRE ENSINO E EDUCAÇÃO HISTÓRICA ou “o
que ainda podemos aprender com a História?”
Marcelo Góes Tavares
DESAFIOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE HISTÓRIA NO
ESTADO DE ALAGOAS À LUZ DE SUA INSERÇÃO NO
CAMPO DE TRABALHO
Antonio Alves Bezerra
O ENSINO DE HISTÓRIA EM TEMPOS DE PERDA DE AUTONOMIA
E DE LIBERDADE Formação de Professores e o papel da
Lídia Baumgarten
O ENSINO DE HISTÓRIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO
FUNDAMENTAL E A EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICORACIAIS reflexões acerca de experiências de enfrentamento do
racismo no Brasil
João do Prado Ferraz de Carvalho
TRAMAS IMPRESSAS a utilização dos jornais negros como fontes no
ensino de História
Martha Rosa Figueira Queiroz
Gustavo Manoel da Silva Gomes
DEMOCRACIA E DIREITOS INDÍGENAS NA SALA DE AULA
estratégias de ensino de História indígena na educação básica a partir
da trajetória política do índio Mário Juruna
Michelle Reis de Macedo
Lidia Baumgarten - indd SOCIEDADES ANTIGAS E MEDIEVAIS o que elas teriam a contribuir
com o aprendizado histórico nas escolas brasileiras?
Raquel de Fátima Parmegiani
CARANDIRU limites e possibilidades do uso do recurso audiovisual em
sala de aula
Anderson da Silva Almeida
