1 x de R$39,26 sem juros | Total R$39,26 | |
2 x de R$19,63 sem juros | Total R$39,26 | |
3 x de R$13,09 sem juros | Total R$39,26 | |
4 x de R$10,16 | Total R$40,63 | |
5 x de R$8,27 | Total R$41,33 | |
6 x de R$7,01 | Total R$42,03 | |
7 x de R$6,11 | Total R$42,74 | |
8 x de R$5,43 | Total R$43,46 | |
9 x de R$4,91 | Total R$44,19 | |
10 x de R$4,49 | Total R$44,93 |
Autores: Morgana Fabiola Cambrussi
Sinopse:
Iniciação à Docência: experiências, significações e perspectivas é uma obra que coroa a primeira experiência PIBID da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). A criação recente da Universidade, cujas aulas iniciaram em 2010, já se seguiu da construção do Projeto Institucional do PIBID, chamado Compromisso da UFFS pela educação e qualidade – PIBID 2011, que nos últimos dois anos tem trabalhado pela promoção da iniciação à docência dos alunos de licenciatura da Universidade e pela consolidação dos próprios cursos de licenciatura. No que compete às instituições de ensino superior, a formação de professores em seus cursos deveria ser tão complexa quanto à atuação em sala de aula se revelará complexa a esse profissional. Nesse sentido, a vivência acadêmica do aluno de licenciatura jamais deveria prescindir de um espaço de formação tão significativo como é a escola. Neste livro, o leitor poderá conhecer ações dos Subprojetos PIBID da UFFS realizadas na educação básica, ou seja, na escola como espaço legítimo de formação profissional de licenciandos, e participar de debates que são levantados sobre o ensino em cada área do conhecimento e, ainda, entre diferentes áreas. Essas experiências enriqueceram a formação docente de nossos alunos e também de nossos professores, coordenadores e supervisores de área. Desejamos que a leitura possa ser significativa para outras iniciativas como essa e que possa provocar movimentos, abrir caminho a novas perspectivas para o ensino.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788580428568
DOI:10.24824/978858042856.8
Ano de edição:2013
Número de páginas:274
Formato:16x23
Assunto:
EXPERIÊNCIAS
A revitalização de um laboratório de ciências:
interfaces da formação inicial através da iniciação à docência
Aline Luft, Débora Stangherlin, Ana Paula Dutra, Carmine Zimmermann, Marisa Both
Relato de experiência:
lógica e falácias de relevância no ensino médio
Douglas Luiz Dalanhol Marolli, Elton Carlos Barbosa
Eros e Philia em Platão e Aristóteles:
uma experiência em sala de aula
Luiz Carlos de Abreu
Criança, família e leitura:
uma experiência escolar exitosa
Noeli Gemelli Reali, Angelita Staudt, Adriana Aparecida Pereira Mortari,
Guimar Heck, Priscila Vitoria Camargo
Oficinas de ensino mobilizando
o conhecimento em Química
Marcos Leandro Ohse, Ivete Matciulevicz, Maiara Fantinelli, Dioni Angelin
Primeiras experiências como bolsistas do Pibid –
Geografia da Universidade Federal da Fronteira Sul
Alana Rigo Deon, Roselaine Iankowski Corrêa da Silva
O jornal como material didático
Ana Paula Ghizzo Alves, Tasciane Morandin da Silva, Clóvis Alencar Butzge
Ensinando e aprendendo Geografia por
meio de práticas pedagógicas não formais
Ederson Nascimento, Flávia Ruti Mass, Cristiane Santin, Cleverton Zanboni
Reflexões sobre prática docente
e feiras científicas escolares:
experiências a partir de projetos de Geografia
Wagner Batella, Anelise Schmidt, Claudia Tosatti Piovesan, Bernardo Luza
Brincando com leituras:
um relato de experiências no ensino de História
Delmir José Valentini, Angela Derlise Stübe, Cleni Maria Caramori,
Elis Paulina de Quadros Elger
Experiências de ensino-aprendizagem de
sociologia na realidade da escola Érico Veríssimo:
entrando em sala de aula
Gabriel Claro da Rosa, Vilmar Rubens Graboski
OFICINA DE ENSINO:
intertextualidade e paródia
Morgana Fabiola Cambrussi, Juliana Fontana, Evelyn Pereira, Michele Schneiders
FORMAÇÃO E EXPERIÊNCIA DOCENTE NAS CIÊNCIAS SOCIAIS
Camila Pelegrini, Dionata Luiz Plens da Luz, Tânia Welter, Tarcísio Brighenti
SIGNIFICAÇÕES
Ensinar brincando:
o uso de jogos no ensino de História
Delmir José Valentini, Angela Derlise Stübe, Cleni Maria Caramori, Mayara Faccin
Pibid:
sua importância para a formação docente, vivências
pedagógicas nas escolas e em sala de aula pelos bolsistas
Cezar Pezzini, Dalana Mierwinski, Marlene Jost
O diagnóstico como instrumento
do planejamento docente
Noeli Gemelli Reali , Anisia Ripplinger de Abreu, Alcione Eloira da Luz,
Jéssica Antunes de Souza
Estimulando uma educação
emancipatória por meio da arte
Tais Andreia Camargo, Ivanir Fátima Bé, Tânia Welter, Tarcísio Brighenti
A percepção Dos estudantes do terceiro ano A,
da Escola Estadual de Ensino Médio Érico
Veríssimo sobre o tema trabalho
Sonia Maria Tussi
A formação inicial do professor licenciado em Letras:
implicações do Programa Institucional de
Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID
Morgana Fabiola Cambrussi, Juliana Fontana, Juliete Ilha Partichelli,
Naiara Letícia Valentini Dellai
PERSPECTIVAS
O papel da iniciação à docência na formação inicial
Tatiana Roberta Fröhlich Venzke, Andressa Rauber, Camila Boszko,
Carla Polanczky, Cláudia Luciani Klein, Elivelto Richter
As possibilidades de trabalho com a
consciência histórica em sala de aula
Émerson Neves da Silva, Fabiana Capeletti, Juliana Gemelli Silva, Vicente da Silveira Detoni
Aprendizado realizado com a prática educativa
Janice Tubiana, Aline Bonfanti, Juciane Fornal, Tatiana Palinski
Ensinando e aprendendo Geografia com o Pibid
Daiane de Almeida Quadros, Kalize Foiatto
Círculo de leitura:
o gênero terror como ferramenta de ensino
Alceni Elias Langner, Lucieli Dalcanalle
Formação de professores da educação básica:
o PIBID como uma política de intervenção
Mayane Haushahn Bueno, Vânia Aguiar Pinheiro
A produção de textos mediada pelo bilhete orientador:
uma perspectiva reflexivo-crítica de ensino
Francieli Matzenbacher Pinton, Venita Ana Hister, Carine Maria Angst, Francieli Heineck
I41
Iniciação à docência: experiências, significações e perspectivas / organização
Jeferson Saccol Ferreira, Maria Lucia Marocco Maraschin, Morgana Fabiola
Cambrussi. - 1. ed. - Curitiba, PR: CRV, 2013.
274p.
Inclui bibliografia
ISBN 978-85-8042-856-8
1. Professores - Formação. 2. Educação - Estudo e ensino. I. Ferreira,
Jeferson Saccol. II. Cambrussi, Morgana Fabiola, 1981-.III. Maraschin, Maria
Lucia Marocco
13-06321 CDD: 370.1
CDU: 37.01
18/10/2013 21/10/2013