1 x de R$0,00 sem juros | Total R$0,00 | |
2 x de R$0,00 sem juros | Total R$0,00 | |
3 x de R$0,00 sem juros | Total R$0,00 | |
4 x de R$0,00 | Total R$0,00 | |
5 x de R$0,00 | Total R$0,00 | |
6 x de R$0,00 | Total R$0,00 | |
7 x de R$0,00 | Total R$0,00 | |
8 x de R$0,00 | Total R$0,00 | |
9 x de R$0,00 | Total R$0,00 | |
10 x de R$0,00 | Total R$0,00 |
Autores:
ALEX VOLNEI TEIXEIRA
Pós-doutorado em desenvolvimento dos povos indígenas norte americanos e pesquisador na Universidade de Saskatchewan, Canadá. Professor e pesquisador na First Nations University of Canada, Ph.D em Gestão Urbana pela Universidade Católica do Paraná, mestrado em Ciência e Tecnologia da Informação pela Universidade Federal do Paraná. Bacharel em Administração pela Universidade do Sul de Santa Catarina.
ALINE LOUISY GOULART PORTELLA
Psicóloga e Mestranda em Psicologia (UFPR). Referência Técnica de Atenção Psicossocial – Saúde Mental e Ponto Focal das Medicinas Indígenas e Interculturalidade da Divisão de Atenção à Saúde Indígena (DIASI) do Distrito Sanitário Especial Indígena Litoral Sul (DSEI/LSUL – área de abrangência PR, SP e RJ) desde junho de 2024. Colaboradora do Núcleo de Psicologia e Povos Indígenas vinculado à Comissão Étnico Racial (CER) do Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP8-PR) desde setembro 2023. Etnia Guarani Nhandewa/PR.
ANA CAROLINA LOPES VENÂNCIO
Pedagoga e professora da área de educação hospitalar. Mestra e Doutora em Educação (UFPR). Pós-Doutora em Psicologia (UFPR).
ÂNGELA CRISTINA SALES
Graduanda Biomedicina – UFPR. Etnia Kaingang/RS.
AYLA KRIG SI WOLLINGER FERNANDES
Graduanda em Psicologia – UFPR. Etnia Kaingang/PR.
BEATRIZ PÊGO RAMOS
Graduanda Arquitetura – UFPR. Etnia Tupiniquim/ES.
CHRISTIANE DE QUEIROZ PEREIRA PINTO
Bacharel, Mestra e Doutora em Nutrição pela UFRJ. Docente do curso de Nutrição UFPR.
CLOVIS ANTONIO BRIGHENTI
Professor de História das Sociedades Indígena na América Latina na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Coordenador do Programa de Pós-Graduação em História (PPGHIS). Doutor em História (UFSC). Mestrado em Integração da América Latina (USP). Colaborador do Conselho Indigenista Missionário do qual foi membro entre 1988 a 2014; assessora e desenvolve pesquisas junto às comunidades indígenas Guarani e Xokleng Laklãno nas temáticas fundiárias, políticas indigenistas e educação escolar. Atua com projeto de extensão com comunidades Guarani no Brasil, Argentina e Paraguai. Assessor do Conselho Continental da Nação Guarani (CCNAGUA). Autor do livro “Estrangeiros na Própria Terra: Presença Guarani e Estados Nacional”. Membro da Comissão Nacional de Educação Escolar Indígena (MEC).
DEIVID SIMONI BUSATO
Graduando em Terapia Ocupacional na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e membro pesquisador do programa METUIA estudando atualmente o processo de miscigenação indígena do Espírito Santo e seus impactos e conflitos dentro das aldeias. Atualmente é Membro do Conselho de Ensino e Pesquisa do HUCAM, Fundador Diretor da Associação Brasileira de Terapia Ocupacional do Espírito Santo – ABRATOES (Representante acadêmico).
DENISE DE CAMARGO
Psicóloga. Doutora e Mestre em Psicologia Social (PUC/SP). Professora Sênior (UFPR) e professora titular do Mestrado em Psicologia da Universidade Tuiuti do Paraná.
EULLER MILLER MARTINS ALMEIDA
Graduando Odontologia – UFPR. Etnia Kaiowá/MS.
FRANCINE ROCHA
Psicóloga e Pedagoga. Mestra em Psicologia (UFPR). Doutora em Educação (UFPR). Pós-doutora em História (UNILA). Pesquisadora e Diretora técnica do Centro de Assessoria e Pesquisa em Psicologia e Educação (CEAPPE/SCH/UFPR). Dedica-se ao tema das políticas de educação escolar indígena desde 1994 (MEC, UFPR, UNILA). Integra os GT-Sul da Década das Línguas Indígenas da UNESCO.
GEOVAN JOSÉ DOS SANTOS
Graduando Medicina – UFPR. Etnia Pankararu/PE.
GILBERTO MARCELINO PAIXÃO
Graduando Medicina – UFPR. Etnia Baré/AM.
GISLAINE MARIA BRASÃO DA SILVA
Graduanda Medicina
UFPR. Etnia Tukano/AM.
GISLAINE VIERIA DA SILVA
Graduanda em Nutrição
UFPR. Etnia Kaingang/RS.
HELENA ROCHA JAROSZ ANTUNES
Graduanda em Artes (UFPR).
JANDERSON COSTA MEIRA
Psicólogo e Gestor de Recursos Humanos. Mestrando em Psicologia Clínica (UFPR). Especialista em Psicologia Hospitalar e Saúde (Faculdade Prominas/MG). Supervisor de estágio no Projeto Plantão Psicológico nas Escolas do Sistema Público de Ensino de Manaus. Etnia Sateré Mawé/AM.
JUCELAINE DA COSTA ANTUNES
Graduanda em Psicologia – UFPR. Etnia Kaingang/PR.
LUCIANA BEATRIZ DE ARAUJO COLOMBO
Indígena etnia Terena/MS. Advogada OAB/PR n° 109582, formada pela UFPR e Mestra em Direito na Universidade de Brasília (UnB), na área de criminologia, estudos étnico-raciais e de gênero. Atua na assessoria jurídica em questões cíveis no JEC e em Advocacia Popular, bem como, em demandas Trabalhistas e de Licenciamento Ambiental.
LUIS CARLOS RAKAG DIAS
Bacharel Educação Física – UFPR. Professor na Aldeia Toldo Chimbangue – Chapecó/SC – etnia Kaingang/RS.
MÁRIO RAMÃO VILLALVA FILHO
Professor de Língua e Cultura Guarani na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Doutor em Desenvolvimento Rural Sustentável pela UNIOESTE. Mestre em Integração da América Latina (USP). Membro Correspondente da Academia de Lengua Guarani. Integra os GT-Sul e Nacional da Década das Línguas Indígenas da UNESCO. Etnia Guarani/MS.
NORMA DA LUZ FERRARINI
Psicóloga (UFRJ). Mestrado em Psicologia Social e da Personalidade (Fundação Getúlio Vargas/RJ). Doutorado em Educação (UFPR). Especialização em Educação a Distância (UFPR). Pós-Doutorado em Psicologia (Universidade de Évora, Portugal / UFSC). Professora Titular do Departamento de Psicologia (UFPR) e no Programa de Pós-graduação em Psicologia, na linha de pesquisa Educação, trabalho e subjetividade. Diretora Acadêmica do Centro de Assessoria e Pesquisa em Psicologia e Educação (CEAPPE/SCH/UFPR).
ODIONE BRASÃO PENHA
Graduando Fisioterapia – UFPR. Etnia Tariano/AM.
PAULA MARIA FERREIRA DE FARIA
Psicóloga e Pedagoga. Doutora e Mestre em Educação (UFPR). Pós-doutorado em Tecnologia e Sociedade (UTFPR). Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação – Teoria e Práticas de Ensino (PPGE-TPEn-UFPR). Coordenadora do Curso de Psicologia (Faculdade Herrero).
RAFAEL MAURÍCIO CASTANHO
Psicólogo do Instituto Federal de Santa Catarina em Canoinhas. Mestre e Doutor em Psicologia (UFPR).
RAONI KRIEGEL
Gestor Ambiental UFPR. Pedagogo – SENAC-SP. Especialista em Agroecologia – IFPR. Mestre em Agroecologia e desenvolvimento Rural – UFSCar. Doutorando em Biossistemas pela UFSB. Professor indígena – Etnia Kamayurá/MT.
RICARDO PRESTES PAZELLO
Bacharel em Direito (UFPR). Doutor em Direito das Relações Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Direito (UFPR). Mestre em Filosofia e Teoria do Direito pelo Curso de Pós-Graduação em Direito (UFSC). Docente do PPG DIR (UFPR).
TAINARA GANIN DE OLIVEIRA
Terapeuta ocupacional – UFPR. Etnia Kaingang/SC.
THAISA KAUANY GOULART PORTELLA
Graduanda Medicina – UFPR. Etnia Guarani Nhandewa/PR
VICTOR HUGO BRANDÃO MEIRELES
Psicólogo. Mestre e Doutor em Psicologia (UFPR). Professor do Curso de Psicologia do Centro Universitário de Tecnologia de Curitiba (UNIFATEC).
Sinopse:
ALEX VOLNEI TEIXEIRA Pós-doutorado em desenvolvimento dos povos indígenas norte americanos e pesquisador na Universidade de Saskatchewan, Canadá. Professor e pesquisador na First Nations University of Canada, Ph.D em Gestão Urbana pela Universidade Católica do Paraná, mestrado em Ciência e Tecnologia da Informação pela Universidade Federal do Paraná. Bacharel em Administração pela Universidade do Sul de Santa Catarina. ALINE LOUISY GOULART PORTELLA Psicóloga e Mestranda em Psicologia (UFPR). Referência Técnica de Atenção Psicossocial – Saúde Mental e Ponto Focal das Medicinas Indígenas e Interculturalidade da Divisão de Atenção à Saúde Indígena (DIASI) do Distrito Sanitário Especial Indígena Litoral Sul (DSEI/LSUL – área de abrangência PR, SP e RJ) desde junho de 2024. Colaboradora do Núcleo de Psicologia e Povos Indígenas vinculado à Comissão Étnico Racial (CER) do Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP8-PR) desde setembro 2023. Etnia Guarani Nhandewa/PR. ANA CAROLINA LOPES VENÂNCIO Pedagoga e professora da área de educação hospitalar. Mestra e Doutora em Educação (UFPR). Pós-Doutora em Psicologia (UFPR). ÂNGELA CRISTINA SALES Graduanda Biomedicina – UFPR. Etnia Kaingang/RS. AYLA KRIG SI WOLLINGER FERNANDES Graduanda em Psicologia – UFPR. Etnia Kaingang/PR. BEATRIZ PÊGO RAMOS Graduanda Arquitetura – UFPR. Etnia Tupiniquim/ES. CHRISTIANE DE QUEIROZ PEREIRA PINTO Bacharel, Mestra e Doutora em Nutrição pela UFRJ. Docente do curso de Nutrição UFPR. CLOVIS ANTONIO BRIGHENTI Professor de História das Sociedades Indígena na América Latina na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Coordenador do Programa de Pós-Graduação em História (PPGHIS). Doutor em História (UFSC). Mestrado em Integração da América Latina (USP). Colaborador do Conselho Indigenista Missionário do qual foi membro entre 1988 a 2014; assessora e desenvolve pesquisas junto às comunidades indígenas Guarani e Xokleng Laklãno nas temáticas fundiárias, políticas indigenistas e educação escolar. Atua com projeto de extensão com comunidades Guarani no Brasil, Argentina e Paraguai. Assessor do Conselho Continental da Nação Guarani (CCNAGUA). Autor do livro “Estrangeiros na Própria Terra: Presença Guarani e Estados Nacional”. Membro da Comissão Nacional de Educação Escolar Indígena (MEC). DEIVID SIMONI BUSATO Graduando em Terapia Ocupacional na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e membro pesquisador do programa METUIA estudando atualmente o processo de miscigenação indígena do Espírito Santo e seus impactos e conflitos dentro das aldeias. Atualmente é Membro do Conselho de Ensino e Pesquisa do HUCAM, Fundador Diretor da Associação Brasileira de Terapia Ocupacional do Espírito Santo – ABRATOES (Representante acadêmico). DENISE DE CAMARGO Psicóloga. Doutora e Mestre em Psicologia Social (PUC/SP). Professora Sênior (UFPR) e professora titular do Mestrado em Psicologia da Universidade Tuiuti do Paraná. EULLER MILLER MARTINS ALMEIDA Graduando Odontologia – UFPR. Etnia Kaiowá/MS. FRANCINE ROCHA Psicóloga e Pedagoga. Mestra em Psicologia (UFPR). Doutora em Educação (UFPR). Pós-doutora em História (UNILA). Pesquisadora e Diretora técnica do Centro de Assessoria e Pesquisa em Psicologia e Educação (CEAPPE/SCH/UFPR). Dedica-se ao tema das políticas de educação escolar indígena desde 1994 (MEC, UFPR, UNILA). Integra os GT-Sul da Década das Línguas Indígenas da UNESCO. GEOVAN JOSÉ DOS SANTOS Graduando Medicina – UFPR. Etnia Pankararu/PE. GILBERTO MARCELINO PAIXÃO Graduando Medicina – UFPR. Etnia Baré/AM. GISLAINE MARIA BRASÃO DA SILVA Graduanda Medicina UFPR. Etnia Tukano/AM. GISLAINE VIERIA DA SILVA Graduanda em Nutrição UFPR. Etnia Kaingang/RS. HELENA ROCHA JAROSZ ANTUNES Graduanda em Artes (UFPR). JANDERSON COSTA MEIRA Psicólogo e Gestor de Recursos Humanos. Mestrando em Psicologia Clínica (UFPR). Especialista em Psicologia Hospitalar e Saúde (Faculdade Prominas/MG). Supervisor de estágio no Projeto Plantão Psicológico nas Escolas do Sistema Público de Ensino de Manaus. Etnia Sateré Mawé/AM. JUCELAINE DA COSTA ANTUNES Graduanda em Psicologia – UFPR. Etnia Kaingang/PR. LUCIANA BEATRIZ DE ARAUJO COLOMBO Indígena etnia Terena/MS. Advogada OAB/PR n° 109582, formada pela UFPR e Mestra em Direito na Universidade de Brasília (UnB), na área de criminologia, estudos étnico-raciais e de gênero. Atua na assessoria jurídica em questões cíveis no JEC e em Advocacia Popular, bem como, em demandas Trabalhistas e de Licenciamento Ambiental. LUIS CARLOS RAKAG DIAS Bacharel Educação Física – UFPR. Professor na Aldeia Toldo Chimbangue – Chapecó/SC – etnia Kaingang/RS. MÁRIO RAMÃO VILLALVA FILHO Professor de Língua e Cultura Guarani na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Doutor em Desenvolvimento Rural Sustentável pela UNIOESTE. Mestre em Integração da América Latina (USP). Membro Correspondente da Academia de Lengua Guarani. Integra os GT-Sul e Nacional da Década das Línguas Indígenas da UNESCO. Etnia Guarani/MS. NORMA DA LUZ FERRARINI Psicóloga (UFRJ). Mestrado em Psicologia Social e da Personalidade (Fundação Getúlio Vargas/RJ). Doutorado em Educação (UFPR). Especialização em Educação a Distância (UFPR). Pós-Doutorado em Psicologia (Universidade de Évora, Portugal / UFSC). Professora Titular do Departamento de Psicologia (UFPR) e no Programa de Pós-graduação em Psicologia, na linha de pesquisa Educação, trabalho e subjetividade. Diretora Acadêmica do Centro de Assessoria e Pesquisa em Psicologia e Educação (CEAPPE/SCH/UFPR). ODIONE BRASÃO PENHA Graduando Fisioterapia – UFPR. Etnia Tariano/AM. PAULA MARIA FERREIRA DE FARIA Psicóloga e Pedagoga. Doutora e Mestre em Educação (UFPR). Pós-doutorado em Tecnologia e Sociedade (UTFPR). Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação – Teoria e Práticas de Ensino (PPGE-TPEn-UFPR). Coordenadora do Curso de Psicologia (Faculdade Herrero). RAFAEL MAURÍCIO CASTANHO Psicólogo do Instituto Federal de Santa Catarina em Canoinhas. Mestre e Doutor em Psicologia (UFPR). RAONI KRIEGEL Gestor Ambiental UFPR. Pedagogo – SENAC-SP. Especialista em Agroecologia – IFPR. Mestre em Agroecologia e desenvolvimento Rural – UFSCar. Doutorando em Biossistemas pela UFSB. Professor indígena – Etnia Kamayurá/MT. RICARDO PRESTES PAZELLO Bacharel em Direito (UFPR). Doutor em Direito das Relações Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Direito (UFPR). Mestre em Filosofia e Teoria do Direito pelo Curso de Pós-Graduação em Direito (UFSC). Docente do PPG DIR (UFPR). TAINARA GANIN DE OLIVEIRA Terapeuta ocupacional – UFPR. Etnia Kaingang/SC. THAISA KAUANY GOULART PORTELLA Graduanda Medicina – UFPR. Etnia Guarani Nhandewa/PR VICTOR HUGO BRANDÃO MEIRELES Psicólogo. Mestre e Doutor em Psicologia (UFPR). Professor do Curso de Psicologia do Centro Universitário de Tecnologia de Curitiba (UNIFATEC).
Detalhes:
ISBN: 978-65-251-8343-5
ISBN Digital: 978-65-251-8338-1
DOI: 10.24824/978652518343.5
Ano de edição: 2025
Distribuidora: Editora CRV
Número de páginas: 510
Formato do Livro: 16x23
Número da Edição: 1
Assunto:
INDÍGENAS NA UNIVERSIDADE: territorializações, tensionamentos e conquistas Francine Rocha Norma da Luz Ferrarini Ana Carolina Lopes Venâncio Clovis Antonio Brighenti I791 Indígenas na Universidade territorializações, tensionamentos e conquistas Francine Rocha, Norma da Luz Ferrarini, Ana Carolina Lopes Venâncio e Clovis Antonio Brighenti (organizadores) – Curitiba CRV, 2025 510 p Bibliografi a ISBN Digital 9786525183381 ISBN Físico 9786525183435 DOI 10248249786525183435 ISBN Digital 978-65-251-8338-1 ISBN Físico 978-65-251-8343-5 DOI 10.24824/978652518343.5 1 Educação 2 Políticas afi rmativas para indígenas 3 Indígenas no ensino superior 4 Epistemicídio indígena na academia 5 Racismo antiindígena 6 Educação e interculturalidade com povos originários I Rocha, Francine org II Ferrarini, Norma da Luz org III Venâncio, Ana Carolina Lopes org IV Brighenti, Clovis Antonio org V Título VI Série CDU 370188(81) CDD 37819898081