1 x de R$37,04 sem juros | Total R$37,04 | |
2 x de R$18,52 sem juros | Total R$37,04 | |
3 x de R$12,35 sem juros | Total R$37,04 | |
4 x de R$9,58 | Total R$38,33 | |
5 x de R$7,80 | Total R$38,98 | |
6 x de R$6,61 | Total R$39,65 | |
7 x de R$5,76 | Total R$40,32 | |
8 x de R$5,13 | Total R$41,00 | |
9 x de R$4,63 | Total R$41,69 | |
10 x de R$4,24 | Total R$42,38 |
Autores: Rosalvo Luís Sawitzki - Cristian Leandro Lopes da Rosa - Maria Eliza Rosa Gama (Orgs.)
Sinopse:
A preocupação com a formação (inicial e continuada) de professores é considerada tema recorrente e substancial por todos nós pesquisadores da educação. Repensar elementos que constituem a formação é fundamental principalmente aos professores iniciantes que continuamente precisam de feedback da prática pedagógica que desenvolvem no decorrer da formação inicial. Ao serem inseridos no contexto escolar, passam a ter orientação de um professor já formado que a partir desse momento passa a influenciar tanto a sua formação quanto a formação do futuro professor. Portanto, é inconcebível não refletir ou não fomentar o debater sobre a prática pedagógica do professor. Entendemos que o professor constitui-se no âmbito de suas relações e sua formação está intimamente ligada tanto as teorias aprendidas no decorrer da graduação quanto às práticas desenvolvidas nas instituições de ensino, pois através do (re)pensar que se (re)constroem os conhecimentos necessários a prática docente. Esta obra além de apresentar nossas ideias sobre formação de professores, visa aprofundar os conhecimentos adquiridos tanto no chão das escolas públicas de Educação Básica quanto nas instituições formadoras de professores.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544410660
DOI:10.24824/978854441066.0
Ano de edição:2016
Número de páginas:256
Formato:16x23
Assunto:
I41
Iniciação à docência, reflexões e produção do conhecimento: PIBID educação física no CEFD/UFSM/
organização Rosalvo Luís Sawitzki, Cristian Leandro Lopes da Rosa e Maria Eliza Rosa Gama - 1. ed
256 p.
Inclui bibliografia
ISBN 978-85-444-1066-0
1. Prática de ensino. 2. Estudantes - Estudo e ensino (Superior). 3. Estudantes - Formação. 4. Professores de educação física - Formação. 5. Acompanhamento na formação de professores. I. Sawitzki, Rosalvo Luís. (org.) II. Rosa, Cristian Leandro Lopes da. (org.) III. Gama, Maria Eliza Rosa (org.) IV. Título. V. Série.
16-34393 CDD: 372.86
CDU: 372
SUMÁRIO
PREFÁCIO
APRESENTAÇÃO
A AUTONOMIA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: PARA PENSAR A PRÁTICA PEDAGÓGICA COM CRIANÇAS
Cícera Andréia de Souza; Elenor Kunz
A PROPOSTA DAS OFICINAS PEDAGÓGICAS DO PIBID – SUBPROJETO CULTURA ESPORTIVA DA ESCOLA: IMPLICAÇÕES PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Eurico Barcelos dos Santos; Thaiane Bonaldo do Nascimento; Felipe Barroso de Castro; Rosalvo Luis Sawitzki
A TEORIA NA PRÁTICA: QUESTIONAMENTOS SOBRE OS CONHECIMENTOS DOS ACADÊMICOS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UFSM PARTICIPANTES DO PIBID ACERCA DA TEMÁTICA APRENDIZAGEM MOTORA
Shaiane Limberger Corrêa; Rafael Cunha Laux; Heitor dos Santos Daronch; Cristian Leandro Lopes da Rosa
QUESTÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE: UM ESTUDO A PARTIR DO PIBID EDUCAÇÃO FÍSICA CEFD/UFSM
Maiara Horn Damke; Maristela da Silva Souza
O PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO PROJETO DE EXTENSÃO PIBID E A PERCEPÇÃO DOS BOLSISTAS FRENTE A ESSA REALIDADE
Michele Ziegler de Mattos; Priscila Ziegler de Mattos; João Francisco Magno Ribas
A RELAÇÃO ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA: APROXIMAÇÃO A PARTIR DO PIBID “CULTURA ESPORTIVA DA ESCOLA”
Silvester Franchi; Daiane Dalla Nora; João Francisco Magno Ribas
ASPECTOS SIGNIFICATIVOS SOBRE A CONSTITUÇÃO DA DOCÊNCIA NAS MEMÓRIAS DE BOLSISTAS DO PIBID
Adriana Flávia Neu; Maria Eliza Rosa Gama
O PIBID E O PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO DOCENTE DE PROFESSORES INICIANTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Daniela de Moura Clates; Maria Cecília Camargo Günther
A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM SERVIÇO: UM PROCESSO VIVENCIADO NO ÂMBITO DO PIBID
Cristian Leandro Lopes da Rosa; Gabriela Machado Ribeiro; Elizara Carolina Marin
O PIBID NOS ANOS INICIAIS: CONHECIMENTO DOS PROFESSORES SOBRE AS ABORDAGENS DA EDUCAÇÃO FÍSICA
Daiane Dalla Nora; Rosalvo Luis Sawitzki
A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO RELATIVO AO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) NA EDUCAÇÃO FÍSICA
Jaqueline Welter; Janine Welter; João Francisco Magno Ribas; Rosalvo Luís Sawitzki
DESLIGAMENTO DE BOLSISTAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DO PIBID: REFLEXÕES A PARTIR DO SUBPROJETO EDUCAÇÃO FÍSICA
Patrícia Roberta Mundt; Andressa Aita Ivo; Elizara Carolina Marin