15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$53,88 sem juros | Total R$53,88 | |
2 x de R$26,94 sem juros | Total R$53,88 | |
3 x de R$17,96 sem juros | Total R$53,88 | |
4 x de R$13,94 | Total R$55,76 | |
5 x de R$11,34 | Total R$56,71 | |
6 x de R$9,61 | Total R$57,68 | |
7 x de R$8,38 | Total R$58,66 | |
8 x de R$7,46 | Total R$59,65 | |
9 x de R$6,74 | Total R$60,65 | |
10 x de R$6,17 | Total R$61,66 |
Autores: Josiane Costa Almeida - Antonio Jorge Paraense da Paixão
Sinopse:
O trabalho da professora Josiane Almeida e do Professor Antonio Paraense apresenta elementos da história da Pedagogia da Alternância e suas concepções metodológicas e pedagógicas, especialmente no campo da avaliação do ensino e aprendizagem, enquanto proposta educacional para atender e compreender os estudantes, num sentido de lhes assegurar a formação humana. Pode-se observar que a proposta da Pedagogia da Alternância é associar as experiências científicas com o conhecimento popular, objetivando maior articulação entre escola, família e comunidade, ou seja, formar o sujeito do campo sem tirá-lo do seu convívio rural. Contudo, muitos desses desafios são pedagógicos e a Pedagogia da Alternância, visa a formação integrada dos filhos e filhas dos agricultores, que necessitam do trabalho agrícola. Desta forma, a pesquisa teve como objetivo geral diagnosticar a Pedagogia da Alternância no IFPA – Campus Castanhal, município do estado do Pará, e as metodologias avaliativas do processo de ensino e aprendizagem no Ensino Médio profissionalizante, denominado PROEJA Agroextrativista. Estudantes e professores afirmam que os instrumentos de avaliação continuam não considerando a realidade histórica e cultural dos jovens do campo. Dessa forma, os autores apresentam proposta de avaliação do ensino e aprendizagem para o PROEJA, pois entendem que o aspecto pedagógico na Educação do Campo precisa avançar nessa direção
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544418086
DOI:10.24824/978854441808.6
Ano de edição:2017
Número de páginas:188
Formato:14x21
Assunto:
A446i
Interface entre a pedagogia da alternância e o PROEJA: uma proposta
de avaliação do processo de ensino e aprendizagem / Josiane Costa Almeida,
Antonio Jorge Paraense da Paixão. - 1. ed.
188 p.
Bibliografa
ISBN: 978-85-444-1808-6
DOI: 10.24824/978854441808.6
1. Educação – Brasil. 2. Aprendizagem. I. Almeida, Josiane Costa.
II. Paixão, Antonio Jorge Paraense da. III. Título.
CDD: 370.981
17-43737 CDU: 37(81)
SUMÁRIO
PREFÁCIO
INTRODUÇÃO
CAPÍTULO I
PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA E EDUCAÇÃO
DO CAMPO
Componentes conceptuais da Educação do Campo
sob a ótica da Pedagogia da Alternância
Gestão Educacional
Organização Curricular
Avaliação do processo ensino e aprendizagem
Estratégias inovadoras da Pedagogia da Alternância
Relação escola e comunidade
Trabalho como princípio educativo
Pesquisa como princípio educativo
Socialização
Instrumentos da Pedagogia da Alternância nos
tempos e espaços de formação
Plano de Estudo
Caderno Pedagógico
Acompanhamento ou visita ao Tempo Comunidade
CAPÍTULO II
O PROCESSO HISTÓRICO DA AVALIAÇÃO DA
APRENDIZAGEM
A trajetória da avaliação da aprendizagem
Práticas educativas e pedagógicas da avaliação da
aprendizagem
Concepções da avaliação do ensino e aprendizagem
Concepção Classifcatória ou Somativa
Concepção Formativa ou Processual
Concepção Diagnóstica ou Emancipatória
A prática da avaliação da aprendizagem no contexto da
Educação do Campo sob a perspectiva da Pedagogia da
Alternância e do PROEJA CAPÍTULO III
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E PEDAGOGIA DA
ALTERNÂNCIA: olhar dos sujeitos do PROEJA
Pedagogia da Alternância: tempos e espaços
educativos
Avaliação da Aprendizagem: descrita pelos sujeitos
Avaliação da Aprendizagem: perspectivas na visão dos
estudantes e professores
Perspectiva dos estudantes
Perspectiva dos professores
Pedagogia da Alternância e o Processo Avaliativo:
relação entre o IFPA e a realidade dos sujeitos do campo
CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES
PROPOSTA DE AVALIAÇÃO PARA O PROEJA EM
ALTERNÂNCIA PEDAGÓGICA
Introdução
Base flosófca do processo de avaliação do ensino e
aprendizagem
Concepção Classifcatória ou Somativa
Concepção Formativa ou Processual
Concepção Diagnóstica ou Emancipatória
A perspectiva da Pedagogia da Alternância: ênfase no
Tempo Comunidade
Possíveis técnicas da avaliação do ensino e
aprendizagem para o PROEJA
- Tempo Escola
- Tempo Comunidade
- Socialização ou Seminário
- Elaboração de Projetos
- Visitas Técnicas
- Prova oral
CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS
APÊNDICES