| 15% OFF | Comprando 3 ou mais | 
|---|---|
| 20% OFF | Comprando 4 ou mais | 
| 25% OFF | Comprando 5 ou mais | 
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
                            | 1 x de R$53,88 sem juros | Total R$53,88 | |
| 2 x de R$26,94 sem juros | Total R$53,88 | |
| 3 x de R$17,96 sem juros | Total R$53,88 | |
| 4 x de R$13,94 | Total R$55,76 | |
| 5 x de R$11,34 | Total R$56,71 | |
| 6 x de R$9,61 | Total R$57,68 | |
| 7 x de R$8,38 | Total R$58,66 | |
| 8 x de R$7,45 | Total R$59,65 | |
| 9 x de R$6,73 | Total R$60,65 | |
| 10 x de R$6,16 | Total R$61,66 | 
                            
                                                    
                                
                            
                                                    
                                
                            
                                                    
                                
                            
                                                    
                                
                            
                                                    
                                
                            
                                                    
                                
                            
                                                    
                                
                            
                                            Tempo de Expedição: 3 dias úteis
Tempo de Impressão: 7 dias úteis
Autores: Josiane Costa Almeida - Antonio Jorge Paraense da Paixão
 
 Sinopse:
O trabalho da professora Josiane Almeida e do Professor Antonio Paraense apresenta elementos da história da Pedagogia da Alternância e suas concepções metodológicas e pedagógicas, especialmente no campo da avaliação do ensino e aprendizagem, enquanto proposta educacional para atender e compreender os estudantes, num sentido de lhes assegurar a formação humana. Pode-se observar que a proposta da Pedagogia da Alternância é associar as experiências científicas com o conhecimento popular, objetivando maior articulação entre escola, família e comunidade, ou seja, formar o sujeito do campo sem tirá-lo do seu convívio rural. Contudo, muitos desses desafios são pedagógicos e a Pedagogia da Alternância, visa a formação integrada dos filhos e filhas dos agricultores, que necessitam do trabalho agrícola. Desta forma, a pesquisa teve como objetivo geral diagnosticar a Pedagogia da Alternância no IFPA – Campus Castanhal, município do estado do Pará, e as metodologias avaliativas do processo de ensino e aprendizagem no Ensino Médio profissionalizante, denominado PROEJA Agroextrativista. Estudantes e professores afirmam que os instrumentos de avaliação continuam não considerando a realidade histórica e cultural dos jovens do campo. Dessa forma, os autores apresentam proposta de avaliação do ensino e aprendizagem para o PROEJA, pois entendem que o aspecto pedagógico na Educação do Campo precisa avançar nessa direção 
 
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544418086
DOI:10.24824/978854441808.6
Ano de edição:2017
Número de páginas:188
Formato:14x21
Assunto:
A446i
 Interface entre a pedagogia da alternância e o PROEJA: uma proposta
 de avaliação do processo de ensino e aprendizagem / Josiane Costa Almeida,
 Antonio Jorge Paraense da Paixão. - 1. ed.
 188 p.
 Bibliografa
 ISBN: 978-85-444-1808-6
 DOI: 10.24824/978854441808.6
 1. Educação – Brasil. 2. Aprendizagem. I. Almeida, Josiane Costa.
 II. Paixão, Antonio Jorge Paraense da. III. Título.
 CDD: 370.981
 17-43737 CDU: 37(81)
 SUMÁRIO
 PREFÁCIO 
 INTRODUÇÃO 
 CAPÍTULO I
 PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA E EDUCAÇÃO
 DO CAMPO
 Componentes conceptuais da Educação do Campo
 sob a ótica da Pedagogia da Alternância 
 Gestão Educacional 
 Organização Curricular
 Avaliação do processo ensino e aprendizagem 
 Estratégias inovadoras da Pedagogia da Alternância
 Relação escola e comunidade 
 Trabalho como princípio educativo
 Pesquisa como princípio educativo
 Socialização 
 Instrumentos da Pedagogia da Alternância nos
 tempos e espaços de formação 
 Plano de Estudo 
 Caderno Pedagógico
 Acompanhamento ou visita ao Tempo Comunidade 
 CAPÍTULO II
 O PROCESSO HISTÓRICO DA AVALIAÇÃO DA
 APRENDIZAGEM
 A trajetória da avaliação da aprendizagem
 Práticas educativas e pedagógicas da avaliação da
 aprendizagem 
 Concepções da avaliação do ensino e aprendizagem
 Concepção Classifcatória ou Somativa
 Concepção Formativa ou Processual
 Concepção Diagnóstica ou Emancipatória
 A prática da avaliação da aprendizagem no contexto da
 Educação do Campo sob a perspectiva da Pedagogia da
 Alternância e do PROEJA CAPÍTULO III
 AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E PEDAGOGIA DA
 ALTERNÂNCIA: olhar dos sujeitos do PROEJA
 Pedagogia da Alternância: tempos e espaços
 educativos 
 Avaliação da Aprendizagem: descrita pelos sujeitos
 Avaliação da Aprendizagem: perspectivas na visão dos
 estudantes e professores 
 Perspectiva dos estudantes 
 Perspectiva dos professores 
 Pedagogia da Alternância e o Processo Avaliativo:
 relação entre o IFPA e a realidade dos sujeitos do campo 
 CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES 
 PROPOSTA DE AVALIAÇÃO PARA O PROEJA EM
 ALTERNÂNCIA PEDAGÓGICA
 Introdução
 Base flosófca do processo de avaliação do ensino e
 aprendizagem
 Concepção Classifcatória ou Somativa
 Concepção Formativa ou Processual
 Concepção Diagnóstica ou Emancipatória
 A perspectiva da Pedagogia da Alternância: ênfase no
 Tempo Comunidade 
 Possíveis técnicas da avaliação do ensino e
 aprendizagem para o PROEJA 
 - Tempo Escola 
 - Tempo Comunidade 
 - Socialização ou Seminário 
 - Elaboração de Projetos
 - Visitas Técnicas 
 - Prova oral
 CONSIDERAÇÕES FINAIS 
 REFERÊNCIAS
 APÊNDICES
 
