| 15% OFF | Comprando 3 ou mais |
|---|---|
| 20% OFF | Comprando 4 ou mais |
| 25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
| 1 x de R$45,70 sem juros | Total R$45,70 | |
| 2 x de R$22,85 sem juros | Total R$45,70 | |
| 3 x de R$15,23 sem juros | Total R$45,70 | |
| 4 x de R$11,82 | Total R$47,29 | |
| 5 x de R$9,62 | Total R$48,10 | |
| 6 x de R$8,15 | Total R$48,93 | |
| 7 x de R$7,10 | Total R$49,75 | |
| 8 x de R$6,32 | Total R$50,59 | |
| 9 x de R$5,71 | Total R$51,44 | |
| 10 x de R$5,23 | Total R$52,30 |
Tempo de Expedição: 3 dias úteis
Tempo de Impressão: 7 dias úteis
Amostra:
Clique aqui para ver a amostra do livro (PDF)
Sinopse:
O livro Instituições Escolares no Norte e Noroeste do Paraná: História e Memória apresenta dez capítulos voltados à análise da constituição e do desenvolvimento de diferentes instituições escolares no Norte e Noroeste do Paraná, no contexto de formação dos municípios. Os estudos resultam de pesquisas documentais e bibliográficas que examinam práticas educativas, políticas públicas e experiências de escolarização. A obra busca compreender as instituições escolares como parte de processos sociais, culturais e políticos mais amplos, e as situa nos debates historiográficos sobre a História da Educação. Destinado a pesquisadores, docentes e estudantes, o livro constitui material de referência para aqueles que se dedicam ao estudo da educação em perspectiva histórica e ao exame crítico das instituições escolares como objetos de investigação científica.
Autores:
Adriana Salvaterra
Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade Estadual de Educação Ciências e Letras de Paranavaí (1995); Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2009) e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2017). Participa do Grupo de Pesquisa Sobre Política, Religião e Educação na Modernidade (UEM).
Alana de Oliveira Barbosa
Possui graduação em História pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul UFMS – Campus – Nova Andradina. Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Mato Grosso-UEMS Campus-Paranaíba (financiamento CAPES) e aluna de Doutorado em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (PPE/UEM), com pesquisa em andamento (Modalidade: Doutorado Sandwich no Exterior – PDSE/CAPES) em Ciências da Educação, na especialidade de História da Educação, na Universidade de Évora/Portugal) no CICP – Centro de Investigação em Ciência Política. Participa do Grupo de Pesquisa Sobre Política, Religião e Educação na Modernidade (UEM).
Ana Paula Thomaz Pina
Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestra em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) na linha de pesquisa Instituições e Processos Políticos. Doutoranda em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) na linha de pesquisa Comportamento, Representação e Comunicação Política.
Andressa Lariani Paiva Gonçalves
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (2013), graduação em História pela Universidade Estadual de Maringá (2008) e Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2016).
Cássia Regina Dias Pereira
Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí; graduada em Estudos Sociais – primeiro Grau pela Faculdade Estadual de Educação Ciências e Letras de Paranavaí. Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Londrina e Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá. Participa do Grupo de Pesquisa Sobre Política, Religião e Educação na Modernidade (UEM).
Cezar de Alencar Arnaut de Toledo
Possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1978), Mestrado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (1987) e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1996). É líder do Grupo de Pesquisa Sobre Política, Religião e Educação na Modernidade (UEM).
Daniel Longhini Vicençoni
Possui graduação em História pela Universidade Estadual de Maringá (2019), Mestrado (2021) e Doutorado (2024) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (PPE/UEM). Realizou o Estágio Pós-doutoral em Filosofia na UNIOESTE (PPGFIL), campus Toledo. Participa do Grupo de Pesquisa Sobre Política, Religião e Educação na Modernidade (UEM), do Grupo AlfaLab – Laboratório de Estudo, Pesquisa e Formação Docente em Alfabetização e do Grupo CRISIS (UNIOESTE).
David Maicon da Silva Paiva
Possui graduação em História pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Aluno do mestrado em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (PPE/UEM). Participa do Grupo de Pesquisa Sobre Política, Religião e Educação na Modernidade (UEM).
Eliete Vicentin Filipini
Possui graduação em História pela Faculdade Estadual de Educação Ciências e Letras de Paranavaí (2008) e graduação em Gestão da Produção Industrial pela Faculdade Cidade Verde (2013). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (PPE/UEM). Participa do Grupo de Pesquisa Sobre Política, Religião e Educação na Modernidade (UEM).
Francielle Aparecida Garuti de Andrade
Possui Graduação em História pela UEM, em Pedagogia e em Letras: Português e Inglês, pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR). Tem Mestrado em Educação, pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) com pesquisas in loco na Casa Geral Marista em Roma, Itália (2015). Participa do Grupo de Pesquisa Sobre Política, Religião e Educação na Modernidade (UEM).
Helen Cristina de Oliveira Vieira
Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade Estadual de Educação Ciências e Letras de Paranavaí (2000), Mestrado em Formação Docente Interdisciplinar pela Universidade Estadual do Paraná – Campus Paranavaí (2015) e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2022). Participa do Grupo de Pesquisa Sobre Política, Religião e Educação na Modernidade (UEM).
Leonir Borges
Possui graduação em História (UEM/1992) e Licenciatura em Pedagogia (UNINOVE/2015). Especialização em História e Sociedade (UEM/1996) e Educação Especial e Inclusão (DOM BOSCO/2014); Mestrado em Educação (UEM/2004).
Marli Delmonico de Araujo Futata
Possui graduação em Pedagogia (UEM), Mestrado (2008) e Doutorado (2018) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (PPE/UEM). Realizou o Estágio Pós-doutoral em Educação na Universidade Estadual de Maringá. Participa do Grupo de Pesquisa Sobre Política, Religião e Educação na Modernidade (UEM) e é Líder do Grupo AlfaLab – Laboratório de Estudo, Pesquisa e Formação Docente em Alfabetização.
Renata Franqui
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá, Mestrado e Doutorado em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá, na linha de pesquisa História e Historiografia da Educação (PPE/UEM). Participa do Grupo de Pesquisa Sobre Política, Religião e Educação na Modernidade (UEM).
Rodrigo Pinto de Andrade
Possui graduação em História e Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá. Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá e doutor em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), com Estágio Intercalar de Doutoramento pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (U-Lisboa). Participa do Grupo de Pesquisa Sobre Política, Religião e Educação na Modernidade (UEM).
Detalhes
ISBN: 978-65-251-8507-1
ISBN Digital: 978-65-251-8508-8
DOI: 10.24824/978652518507.1
Ano da Edição: 2025
Distribuidora: Editora CRV
Número de páginas: 196
Formato do livro: 16x23
Numero da Edição: 1
Assunto: I59 Instituições escolares no norte e noroeste do Paraná: história e memória / Marli Delmonico de Araujo Futata, Daniel Longhini Vicençoni, Cezar de Alencar Arnaut de Toledo (organizadores). – Curitiba: CRV, 2025. 196 p. Bibliografia ISBN Digital 978-65-251-8508-8 ISBN Físico 978-65-251-8507-1 DOI 10.24824/978652518507.1 1. Educação 2. Instituições escolares 3. História da educação – Paraná I. Futata, Marli Delmonico de Araujo, org. II. Vicençoni, Daniel Longhini, org. III. Toledo, Cezar de Alencar Arnaut de, org. IV. Título V. Série. CDU: 37(091)(81-72) CDD: 370.98172 Índice para catálogo sistemático 1. História da educação no Paraná – 370.98172
