1 x de R$0,00 sem juros | Total R$0,00 | |
2 x de R$0,00 sem juros | Total R$0,00 | |
3 x de R$0,00 sem juros | Total R$0,00 | |
4 x de R$0,00 | Total R$0,00 | |
5 x de R$0,00 | Total R$0,00 | |
6 x de R$0,00 | Total R$0,00 | |
7 x de R$0,00 | Total R$0,00 | |
8 x de R$0,00 | Total R$0,00 | |
9 x de R$0,00 | Total R$0,00 | |
10 x de R$0,00 | Total R$0,00 |
Autores:
ORGANIZADORAS
ANGELA DO CÉU UBAIARA BRITO
Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo – USP (2013). Mestra em Direito Ambiental e Políticas Públicas pela Universidade Federal do Amapá – UNIFAP (2008). Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Amapá – UNIFAP (1999). Líder do Grupo de Pesquisa Ludicidade, inclusão e Saúde (LIS). Membro do Grupo de Pesquisa Contextos Integrados de Educação Infantil, da Faculdade de Educação da USP (FEUSP). É integrante da Rede Sumaúma – Estudos e pesquisa com/sobre infância e crianças da Amazônia. Professora do Programa de Mestrado em Educação da Universidade do Federal do Amapá (PPGED/UNIFAP).
ANTÔNIA FLADIANA NASCIMENTO DOS SANTOS
Doutoranda em Educação em Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências e Matemática/PPGECEM/UFPA. Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação PPGED/UNIFAP. Especialista em Coordenação Pedagógica, com ênfase em currículos e programas pelo Instituto Amapaense de Ensino Superior/ IESAP. Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú/UVA – Polo Fortaleza. Professora na Universidade do Estado do Amapá (UEAP). Vice-líder do Grupo de Pesquisa Ludicidade, inclusão e Saúde (LIS).
LESLIE JOVANA SILVA SANTOS
Mestra em Educação pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Pós-Graduação lato sensu em Educação Especial e Inclusiva e Pós-Graduação lato sensu em EAD e as Novas Tecnologia pela Faculdade Educacional da Lapa-PR (FAEL). Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Professora na Universidade do Estado do Amapá (UEAP). Membro do Grupo de Pesquisa Ludicidade, Inclusão e Saúde (LIS).
AUTORES
ANGLESON PANTOJA PINHEIRO
Graduado em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado do Amapá (UEAP). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal do Amapá. É pesquisador e membro no Grupo de Estudo, Pesquisa, Extensão e Intervenção em Corporeidade, Artes, Cultura e Educação para as Relações Étnico-Raciais com Ênfase em Educação Quilombola e Escolar (GEPEI) e no grupo de pesquisa LIS – Ludicidade, inclusão e saúde.
CAMILA PIMENTEL MACIEL
Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela da Universidade do Estado do Amapá/UEAP. Membro do Grupo de Pesquisa Ludicidade, inclusão e Saúde (LIS).
JULIANA DE LIMA MELO
Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela da Universidade do Estado do Amapá/UEAP. Membro do Grupo de Pesquisa Ludicidade, inclusão e Saúde (LIS).
MARIA CLARA SILVA DE ANDRADE
Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela da Universidade do Estado do Amapá/UEAP. Membro do Grupo de Pesquisa Ludicidade, inclusão e Saúde (LIS).
MARIA DO SOCORRO CRESPO RIBEIRO
Mestranda em Educação – UNIFAP. Especialista em Ensino de Química, em Gestão, Supervisão e Orientação Educacional, em Gestão Educacional e Educação Especial. Graduada em Química, História, Pedagogia e Ensino Especial. Membro do Grupo de Pesquisa Ludicidade, inclusão e Saúde (LIS).
MARIA SANTANA SOUZA DA SILVA
Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela da Universidade do Estado do Amapá/UEAP. Membro do Grupo de Pesquisa Ludicidade, inclusão e Saúde (LIS).
PIEDADE LINO VIDEIRA
Graduada em Educação Artística com Habilitação em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Psicopedagoga pela Faculdade de Macapá (FAMA). Mestra, Doutora e Pós-Doutorado em Educação Brasileira pelo Programa de Pós-Graduação, Stricto Sensu, da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED/UNIFAP) e Líder do Grupo de Estudo, Pesquisa, Extensão e Intervenção em Corporeidade, Artes, Cultura e Educação para as Relações Étnico-Raciais com Ênfase em Educação Quilombola e Escolar (GEPEI).
SABRINA SANTOS COVRE FREITAS
Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela da Universidade do Estado do Amapá/UEAP. Membro do Grupo de Pesquisa Ludicidade, inclusão e Saúde (LIS).
SÂMI CRISTINA PINTO
Mestranda em Educação pela UNIFAP. Especialista em Gestão e Docência do Ensino Superior, Neuropsicopedagogia e Educação Especial. Pedagoga formada pela Universidade Estadual do Amapá em 2013. Coordenadora pedagógica da Prefeitura de Macapá. Membro do Grupo de Pesquisa Ludicidade, inclusão e Saúde (LIS).
SINTHIA MARCIEL DA SILVA COSTA
Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela da Universidade do Estado do Amapá/UEAP. Membro do Grupo de Pesquisa Ludicidade, inclusão e Saúde (LIS).
STEPHANY DANTAS DE FREITAS FURTADO
Graduada em Licenciatura em Letras com Habilitação de Língua Portuguesa/Língua Inglesa pelo Instituto de Ensino Superior do Amapá (2018). Pós-Graduada em Língua Inglesa pelo Instituto de Ensino Superior do Amapá (2018) e em A Moderna Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2019). Membro do Grupo de Pesquisa Ludicidade, inclusão e Saúde (LIS).
TANIA REGINA LOBATO DOS SANTOS
Doutora em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003). Estágio de Pós-Doutorado na PUC-RIO (2010). É professora Titular da Universidade do Estado do Pará do Curso de Pedagogia, do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação CCSE-UEPA. Coordena o Grupo de Pesquisa Infância Cultura e Educação vinculado a Plataforma do CNPq. Pesquisadora do Núcleo de Educação Popular Paulo Freire – NEP-CCSE-UEPA. É integrante da Rede Sumaúma – Estudos e pesquisa com/sobre infância e crianças da Amazônia. Representante UEPA e vice coordenadora do Fórum de Educação Infantil do Estado do Pará – FEIPA.
VITOR SOUSA CUNHA NERY
Doutor em Educação na Linha de Educação, Cultura e Sociedade (PPGED-UFPA, 2021). Mestre em Educação na modalidade sanduíche (PPGED-UEPA/PUC-Rio, 2013). Especialista em Gestão Estratégica do Conhecimento (CCNT-UEPA, 2011). Graduado em Licenciatura Plena em Pedagogia (UEPA, 2010) e Tecnologia em Gestão Pública (Unama, 2009). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação na Amazônia Amapaense (GEPEA-UEAP). Professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino de História (Prof-História/UNIFAP). Integrante da Rede de Pedagogias Decoloniais da Amazônia. Membro da Cátedra Paulo Freire da Amazônia. Associado a Sociedade Brasileira de História da Educação – SBHE.
ZILDA GLÁUCIA ELIAS FRANCO
Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC/SP. Professora do Curso de Pedagogia do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente – IEAA no Campus Vale do Rio Madeira em Humaitá-AM, da Universidade Federal do Amazonas – UFAM. Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Humanidades PPGECH) da Universidade Federal do Amazonas, Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Infantil – GPEDIN. É integrante da Rede Sumaúma – Estudos e pesquisa com/sobre infância e crianças da Amazônia.
Sinopse:
A obra Infância, Culturas e Diversidades: o protagonismo da criança amazônica comemora os dez anos de atuação do Grupo de Pesquisa Ludicidade, Inclusão e Saúde – LIS, da Universidade do Estado do Amapá (UEAP). Os trabalhos do grupo versam compreender algumas metodologias qualitativas e quantitativas, inerentes ao campo da pesquisa; possibilitam diálogos críticos acerca dos temas da infância e proporcionam estudos significativos acerca das crianças na Amazônia. Nesse sentido, o livro compõe contribuições de pesquisas que dialogam com o campo do ensino e práticas extensionistas desenvolvidas no âmbito do grupo e busca contribuir com os professores da educação básica, acadêmicos de graduação, pós-graduação e pesquisadores que se dedicam à investigação das infâncias na região amazônica.
Detalhes:
ISBN: 978-65-251-7180-7
ISBN Digital: 978-65-251-7178-4
DOI: 10.24824/9786525171807.7
Ano de edição: 2025
Distribuidora: Editora CRV
Número de páginas: 236
Formato do Livro: 16x23
Número da Edição: 1
Assunto:
INFÂNCIA, CULTURAS E DIVERSIDADES: o protagonismo da criança amazônica Ângela do Céu Ubaiara Brito Antonia Fladiana Nascimento dos Santos Leslie Jovana Silva Santos I43 Infância, culturas e diversidades o protagonismo da criança amazônica Ângela do Céu Ubaiara Brito, Antonia Fladiana Nascimento dos Santos, Leslie Jovana Silva Santos (organizadoras) – Curitiba CRV, 2025 236 p Bibliografia ISBN Digital 9786525171784 ISBN Físico 9786525171807 DOI 10248249786525171807 ISBN Digital 978-65-251-7178-4 ISBN Físico 978-65-251-7180-7 DOI 10.24824/978652517180.7 1 Educação 2 Educação das crianças na Amazônia 3 Protagonismo 4 Representação social 5 Alfabetização 6 Cultura lúdica 7 Diversidade I Brito, Ângela do Céu Ubaiara, org II Santos, Antonia Fladiana Nascimento dos, org III Santos, Leslie Jovana Silva, org IV Título V Série CDU 3701 CDD 3709