15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$45,00 sem juros | Total R$45,00 | |
2 x de R$22,50 sem juros | Total R$45,00 | |
3 x de R$15,00 sem juros | Total R$45,00 | |
4 x de R$11,64 | Total R$46,57 | |
5 x de R$9,47 | Total R$47,37 | |
6 x de R$8,03 | Total R$48,18 | |
7 x de R$7,00 | Total R$48,99 | |
8 x de R$6,23 | Total R$49,82 | |
9 x de R$5,63 | Total R$50,65 | |
10 x de R$5,15 | Total R$51,50 |
Autores: Joedson Brito dos Santos (org.)
Sinopse:
Nas últimas décadas, o tema da formação de professores esteve sempre presente no debate nacional, seja no campo acadêmico, seja no campo político. No contexto das entidades e associações do campo educacional, em eventos cientí¬ficos e no contexto da elaboração dos Planos de Educação, tanto do PNE (2014-2024) quanto dos Planos Estaduais e Municipais. A formação de professores tem sido considerada ponto fundamental para resolver grande parte dos problemas educacionais e sociais. Trata-se de um tema complexo, estratégico e em disputa, seja por interesses de governos em operacionalizar reformas econômicas, políticas e sociais mediante reformas educacionais, seja pelo poder que professores bem formados têm no enfrentamento das desigualdades e na emancipação dos sujeitos/atores das escolas públicas brasileiras. O tratamento que historicamente o Brasil reservou ao tema resultou em inúmeros problemas e desafi¬os: numa percepção enviesada da importância do professor, na baixa valorização, na carência de professores bem formados, na ausência políticas de formação, ou na presença de políticas descontínuas e desconectas de formação docente. Mesmo que desde a década de 1990 o país venha desenvolvendo estudos, pesquisas e dispositivos legais para o enfrentamento desses problemas, pesquisas, estudos e o Censo do Ensino Superior têm revelado que o cenário permanece desa¬fiador. Nesse contexto, convidamos o leitor para um olhar mais atento para o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid/MEC/CAPES), o cotidiano das experiências e vivências em cada projeto e em cada escola-campo, de modo que, possamos ampliar o horizonte das reflexões sobre as contribuições desse Programa para o enfrentamento dos desa¬fios da formação de professores no Brasil. O livro “INICIAÇÃO, FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DOCENTE: Experiências do Pibid Pedagogia da UFT Tocantinópolis” é um auxílio nesse processo.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544436967
DOI:10.24824/978854443696.7
Ano de edição:2020
Número de páginas:164
Formato:16x23
Assunto:
In56
Iniciação, formação e atuação docente experiências do pibid pedagogia da UFT
Tocantinópolis Joedson Brito dos Santos (organizador) – Curitiba CRV, 2020
164 p
Bibliografia
ISBN 978-85-444-3696-7
DOI 10248249788544436967
1 Educação 2 Formação de professores 3 Iniciação a docência 4 professores – experiências
– iniciantes 5 Pedagogia I Santos, Joedson Brito dos org II Título III Série
CDU 37 CDD 370
APRESENTAÇÃO
Joedson Brito dos Santos
PREFÁCIO a sedução de aprender e ensinar
Francisca Rodrigues Lopes
CAPÍTULO
O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO
À DOCÊNCIA (PIBID) NO CAMPUS DE TOCANTINÓPOLIS
E A EXPERIÊNCIA DO SUBPROJETO PEDAGOGIA
algumas especificidades
Joedson Brito dos Santos
Cleomar Locatelli
Marco Aurélio Gomes de Oliveira
Fábio Pessoa Vieira
Andrey Patrick Monteiro de Paula
O programa institucional de bolsa de iniciação à docência
O Pibid na Universidade Federal do Tocantins
O subprojeto Pibid pedagogia no campus de TocantinópolisTO
Algumas atividades desenvolvidas
Contribuições do Pibid na formação e atuação dos pibidianos
CAPÍTULO
DA INICIAÇÃO À DOCENCIA À FORMAÇÃO PEDAGÓGICA
leituras e particularidades das ações do Pibid no Tocantins
Juciley Silva Evangelista Freire
Marcileia Oliveira Bispo
Regina Célia Padovan
Vera Lucia Aires Gomes da Silva
Ações e estratégias de formação particularidades da docência Pibid
Os egressos do PibidUFT perfil, formação e atuação docente
Considerações finais
CAPÍTULO
O PIBID DA PEDAGOGIATOCANTINÓPOLIS E A CONSTRUÇÃO
DA CONCEPÇÃO DE DOCÊNCIA DAS EGRESSAS
Fernanda de Jesus Santos Brito
Cleomar Locatelli
Joedson Brito indd Estrutura do estudo
Fundamentação teórico-metodológica
Alguns resultados
Caracterização e perfil das egressas
As concepções de docência das egressas do Pibid
Pedagogia Tocantinópolis
Considerações finais
CAPÍTULO
FORMAÇÃO DE PROFESSORAS E O DESAFIO DE SER UMA
PIBIDIANA a singularidade do vivenciado
Luciene Reis Silva
Singularidade e subjetividade do vivido minha experiência pibidiana
Algumas palavras finais
CAPÍTULO
EXPERIÊNCIAS NO CONTEXTO DO PIBIDPEDAGOGIAUFT
contribuições para a formação do pedagogo
Juliane Gomes de Sousa
Maria José de Pinho
Iniciação à docência e à pesquisa na formação inicial
experiências no contexto do PibidPedagogia
Reflexão sobre a ação como elemento formativo
Considerações finais
CAPÍTULO
CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA A PRÁTICA DOCENTE DOS
GRADUANDOS EM PEDAGOGIA
Aurinete Farias Guimarães
Experiências, contribuições e desafios do exercício docente
por meio do Pibid
Considerações finais
CAPÍTULO
PIBID, A RELAÇÃO EDUCAÇÃO BÁSICA, ENSINO SUPERIOR
E FORMAÇÃO DOCENTE
Iury Ferreira Gaspar
Joyce Alves dos Santos
Joedson Brito dos Santos
Joedson Brito indd Programa institucional de bolsa de iniciação à docência (Pibid)
como tentativa de superar o distanciamento entre a formação
de professores e a atuação docente
O PibidPedagogia na Universidade Federal do Tocantins
(UFT) – campus de Tocantinópolis descrição das atividades
Pibid e a formação docente vivências e contribuições da
relação universidade e educação básica
Considerações finais
CAPÍTULO
OS IMPACTOS DAS EXPERIÊNCIAS DO PIBID NA
FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DOCENTES
Jhenissa da Silva Sousa
Minha experiência e atuação docentes
Os impactos das expêriencias do Pibid na formação e
atuação docentes
A prática docente na Escola Municipal Alto da Boa Vista II
Considerações finais
CAPÍTULO
O JOGO DO FOLCLORE, A PESCARIA DO CONHECIMENTO E
TEREZINHA DE JESUS uma experiência sobre a ludicidade como
estratégia para desenvolver a leitura e a escrita
Erika Cristina Pereira Guimarães
Luene Rodrigues Freitas
Maria Divina Fernandes da Silva
Joedson Brito dos Santos
O programa institucional de bolsa de iniciação à docência
(Pibid) na Pedagogia da UFTTocantinópolis em uma escola do
Estado do Tocantins
Relato de experiência sobre a ludicidade como estratégia para
desenvolver a leitura e a escrita
Atividade O jogo do folclore – segundo semestre de
Atividade A identificação de gêneros –
primeiro semestre de
Atividade A pescaria do conhecimento –
segundo semestre de
Atividade peça teatral Terezinha de Jesus –
segundo semestre de
Considerações finais
Joedson Brito indd CAPÍTULO
CONTRIBUIÇÕES PARA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO a
arte a partir da matéria-prima local na cidade de Tocantinópolis
Deusiane Rodrigues dos Santos
Karina Ferraz de Sousa Brandão
Laura Santana Rodrigues
Maiane Fernandes da Silva
Patrícia Ferreira de Sousa
Fábio Pessoa Vieira
Referencial teórico
Metodologia
Considerações finais
CAPÍTULO
FORMAÇÃO DE LEITORES POR MEIO DE POEMAS
Fernanda de Jesus Santos Brito
Erisvanda da Silva Lima
Raimunda Angélica de Sousa
Sara Pereira da Costa
Thátila Ferreira Morais
Metodologia
Considerações finais
CAPÍTULO
A IMPORTÂNCIA DA CULTURA APINAJÉ PARA O
ENSINO-APRENDIZAGEM
Darlene Ribeiro da Silva
Eliomaik Sousa Barros
Raimara Pereira da Costa
Rivania Souza da Silva
Taylane Maria Sousa Viana
Referencial teórico
Metodologia
Considerações finais
CAPÍTULO
PIBID E PRÁTICA DOCENTE relato de experiências na Escola
Estadual Girassol de Tempo Integral Profª Aldenora Alves Correia
Rangel de Sousa Alves
Sobre a Escola Profª Aldenora Alves Correia
Sobre as atividades
Joedson Brito indd Atividades de pesquisa
Considerações finais
CAPÍTULO
RELATO DE EXPERIÊNCIAS NO PIBID PEDAGOGIA DE
TOCANTINÓPOLIS A PARTIR DE DUAS ATIVIDADES
Lucas da Silva Carneiro
Joedson Brito dos Santos
Programa institucional de bolsa de iniciação à docência
Minha experiência no Pibid Pedagogia a partir de atividades
realizadas na Escola Estadual Profª Aldenora Alves Correia
Atividade – A caixa preta
Atividade – Fantasma de Canterville
Conclusão
CAPÍTULO
CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE
relato de experiência
Adenon Ribeiro de Carvalho Filho
Letícia Reis da Cruz
Joedson Brito dos Santos
Pibid Pedagogia Tocantinópolis estrutura e procedimentos
A unidade escolar Estadual Girassol de Tempo Integral Profª
Aldenora Alves Correia
Algumas das atividades desenvolvidas
A literatura de cordel
Peça teatral do livro Napoleão em Parada de Lucas, Aventura
de um Ex-cabo de Vassoura de Orígenes Lessa
Considerações finais
CAPÍTULO
PRIMEIROS OLHARES SOBRE A FORMAÇÃO DO
DISCENTE reflexões preliminares sobre o PIBID Pedagogia
em Tocantinópolis
Fabíola Andrade Pereira
Palavras iniciais
A necessidade de articulação dos subprojetos com o
projeto institucional
O SubprojetoPedagogia
Algumas considerações
Joedson Brito indd CAPÍTULO
PIBID E A FORMAÇÃO DOCENTE DE UMA CIENTISTA
SOCIAL contribuições a partir da educação indígena
Márcia de Sousa
Aline Campos
Uma experiência do Pibid com educação indígena
Pibid e a formação de professores em Ciências Sociais
Considerações finais