15% OFF | Comprando 3 ou mais |
---|---|
20% OFF | Comprando 4 ou mais |
25% OFF | Comprando 5 ou mais |
Você pode aproveitar esta promoção em qualquer produto da loja.
1 x de R$53,88 sem juros | Total R$53,88 | |
2 x de R$26,94 sem juros | Total R$53,88 | |
3 x de R$17,96 sem juros | Total R$53,88 | |
4 x de R$13,94 | Total R$55,76 | |
5 x de R$11,34 | Total R$56,71 | |
6 x de R$9,61 | Total R$57,68 | |
7 x de R$8,38 | Total R$58,66 | |
8 x de R$7,46 | Total R$59,65 | |
9 x de R$6,74 | Total R$60,65 | |
10 x de R$6,17 | Total R$61,66 |
Autores: Andréia da Silva Quintanilha Sousa - Arlete Maria Monte de Camargo (Orgs)
Sinopse:
Este livro é fruto do XXII Seminário Nacional Universitas/Br intitulado “Expansão da Educação Superior e da educação profissional: tensões e desafios”. O Seminário foi promovido pela Rede Universitas/Br em parceria com o Observatório da Educação CAPES/ UERJ e o Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e aconteceu no período de 21 a 23 de maio de 2014, na UFRN, em Natal. Os textos contidos neste livro espelham o acúmulo da produção científica por essa rede, traduzida em análises e em ações acadêmicas sobre o atual processo de expansão da educação superior brasileira diante da expansão que esse nível educacional vem experimentando de forma acentuada na história da educação brasileira. Os pesquisadores debruçaram-se na composição de um quadro da expansão da educação superior brasileira a partir das bases de dados do Censo da Educação Superior do Inep e, em informações, documentos oficiais e outros dados obtidos em fontes, como Cadastro dos Cursos e Instituições da Educação Superior do Inep, Enade, Pnad/IBGE etc.
Editora:Editora CRV
ISBN:ISBN: 9788544402511
DOI:10.24824/978854440251.1
Ano de edição:2015
Número de páginas:206
Formato:16x23
Assunto:
Interfaces da educação superior no Brasil / organização Andréia da Silva Quintanilha Sousa, Arlete Maria Monte de Camargo.
206 p.
Inclui bibliografia
ISBN 978-85-444-0251-1
1. Ensino superior - Brasil. I. Sousa, Andréia da Silva Quintanilha. II. Camargo, Arlete Maria Monte de.
14-17228
CDD: 370
CDU: 37
29/10/2014 29/10/2014
SUMÁRIO
DÍVIDA PÚBLICA E FINANCIAMENTO DO ENSINO SUPERIOR
E PROFISSIONAL NO PARANÁ ( A )
Luiz Fernando Reis
Queila Franciéle Fabris Bosio
Roberto Antonio Deitos
ORGANIZAÇÃO ACADÊMICA E EXPANSÃO
DA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA NO PERÍODO PÓS-LDB:
um estudo sobre a formação docente em exercício na educação básica
Arlete Maria Monte de Camargo
Débora Regina Almeida da Silva
Lena Leticia do Nascimento Braga
A “ACREDITAÇÃO MERCOSUL” E A AGENDA INTERNA DA POLÍTICA
DE EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA
Gladys Beatriz Barreyro
AVALIAÇÃO E QUALIDADE DA EDUCAÇÃO SUPERIOR SOB A ÓTICA
DA CULTURA DA PERFORMATIVIDADE: uma análise da produção
da Revista Ensaio no período pós-SINAES - /
Maria das Graças Medeiros Tavares
Ana Lydia Vasco de Albuquerque Peixoto
Dávilla Camila da Silva Correia
ANOTAÇÕES PRÉVIAS SOBRE AS SEMELHANÇAS
E AS SINGULARIDADES ENTRE OS MODOS DE RESISTÊNCIA
DOS DOCENTES DIANTE DAS REFORMAS NAS INSTITUIÇÕES
DE ENSINO SUPERIOR DO BRASIL E DE PORTUGAL
Catharina Marinho Meirelles
O TRABALHO DOCENTE NO EAD: o caso do CEDERJ
Deise Mancebo
Andréa Araujo do Vale
Carla Christina Imenes de Morais
Sueli de Fatima Ourique de Avila
Priscila Andreza Meireles
Lidiane Mattos
O PROCESSO DE EXPANSÃO DAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS E OS IMPACTOS NO TRABALHO DOCENTE:
elementos para análise da Universidade Federal do Tocantins
Evelyn Hellen Sousa Costa
Lucelma Silva Braga
Ruan Marcus de Jesus Pinheiro Ferreira
POLÍTICAS PÚBLICAS DE ACESSO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR:
uma análise a partir dos indicadores da realidade
Tereza Christina Mertens Aguiar Veloso
Patrícia Simone Nogueira
Jackeline Nascimento Noronha da Luz
ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA EM MATO GROSSO DO SUL:
expansão e democratização
Carla Busato Zandavalli M Araujo
Thainara Ribas Monteiro
POLÍTICAS DE AÇÃO AFIRMATIVA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR:
relevâncias do perfil socioeconômico de negros cotistas
Ana Luisa Alves Cordeiro
MISSÃO, FINS SOCIAIS E AUTONOMIA DAS UNIVERSIDADES
FEDERAIS NO BRASIL: novas releituras a partir dos documentos institucionais
Suely Ferreira
COMUNICAÇÃO E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO NA FORMAÇÃO
DE EDUCADORES PARA AMPLIAÇÃO DAS PERSPECTIVAS CRÍTICAS DOS SUJEITOS NA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO
DO CAMPO DA UNB
Márcio Ferreira
Mônica Castagna Molina
SOBRE OS AUTORES