15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$39,11 sem juros | Total R$39,11 | |
2 x de R$19,56 sem juros | Total R$39,11 | |
3 x de R$13,04 sem juros | Total R$39,11 | |
4 x de R$10,12 | Total R$40,47 | |
5 x de R$8,23 | Total R$41,17 | |
6 x de R$6,98 | Total R$41,87 | |
7 x de R$6,08 | Total R$42,58 | |
8 x de R$5,41 | Total R$43,30 | |
9 x de R$4,89 | Total R$44,02 | |
10 x de R$4,48 | Total R$44,76 |
Autores: Francisco Nilton Gomes de Oliveira - Lidiane Bittencourt Barroso - Leila Maria Araújo Santos - Juliane Paprosqui Marchi da Silva (Orgs.) - Nathalie Assunção Minuzi - Josiane Bertoldo Piovesan (Colaboradoras)
Sinopse:
Neste livro, você verá ideias diretamente relacionadas às atividades de ensino e aprendizagem realizadas pelo grupo de pesquisa, mestrandos e docentes vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PPGEPT) no Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM). A pós-graduação stricto sensu pretende proporcionar continuidade à formação científica de profissionais graduados em nível superior provenientes de diversas áreas do conhecimento, capacitando-os para a docência e pesquisa na área da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Enquanto, o grupo de pesquisa objetiva estudar a diversas formas de Metodologias Ativas, suas possibilidades pedagógicas e aplicações na EPT. Os organizadores selecionaram e reuniram artigos que trazem elementos fundamentais dos saberes e fazeres dos autores, na interface da educação superior e profissional. Este livro não tem a pretensão de esgotar as temáticas abordadas, mas sim instigar questionamentos e reflexões no leitor. O produto deste livro não poderia ser outro senão a troca de experiências entre os autores e os sujeitos investigados. Em que se salienta metodologicamente, ora na abordagem qualitativa e em outras quantitativas: estudos de casos, pesquisas bibliográficas, relatos de experiências e narrativas. Por fim, o engajamento de autores e organizadores, nesta produção científica, resultou em contribuição na formação acadêmica profissional de todos os envolvidos, que partilharam em seus textos as fragilidades e os avanços no panorama da educação superior e profissional. Francisco Nilton Gomes de Oliveira foi o grande incentivador deste exemplar. O docente não poupou esforços, em tornar este volume uma realidade, junto com a equipe sintetizou temas que perpassam pelos saberes e fazeres da educação superior e profissional, promovendo a visibilidade do PPGEPT no CTISM.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544423530
DOI:10.24824/978854442353.0
Ano de edição:2018
Número de páginas:162
Formato:16x23
Assunto:
I48
Interfaces da educação superior e prof ssional: saberes e fazeres / organização Francisco
Nilton Gomes de Oliveira ... [et al.]; colaboração Nathalie Assunção Minuzi, Josiane Bertoldo
Piovesan. - 1. ed.
162 p.
Bibliograf a
ISBN 978-85-444-2353-0
DOI 10.24824/978854442353.0
1. Educação - Estudo e ensino (Superior). 2. Professores universitários - Formação.
I. Oliveira, Francisco Nilton Gomes de. (Org.). II. Barroso, Lidiane Bittencourt. (Org.).
III. Santos, Leila Maria Araújo. (Org.). IV. Silva, Juliane Paprosqui Marchi da. (Org.).
V. Minuzi, Nathalie Assunção. (Col.). VI. Piovesan, Josiane Bertoldo. (Col.).
18-48798 CDD: 370.71
CDU: 37.02
Professora Dra. Martha Adaime
APRENDIZAGEM COLABORATIVA NA FORMAÇÃO
DOCENTE: O PIBID/UFSM em foco
Juliane Paprosqui Marchi da Silva
Leila Maria Araújo Santos
PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO:
considerações sobre os parâmetros basilares
Francisco Nilton Gomes de Oliveira
Adriana Moreira da Rocha Veiga
Liliane Gontan Timm Della Méa
Márcia Maria Mont’ Alverne de Barros
RELATO DE EXPERIÊNCIA: estágio de docência e sala
de aula invertida como ferramenta no processo de ensino
Lubia Telma Garcia Wustrow Souza
Juliane Paprosqui Marchi da Silva
Pedro André Pires Machado
CONHECIMENTO HISTÓRICO E ENSINO INTEGRADO NA EJA
Paula Rochele Silveira Becher
Roselene Moreira Gomes Pommer
A APLICAÇÃO DO ENSINO HÍBRIDO NA EDUCAÇÃO
PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA:
potencialidades e difculdades
Alberto Pedro Antonello Neto
Leila Maria Araújo Santos
NEGROS E NEGRAS NA HISTÓRIA DE SANTA MARIA:
relato de experiências pedagógicas a partir de
narrativas (auto) biográfcas
Arnildo Pommer
Roselene Moreira Gomes Pommer
Zípora Rosauro Araújo
AS CONTRIBUIÇÕES DO USO DO FACEBOOK PARA O
DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
Juliana Santos Alves
Leila Maria Araújo Santos
Francisco_Nilton.indd 7 17/05/2018 15:03:31EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA:
contextualizações históricas, políticas e avaliativas
Cássia de Fátima de Souza Militz
Janaína de Arruda Carilo Schmitt
Marcel Santos Jacques
Thanise Beque Ramos
ACESSIBILIDADE FÍSICA NO CONTEXTO UNIVERSITÁRIO:
estudo de caso no campus da UFSM
João Ernesto Teixeira Bohrer
Luciana Vieira
Nathalie Assunção Minuzi
AVALIAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL:
um olhar sobre as CPAs dos institutos federais
do Rio Grande do Sul
Ana Paula de Almeida
Marcos José Andrighetto
Paola Rafaela Pizoni
O IMPACTO DA AVALIAÇÃO PARTICIPATIVA NA
PRÁTICA ESCOLAR
Paulo Sérgio Machado
Valdoir Dutra Lira
Francisco Nilton Gomes de Oliveira